Primeiro passo para investimento de R$ 5 milhões em ventiladores
05/05/2020

Na última quinta-feira, 30/4, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei (PL) 2.477/20. É o primeiro passo para que os recursos do Fundo Especial da Alerj possam ser usados para custear projetos de centros de pesquisas tecnológicas, como o do Ventilador de Exceção para COVID-19 – UFRJ (VExCo), desenvolvido por pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), para o qual a Alerj pretende destinar R$ 5 milhões.

Segundo a Alerj, o PL, que altera a Lei Estadual de 2011, será encaminhado para sanção do governador Wilson Witzel.

O valor será utilizado na compra das peças para a produção de mil unidades do VExCo, cujo valor unitário, de aproximadamente R$ 5 mil, é cerca de 90% mais barato que os ventiladores convencionais disponíveis no mercado, que custam cerca de R$ 50 mil. O objetivo é acelerar o atendimento às demandas hospitalares por esse equipamento, fundamental para o tratamento de pacientes graves com COVID-19.

Os testes in vitro do ventilador de exceção foram concluídos com sucesso por pesquisadores da Coppe e os resultados foram submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obtenção do parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para que o equipamento possa ser testado em pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ).

“O ventilador que desenvolvemos é um recurso simples e seguro, porém emergencial, que deve ser utilizado somente quando não houver um equipamento padrão disponível, como já acontece em outros países. Os ventiladores não serão comercializados, mas distribuídos para os hospitais e posteriormente doados ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Jurandir Nadal, pesquisador da Coppe e coordenador do projeto.

De acordo com Denise Carvalho, reitora da UFRJ, os pacientes do HUCFF estarão entre os que usarão os respiradores projetados pela Coppe. Ela destaca que, no combate ao coronavírus, a Universidade já produziu 35 mil litros de álcool 70%, realiza testes sorológicos junto à Fiocruz, projetou máscaras em 3D e está com um corpo de pesquisadores realizando um trabalho multidisciplinar.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Para mais informações, acessem https://ufrj.br/noticia/2020/05/04/primeiro-passo-para-investimento-de-r-5-milhoes-em-ventiladores