Diante da pandemia do Covid-19, o Brasil e o mundo passam por uma gravíssima crise sanitária, econômica, política e social, com brutal piora nas condições de vida do povo, sobretudo dos mais pobres. Nesse contexto, o governo Bolsonaro mostra grande incompetência para coordenar as ações imediatas e urgentes de enfrentamento da pandemia, tanto do ponto de vista do impacto imediato sobre a saúde da população quanto no médio prazo, ao não investir nas garantias mínimas da subsistência do povo diante da recessão econômica que se anuncia.
O Observatório das Metrópoles, uma rede de 600 pesquisadores espalhada pelo Brasil e existindo há 20 anos, criou um canal no YouTube para promover uma troca de informações sobre a difusão da Covid-19 nas metrópoles.
O Observatório de Gestão pública da Informação (Obgi), criado em 2009, é uma plataforma de ensino e pesquisa, desenvolvida e utilizada por alunos e professores dos cursos de graduação em Administração, Biblioteconomia, Economia e Gestão Pública da UFRJ e da pós-graduação em Ciência da Informação UFRJ/IBICT. E, em meio a uma crise de escala global decorrente da pandemia do novo coronavírus, dá destaque ao papel da transparência e do acesso à informação para o controle social das ações que têm sido tomadas pelas diferentes esferas de governo.
Ouvir e escutar as pessoas sempre nos sensibiliza e nos transforma. Nesses tempos de inquietudes e incertezas, pensamos na experiência que temos tido na Ouvidoria da UFRJ: A experiência de cuidar da convivência, ouvindo melhor e valorizando a diversidade. Esse tem sido o caminho da Ouvidoria. Queremos compartilhar um pouco dessa experiência. Queremos, com essa apresentação, colaborar para o fortalecimento das relações continuadas, em tempo de coronavírus!
Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Agência IPPUR selecionou uma lista de contribuições.
Fonte: IPPUR/UFRJ