Reitores da UFRJ e Uerj fazem live sobre ciência e pós-pandemia
01/06/2020

Na quinta-feira, 28/5, o Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (Caco), da Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu uma conversa, em formato de live, com o tema Universidade: Resistência Científica e Amanhã Pós-pandemia, com a reitora da UFRJ, Denise Carvalho, e o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi..

O debate foi mediado por Júlia García, integrante do Caco, e transmitido pelo canal do Youtube. O público pôde interagir enviando perguntas aos reitores, que, durante cerca de uma hora e meia, falaram sobre o papel da universidade pública e os ataques à ciência. Eles comentaram a situação que o país atravessa e destacaram que, se aqueles que implementam as políticas públicas no Brasil seguissem rigorosamente as recomendações dos cientistas, os efeitos da pandemia seriam menores.

Medidas de combate ao coronavírus desenvolvidas por instituições públicas brasileiras, como a fabricação de álcool em gel, construção de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e respiradores, também foram enfatizadas.

Denise e Ricardo citaram um fenômeno que ganha força com a disseminação do novo coronavírus: a infodemia. A palavra refere-se a um excesso de informações ligadas, nesse caso, à pandemia de COVID-19, sendo algumas verídicas e outras de origem duvidosa. A infodemia, ou desinformação, foi apontada pelos reitores como consequência da falta de credibilidade nas universidades por parte das camadas conservadoras da sociedade.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a nota na íntegra