Ações apoiam profissionais e familiares de pacientes com COVID-19
29/04/2020

Foto: Raphael Pizzinho (Coordcom/UFRJ)

Para dar apoio aos profissionais de saúde da UFRJ e trazer um pouco de conforto a familiares de pacientes vítimas da COVID-19 internados nas unidades hospitalares da instituição, o Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da UFRJ (Nubea/CCS) criou dois projetos de extensão: Comunicação de Família com Paciente no Contexto de Pandemia de COVID-19 e Central de Apoio à Saúde Mental dos Trabalhadores em Saúde da UFRJ (Ceats).

O primeiro projeto, coordenado pela professora Marisa Palacios, dedica-se à comunicação com familiares dos pacientes suspeitos e confirmados da doença. A iniciativa inclui um contato diário para que os familiares possam suprir as necessidades de informações sobre a evolução do paciente. Estudantes do internato da Faculdade de Medicina da UFRJ farão a ponte entre as unidades hospitalares e os familiares. Para isso, os alunos contarão com supervisão e auxílio dos médicos dos hospitais.

A Ceats, coordenada pela professora Maria Claudia Vater, surgiu da necessidade de dar suporte psicossocial a todos os profissionais que trabalham nos ambientes da UFRJ envolvidos no enfrentamento do novo coronavírus. Além dos profissionais que estão na linha de frente, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e maqueiros, também entram no escopo colaboradores que atuam nesses espaços da Universidade, como, por exemplo, os das áreas de limpeza, segurança e manutenção da Universidade.

Os atendimentos virtuais são realizados por médicos e psicólogos da área da saúde mental e ocorrem confidencialmente e em ambiente de sigilo. A Central também conta com o apoio voluntário de profissionais de diversas áreas, como Medicina, Psicologia, Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Enfermagem, Filosofia, Bioética, Engenharia e Tecnologia da Informação.

Os atendimentos devem ser agendados por meio de um formulário, na página do NUBEA

Clique aqui para acessar na íntegra.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)