Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (Publicados de 02/06/2020 a 05/06/2020)
02/06/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Coppe debate “Necessidade de União Nacional pela Democracia”

Gilmar Mendes, Flávio Dino e Felipe Santa Cruz participam do Fórum Virtual O Brasil após a pandemia, sobre o tema “Necessidade de União Nacional pela Democracia”. O debate será mediado pelo professor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, e o público poderá participar com perguntas que serão encaminhadas aos debatedores.

Fonte da notícia: Facebook COPPE/UFRJ(Adaptada)

Link

Clique aqui para ler a nota 'Coppe debate “Necessidade de União Nacional pela Democracia”', publicada no site FAPERJ, que fala sobre esse assunto

05/06/2020
Próximo webinário da ABC discute ensaios clínicos em andamento contra a Covid-19

A próxima edição dos seminários online da Academia Brasileira de Ciências (ABC) apresentará os principais resultados de ensaios clínicos brasileiros que avaliaram terapias para Covid-19, como cloroquina e corticoides; discutirá os desafios enfrentados na realização desses estudos, conduzidos em plena pandemia; e sobre como é feito o tratamento atual dos pacientes acometidos pela forma grave de infecção por SARS-CoV-2 em UTIs. Os convidados desta edição são a médica Patricia Rocco, professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde chefia o Laboratório de Investigação Pulmonar; e o médico Matheus Moraes Mourão, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês (Unidade Brasília IV). Especializado em Cardiologia e em Terapia intensiva pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), ele vai abordar o manejo dos pacientes críticos em UTIs. Também será palestrante o infectologista Marcus Lacerda, coordenador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado e pesquisador do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz-Amazonas), onde coordena três ensaios clínicos para avaliar tratamentos para Covid-19.

Fonte da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

Os Webinários da ABC são realizados sempre às terças-feiras e a próxima edição, excepcionalmente, iniciará às 17h.

05/06/2020
Série chamada “Desinformação, descomunicação e transformação do território”,

Na série chamada “A live irá discutir o fenômeno da desinformação e a sua relação com processos de transformação do território. Para tanto, serão abordadas questões relativas à centralização no processo de manipulação da informação, ao papel do whatsapp como espaço de infodemia em tempos da Covid-19, mas também como ferramenta de levantamento de dados sociais de utilidade pública no território.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Acontece no IFCS

Link

Onde assistir: YouTube

08/06/2020 Horário: 17:00-18:30h

05/06/2020
Lives - referentes ao projeto de extensão "Políticas Públicas e Segurança Pública em Debate'' - dos grupos de pesquisas vinculados ao Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF)

O projeto terá duração de 15 semanas, entre 10 de junho e 16 de setembro, com lives no YouTube ocorrendo às quartas-feiras, das 17h às 19h. As lives estarão disponíveis para o grande público.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

-------------------- 05/06/2020
Sessão virtual do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG/UFRJ) do dia 05/06/2020

Acontece, neste momento, a sessão virtual do Conselho de Ensino para Graduados (CEPG/UFRJ) . Acompanhe ao vivo clicando no link ao lado

Link

-------------------- 05/06/2020
O Museu Nacional/UFRJ está comemorando 202 anos e preparou uma programação especial, entre os dias 5 e 14 de junho, composta de webinários, lives e vídeos educativos e interativos

Os encontros serão realizados nos perfis do museu no Instagram (@museunacional1818) e no YouTube. Hoje, dia 5/6, acontece o Webinário - "Museu Nacional 202 Anos: [re] construindo horizontes". Às 11 horas, haverá a Apresentação do projeto Museu Nacional Vive, com a participação de Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ; Marlova Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil; Hugo Barreto, Presidente da Fundação Vale e Alexander Kellner, Diretor do Museu Nacional. Às 16 horas, participam do Acervos e exposições: perspectivas para um novo museu Thaís Mayumi, Museóloga do Museu Nacional; Marcelo Araújo, representante da Sociedade Civil no Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive e Alexander Kellner. No sábado, 6/6, às 11 horas, no instagram @projetocoralvivo haverá Live sobre "Investimento em Conservação de Recifes de Coral em um Mundo em Transformação", com participação de Flávia Guebert, coordenadora geral do Projeto Coral Vivo, e de Olinta Cardoso, gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras. Na ocasião, será lançado o catálogo comemorativo pelos dois anos de inauguração da exposição "Expedição Coral: 1865-2018". A segunda Live, marcada para 12/6, as 11 horas, no instagram do Museu @museunacional1818, o tema será "Biodiversidade e os Museus de História Natural", com a participação de Cristiana Serejo, vice-diretora do Museu Nacional e de Blanca Huertas, entomóloga do Museu de História Natural de Londres. De 6 a 14 de junho, também pelo instagram do Museu Nacional, serão apresentados vídeos produzidos por técnicos, alunos e docentes da instituição. Entre os temas, microalgas, jardins para atrair polinizadores, as mulheres das ciências, geologia, herbário, biodiversidade, dinossauros, o povo Tikuna e muitos outros. Ao longo da semana serão promovidas atividades interativas e educativas que promovam a aproximação do público com a ciência.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada) - http://www.faperj.br/?id=3992.2.8

-------------------- Link 05/06/2020
Narrativas de educadores em tempos de pandemia

Mesa-redonda 2 do Programa de Pós-graduação em Ensino de Química-PEQUI que será realizada nesta sexta-feira, dia 05 de junho, de 16 às 18h, com a temática Narrativas de educadores em tempos de pandemia: Meio ambiente em tempos de pandemia.

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Fonte da notícia: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Acesso ao evento pela plataforma CISCO WEBEX 04/06/2020
Museu Nacional − 202 Anos: [Re]construindo Horizontes

Para participar, acesse o canal do Museu Nacional/UFRJ no Youtube:

https://youtube.com/museunacionalUFRJoficial

Fonte da imagem: Facebook UFRJ

Fonte da notícia: Facebook UFRJ (Adaptada)

Link

-------------------- 04/06/2020
Palestras do Programa de Pós-graduação em Medicina (Cardiologia) da Faculdade de Medicina/UFRJ

Ambas as palestras ocorrerão hoje, por meio da Plataforma Google Meet (link ao lado), sendo a primeira às 10h30min e a segunda às 14h.

Fonte da notícia: Secretária de Pós-graduação do ICES/UFRJ (Adaptada)

Fonte das imagens: Secretária de Pós-graduação do ICES/UFRJ

Link

-------------------- 04/06/2020
VIII Seminário Internacional Direito e Cinema: Emergência 2

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

-------------------- 03/06/2020
Conversa com pesquisadores

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho, o Espaço Ciência Viva preparou uma Live para discutir a pandemia do novo coronavírus sob um ponto de vista ambiental e analisarmos as perspectivas futuras para a humanidade.

Os convidados debaterão de que forma as relações entre ser humano e meio ambiente contribuíram para o desenvolvimento do vírus Sars-Cov-2 e de suas consequências mundiais. Afinal, vírus e seres humanos fazem parte da Natureza e estamos todos juntos no mesmo planeta.

Nosso bate-papo será no dia 5 de junho, às 15 horas, com moderação da Prof. Gabriela Bevilacqua e da Profa. Tânia Goldbach. O Espaço Ciência Viva estará te esperando no seu canal do Youtube e em seu Facebook!

OBS: Caso queira receber certificado de participação no evento, se inscreva previamente no link que está em site do Espaço Ciência Viva!

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Site Eventos UFRJ

Link

Clique aqui para ler a nota 'Live do Espaço Ciência Viva discute pandemia do ponto de vista ambiental', publicada no site FAPERJ, que fala sobre esse assunto 04/06/2020 (Atualizada em 05/06/2020)
Sessões de webinar do mês de junho - @TOEFLiBTwebinars

No link ao lado, a ETS disponibiliza todas as sessões de webinars do mês de junho, onde irá tratar de assuntos específicos do exame, bem como formato do teste, disponibilidade de vagas, equipamento necessário para realização da prova remota, critérios de avaliações, bem como informações sobre material preparatório oficial e gratuito.

Oportunidades para conhecer mais sobre o TOEFL iBT e sobre a modalidade remota que está disponível desde o dia 02 de abril no Brasil, em vista do fechamento temporário dos centros aplicadores físicos.

A ETS enfatiza que os webinars disponíveis no link acima são direcionadas ao TOEFL iBT e sua versão remota. Caso haja interesse em um webinar sobre a versão home do GRE General Test, pede que os contate para que possam agendá-lo juntamente ao departamento interessado.

Fonte: ETS Global Consultant (Adaptada)

Link

---------------- 03/06/2020
Teias da Inovação traz debates on-line

O Teias da Inovação, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) retornam com eventos gratuitos e traz debates on-line para incentivar o empreendedorismo na quinta- feira (4/6) das 16h às 17h30, com o tema "Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros".

Os debates focados em ciência, inovação e tecnologia terão abrangência nacional e contarão com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Dário Thober, presidente da Von Braun Labs, Delair Bolis, presidente da Merck MSD Animal Health, Cláudio Nascimento, conselheiro do Porto Digital e Marcelo Knobel, reitor da Unicamp.

Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)

Fonte da imagem: Site CNPq

Link

---------------- 02/06/2020
Fake news e propaganda em tempos de Cólera

Fonte da imagem: Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

A live acontecerá no dia 03/06/20, às 16h, no instagram @ifcs.ufrj 02/06/2020
Série chamada “Minha pesquisa em 40 minutos”,

Na série chamada “Minha pesquisa em 40 minutos”, estudantes de pós-graduação do IFCS/UFRJ estão convidados a apresentar, numa linguagem simples e acessível, sua pesquisa, seus resultados e, claro, um pouquinho da sua trajetória acadêmica.

Acompanhe quais serão as próximas lives nas mídias do IFCS/UFRJ.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da imagem: Acontece no IFCS

Link

---------------------- 02/06/2020
Live - Ciclo de Ações do Complexo de Formação de Professores-UFRJ em Tempos Inéditos

O CFP/UFRJ receberá o professor Roberto Leher (UFRJ) e a professora Iris Verena Oliveira (UNEB) para uma conversa sobre as questões ligadas à educação e formação de professores. Em seguida, abrirá um espaço de debate para aprofundar essas e outras questões em sua página do Facebook.

Fonte da notícia e da imagem: CFP/UFRJ (Adaptada)

Link

O evento acontecerá no próximo dia 04/06, às 17h, no nosso canal do Youtube dentro eixo: "Mundos (im)possíveis: reflexões sobre o nosso presente" 02/06/2020
Acontece, neste momento, a sessão virtual extraordinária do Conselho Universitário (Consuni)

Acontece, neste momento, a sessão virtual extraordinária do Conselho Universitário (Consuni).

Acompanhe ao vivo pelo canal oficial da UFRJ no YouTube: https://bit.ly/2Mpqh9H

Fonte da notícia e da imagem: Facebook UFRJ

Link

---------------------- 02/06/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/