Coppetec recebe doação para mão de obra emergencial para o HUCFF
08/05/2020

O Fundo Coppetec de Apoio aos Hospitais da UFRJ recebeu doação de R$ 470 mil do Movimento União Rio, gerido pelo Instituto da Criança, para a contratação de mão de obra técnica temporária. A iniciativa vai suprir a carência de profissionais no combate à COVID-19.

O valor doado também financiará bolsas para o projeto de extensão Comunicação Família Paciente. Os 15 alunos dos dois últimos anos do curso de Medicina da UFRJ que estão trabalhando, voluntariamente, desde 15/4, quando iniciou o projeto, passarão a receber bolsas. Conduzido pela diretora do Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea/UFRJ), Marisa Palácios, o projeto é uma parceria do Núcleo com outras unidades da UFRJ: Faculdade de Medicina (FM), Complexo Hospitalar (CH) e Instituto de Estudos e Saúde Coletiva (Iesc). O objetivo é apoiar as famílias dos pacientes das vítimas de COVID-19 que não podem acompanhar de perto o tratamento dos seus parentes.

Os estudantes também apoiam às famílias ouvindo suas necessidades como, por exemplo, atendimento psicológico. Para atender a esse tipo de demanda, contam com o apoio do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do HUCFF. O projeto promove, ainda, eventos semanais em que profissionais de outras instituições fomentam discussões sobre virologia clínica, protocolos de priorização no atendimento e cuidados paliativos.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada) Para mais informações, acessem https://ufrj.br/noticia/2020/05/07/coppetec-recebe-doacao-para-mao-de-obra-emergencial-para-o-hucff