Boletim IPPUR/UFRJ nº 23 - 04 de junho de 2020
04/06/2020

Boletim nº 23 - 04 de junho de 2020

OPINIÃO
Candomblé: um caminho para a diversidade e a valorização da cultura afrobrasileira na educação

O Candomblé traz diversos elementos e histórias sobre a população negra e sua origem com o continente Africano. Devemos pensar o Candomblé para além da religião, como um lugar onde podemos implementar a lei 10.639/10 através de símbolos e histórias, possibilitando um trabalho interdisciplinar. Em janeiro de 2003 é sancionada a lei 10.639 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira. Observamos que alguns trabalhos realizados nas escolas ou para além do muro escolar, traz a contação de lendas, danças dos Orixás, a capoeira, etc. Além disso, podemos pensar o terreiro de Candomblé como um lugar privilegiado para a implementação da lei 10.639 e o estudo da cultura afro-brasileira.

NOTA IPPUR
Nota de repúdio ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 174/2020 em tramitação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) torna pública sua manifestação contrária ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 174/2020, proposto pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, em meio à grave crise associada à pandemia vivida pela população. Neste Projeto de Lei, o Poder Executivo Municipal abre espaço para o descumprimento de normas urbanísticas vigentes, permitindo a alteração da legislação de uso e ocupação do solo em troca do pagamento de contrapartidas, sob justificativa da necessidade de arrecadação temporária de recursos para o combate à pandemia de Covid-19 e para efetivar o pagamento de servidores. Tal medida atesta grave desvio de finalidade com relação à competência dos municípios para estabelecer a adequada ocupação do território e a equidade da política urbana.

MANIFESTO
Defender os serviços públicos: pela garantia do acesso à água e ao esgotamento sanitário para toda a população

Entidades manifestam sua indignação e repúdio às manipulações sobre ao cenário do saneamento básico, particularmente dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no País e as formas propostas para superação do desafio da universalização do acesso aos serviços, que constam do material divulgado recentemente em forma de infográficos pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON).

LIVE - OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
Política macroeconômica e políticas urbanas no contexto de (pós) pandemia

No dia 04/06, às 17:00, acompanhe a live "Política macroeconômica e políticas urbanas no contexto de (pós) pandemia", com a participação de: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (Coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles e Professor do IPPUR/UFRJ); Marcelo Gomes Ribeiro (Coordenador do Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro e Professor do IPPUR/UFRJ); Daniel Negreiros Conceição (Professor do IPPUR/UFRJ); e Kaio Sousa Mascarenhas Pimentel (Professor do IPPUR/UFRJ).

AGB CONVIDA
Ciclo de debates sobre Geografias contra-hegemônicas

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB-Rio) está organizando um Ciclo de debates sobre Geografias contra-hegemônica. As transmissões ocorrerão no canal do youtube da AGB-Rio. No dia 08/07 (quarta-feira) às 19h haverá o debate "Descolonizando a Geografia: construindo conhecimentos pela vida, por dignidade e por justiça social", com a participação de Carlos Walter Porto-Gonçalves (Geo/UFF), Renato Emerson N. dos Santos (IPPUR/UFRJ), e mediação de Cristiene Ribeiro (AGB-Rio).

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ