A batalha contra o coronavírus
13/05/2020

A PR-2/UFRJ agradece a todos os envolvidos nessa batalha.

Todos os dias homens e mulheres reúnem suas forças e vestem máscaras, aventais, luvas, óculos e toucas de proteção para enfrentar uma inimiga que causa devastação, medo e sofrimento pelo mundo: a COVID-19. Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, maqueiros, profissionais de limpeza, assistentes sociais, fisioterapeutas, voluntários e outros heróis trabalham, no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro,em diversas atividades de atendimento e suporte a equipe de saúde aos infectados pelo coronavírus.

Cecília Izidoro é uma das profissionais envolvidas nos cuidados contra a doença. Enfermeira e Diretora Acadêmica Adjunta da Divisão de Enfermagem no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), elavem trabalhando no esforço coletivo para treinar e acolher aqueles que fazem parte da área da saúde na Universidade.Terezinha Castiñeiras é professora da Faculdade de Medicina e coordena os testes feitos pela UFRJ.

Outra frente de trabalho que envolve a comunidade universitária é a testagem de profissionais da área realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Gratidão também é o reconhecimento que Carla Luzia Araújo, diretora e professora da Eean, vem recebendo no momento. À frente do projeto de voluntariado, Araújo intermedeia a demanda das unidades envolvidas em ações contra a COVID-19 e os quase 2 mil voluntários que já se inscreveram. Entre os que se dispuseram a enfrentar o vírus junto aos profissionais da Universidade, estão estudantes de diversos cursos, docentes, técnicos-administrativos de outras áreas, além de pessoas sem vínculo com a UFRJ.

“Atualmente temos voluntários atuando na Maternidade Escola, na testagem para a COVID-19 no CCS, na distribuição de quentinhas, produção de álcool 70%, na parte de tecnologia da informação e produção de máscaras e protetores faciais em impressoras 3D, na confecção de máscaras de pano e na atuação de treinamento de pessoal da área de saúde no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira e HU”, conta.

Esses voluntários vêm das mais diversas áreas, como belas-artes, comunicação, letras, engenharia, segurança do trabalho, história. O que todos têm em comum é a vontade de apoiar os profissionais de saúde que, todos os dias, lutam para salvar vidas e, muitas vezes, sofrem preconceito pelo risco de contaminação.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Para sabe mais acessem: https://ufrj.br/noticia/2020/05/13/batalha-contra-o-coronavirus