Boletim IPPUR/UFRJ nº 25 - 18 de junho de 2020

Boletim nº 25 - 18 de junho de 2020

INTERCÂMBIO
Programa Helmut-Schmidt
O Programa Helmut-Schmidt, criado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), está com inscrições abertas para pós-graduação em políticas públicas e boa governança na Alemanha. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 31 de julho.

PODCAST
"O Futuro Que Queremos", com a Professora Suyá Quintslr
Em comemoração ao dia de hoje - Dia Internacional do Meio Ambiente, está no ar o quarto episódio do Podcast O Futuro Que Queremos , dedicado a reflexões sobre o Meio Ambiente e Justiça Ambiental com a participação da professora do IPPUR, Suyá Quintslr.

PODCAST
"Infodemia", com a Professora Maria Aparecida Abreu
A profª Maria Aparecida Abreu, professora do IPPUR/UFRJ, participou do episódio "Infodemia" do podcast Dínamo. Durante a pandemia do novo coronavírus, a disseminação de conteúdo falso se tornou preocupante a ponto da Organização Mundial da Saúde definir um termo para sua circulação: a infodemia. Se espalham tão rápido quanto o vírus ideias como o uso de pimenta e a exposição ao sol como formas de combater a Covid, ou as frequências de 5G como um fator de disseminação da doença.

LIVE
"Desigualdades e o papel do Estado em tempos de pandemia, com o Professor Kaio Pimentel
O 3º Seminário do GEPD/UFRN será uma atividade de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ocorrerá em seu canal do YouTube no dia 18 de junho (quinta-feira), às 15h.

DIVULGAÇÃO
Pesquisa da UFRJ-IBICT indica que metade dos pedidos de acesso à informação relacionados à Covid-19 são destinados ao Ministério da Cidadania
O uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) no mês de abril, com crises políticas diárias em meio a epidemia e depressão econômica, mostra a descoordenação do governo federal para atender pedidos desesperados dos cidadãos e empresas por informações sobre proteção econômica. Metade dos pedidos relacionados à Covid-19 foi dirigido ao Ministério da Cidadania, que só conseguiu dar acesso a 3% das solicitações de informação.

CHAMADA DE TRABALHOS
Revista de Política e Planejamento Regional (RPPR)
A Revista RPPR convida a submeter trabalhos, produtos de pesquisa científica ou de experiências em diferentes campos de atuação, voltados para as temáticas de política, planejamento e desenvolvimento regional. A revista também publica resenhas de livros recentemente lançados.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ