Consuni se reúne remotamente pela primeira vez na história
18/05/2020

Pela primeira vez na história da UFRJ, o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da instituição, se reuniu remotamente. Realizada na última quinta-feira (14/5) pela plataforma Webex, a sessão ordinária teve o objetivo de apresentar ações e perspectivas no enfrentamento da COVID-19 no contexto da maior universidade federal do país. O Conselho de Extensão Universitária (CEU) já havia se reunido online, no dia 23/3, para pensar iniciativas para a comunidade externa face à pandemia.

Nessa sessão do Consuni, a Professora Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2/UFRJ), ressaltou a manifestação de repúdio à iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em concentrar bolsas para cursos com conceitos seis e sete, em detrimento dos cursos três e quatro, além da segregação das Ciências Humanas e frisou, ainda, que fez pedido à CAPES para concessão de bolsas para pesquisas voltadas para a COVID-19. “O pedido da PR-2 foi atendido quase que em sua totalidade, contemplando com um total de 24 bolsas, sendo 13 de mestrado e 11 de doutorado, que beneficiarão 10 programas de pós-graduação”, afirmou. A pró-reitora destacou também que, no âmbito do CEPG foi formado um grupo de trabalho emergencial para discussão de pontos críticos na pós-graduação e pesquisa, como, por exemplo, a defesa de dissertações e teses.

Clique aqui para mais informações

Fonte da notícia: Site UFRJ (Adaptada)