O Candomblé traz diversos elementos e histórias sobre a população negra e sua origem com o continente Africano. Devemos pensar o Candomblé para além da religião, como um lugar onde podemos implementar a lei 10.639/10 através de símbolos e histórias, possibilitando um trabalho interdisciplinar. Em janeiro de 2003 é sancionada a lei 10.639 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira. Observamos que alguns trabalhos realizados nas escolas ou para além do muro escolar, traz a contação de lendas, danças dos Orixás, a capoeira, etc. Além disso, podemos pensar o terreiro de Candomblé como um lugar privilegiado para a implementação da lei 10.639 e o estudo da cultura afro-brasileira.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) torna pública sua manifestação contrária ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 174/2020, proposto pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em meio à grave crise associada à pandemia vivida pela população. Neste Projeto de Lei, o Poder Executivo Municipal abre espaço para o descumprimento de normas urbanísticas vigentes, permitindo a alteração da legislação de uso e ocupação do solo em troca do pagamento de contrapartidas, sob justificativa da necessidade de arrecadação temporária de recursos para o combate à pandemia de Covid-19 e para efetivar o pagamento de servidores. Tal medida atesta grave desvio de finalidade com relação à competência dos municípios para estabelecer a adequada ocupação do território e a equidade da política urbana.
Entidades manifestam sua indignação e repúdio às manipulações sobre ao cenário do saneamento básico, particularmente dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no País e as formas propostas para superação do desafio da universalização do acesso aos serviços, que constam do material divulgado recentemente em forma de infográficos pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON).
No dia 04/06, às 17:00, acompanhe a live "Política macroeconômica e políticas urbanas no contexto de (pós) pandemia", com a participação de: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (Coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles e Professor do IPPUR/UFRJ); Marcelo Gomes Ribeiro (Coordenador do Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro e Professor do IPPUR/UFRJ); Daniel Negreiros Conceição (Professor do IPPUR/UFRJ); e Kaio Sousa Mascarenhas Pimentel (Professor do IPPUR/UFRJ).
A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-Rio) está organizando um Ciclo de debates sobre Geografias contra-hegemônica. As transmissões ocorrerão no canal do youtube da AGB-Rio. No dia 08/07 (quarta-feira) às 19h haverá o debate "Descolonizando a Geografia: construindo conhecimentos pela vida, por dignidade e por justiça social", com a participação de Carlos Walter Porto-Gonçalves (Geo/UFF), Renato Emerson N. dos Santos (IPPUR/UFRJ), e mediação de Cristiene Ribeiro (AGB-Rio).
Fonte: IPPUR/UFRJ