Boletim IPPUR/UFRJ nº 19 - 7 de maio de 2020
07/05/2020

Boletim nº 19 - 7 de maio de 2020

INSTITUIÇÕES PROPÕEM DIRETRIZES
O combate à pandemia Covid-19 nas periferias urbanas, favelas, e junto aos grupos sociais vulneráveis: proposta imediatas e estratégias de ação na perspectiva do direito à cidade e da justiça sociais

Diante da pandemia do Covid-19, o Brasil e o mundo passam por uma gravíssima crise sanitária, econômica, política e social, com brutal piora nas condições de vida do povo, sobretudo dos mais pobres. Nesse contexto, o governo Bolsonaro mostra grande incompetência para coordenar as ações imediatas e urgentes de enfrentamento da pandemia, tanto do ponto de vista do impacto imediato sobre a saúde da população quanto no médio prazo, ao não investir nas garantias mínimas da subsistência do povo diante da recessão econômica que se anuncia.

UTILIDADE PÚBLICA
Canal do Youtube do Observatório das Metrópoles

O Observatório das Metrópoles, uma rede de 600 pesquisadores espalhada pelo Brasil e existindo há 20 anos, criou um canal no YouTube para promover uma troca de informações sobre a difusão da Covid-19 nas metrópoles.

COVID-19 E O ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA
Observatório de Gestão Pública da Informação (OBGI)

O Observatório de Gestão pública da Informação (Obgi), criado em 2009, é uma plataforma de ensino e pesquisa, desenvolvida e utilizada por alunos e professores dos cursos de graduação em Administração, Biblioteconomia, Economia e Gestão Pública da UFRJ e da pós-graduação em Ciência da Informação UFRJ/IBICT. E, em meio a uma crise de escala global decorrente da pandemia do novo coronavírus, dá destaque ao papel da transparência e do acesso à informação para o controle social das ações que têm sido tomadas pelas diferentes esferas de governo.

REFLEXÕES
Ouvidoria UFRJ

Ouvir e escutar as pessoas sempre nos sensibiliza e nos transforma. Nesses tempos de inquietudes e incertezas, pensamos na experiência que temos tido na Ouvidoria da UFRJ: A experiência de cuidar da convivência, ouvindo melhor e valorizando a diversidade. Esse tem sido o caminho da Ouvidoria. Queremos compartilhar um pouco dessa experiência. Queremos, com essa apresentação, colaborar para o fortalecimento das relações continuadas, em tempo de coronavírus!

DOE PARA UMA CAUSA
Apoie ao menos uma campanha

Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Agência IPPUR selecionou uma lista de contribuições.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ