O professor do IPPUR, Helion Povoa Neto, participou da live sobre questão migratória e controle de fronteiras globais no canal Youtube do Núcleo de Pesquisa sobre Espaço, Política e Emancipação Social (NEPES) da Universidade Federal do Oeste do Pará.
A professora Maria Aparecida Abreu, professora do IPPUR/UFRJ, participou do episódio "Impedimento" do podcast Dínamo. O podcast propõe uma reflexão política e debate de conjuntura sobre as probabilidades do Executivo.
O Planejamento Territorial é um campo profissional que se complexificou ao longo dos séculos 20 e 21, exigindo daqueles que nele atuam uma ampla base de conhecimento. Apesar disso, institucionalmente, no Brasil, essa atuação permaneceu legalmente restrita a arquitetos e em alguns casos, engenheiros civis ou economistas, fato que implica e é implicado pela formação acadêmica.
O Parangolé da Cultura na Universidade deste ano será realizado em cooperação com as unidades do CCJE, no eixo de integração. O primeiro traz o tema da Cultura e da saúde. O que nos vincula a conjuntura atual e nos exige responsabilidade de ver como as ações culturais atravessam o tema da saúde ou vice-versa. A ideia é pensar de forma pluri-epistêmica o conceito de saúde como algo mais largo que o significado de doença. Nesse aspecto, várias comunidades respondem de forma diferente ao que seja um e o outro.
Você faz parte da comunidade universitária e está precisando de apoio psicossocial? Neste momento de pandemia, a UFRJ conta com dois programas específicos para auxiliar o seu corpo social. A Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), vinculada à PR-4, criou um programa de atendimento voltado para todos os trabalhadores da instituição, tanto para os que precisam trabalhar remotamente quanto para aqueles que trabalham nas unidades de saúde da Universidade.
A primeira live do Ciclo de Debates IPPUR, ocorrida no dia 25/05/2020, abordou a temática "Mineração e territórios em tempos de Covid-19", com a participação Thiago Ferreira, doutorando no IPPUR/UFRJ e funcionário da Petrobras na área de Responsabilidade Social da empresa, e Francine Damasceno Pinheiro, advogada popular atuante nos direitos humanos e pesquisadora pós-doutoranda do IPPUR/UFRJ.
Fonte: IPPUR/UFRJ