Corpos que Falam: um lugar para as vozes de estudantes de pós-graduação em quarentena (projeto resultante de parceria entre pesquisadores, alunas e alunos de pós-graduação do MN/UFRJ e da COC/Fiocruz)
12/05/2020

O propósito do projeto 'Corpos que Falam: um lugar para as vozes de estudantes de pós-graduação em quarentena' é a criação de um espaço virtual para acolher contribuições de alunos do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional (PPGAS/MN) e do Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fiocruz (PGHCS/Fiocruz) que expressem suas (sobre)vivências nesse longo período da quarentena impelida pela pandemia Covid-19.

O projeto propõe tornar a experiência de trabalho e de vida discente durante a pandemia em escutas sobre os desafios da pesquisa, pensando as diversas situações de vulnerabilidade sejam próprias ou com interlocutores, e das experiências nas mais diversas localidades. Em textos curtos, livres do estilo e das amarras acadêmicas. Essas expressões oferecem perspectivas variadas de corpos, que sofrem, resistem ou conseguem alívio e sorriso – se condensam em vozes que se transformam em palavras escritas. E todos podem ouvir e sentir outros, onde eles estejam, próximos ou distantes, até muito distantes.

Trata-se de uma iniciativa do Nupeli (Núcleo de Pesquisas Linguísticas) e do LAH (Laboratório de Antropologia e História), ambos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Saiba mais em: https://corposquefalam.weebly.com

Fontes: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social Museu Nacional /UFRJ e site desse projeto (Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra notícia 'A vida durante a pandemia' publicada no site UFRJ sobre esse assunto

Atualizada em 30/06/2020