UFRJ promove arte e cultura pela internet
29/04/2020

Foto: Raphael Pizzino - Coordcom/UFRJ

O Navega UFRJ, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), e Janelas Abertas, do Núcleo Experimental de Performances (NEP/ECO), são dois dos projetos criados pela UFRJ que buscam discutir o lugar da arte e da cultura durante a crise causada pelo novo coronavírus e realizam debates entre a Universidade e produtores culturais pelas mídias sociais, incentivando, também, doações para o Complexo Hospitalar.

O Navega UFRJ estreou na terça-feira (28/4), durante o debate, os convidados discutiram possíveis estratégias para que a cultura, um dos setores mais afetados pelo isolamento social, possa se reinventar e continuar acontecendo. Segundo Schneider,o momento é de coletividade, mobilização comunitária e organização de base, para que os produtores possam ocupar instâncias governamentais e atuar diretamente na produção de políticas públicas para as artes. “A Universidade precisa funcionar como estrutura e espaço de reverberação da cultura. Esse legado vai permitir que saiamos com outro olhar desta situação difícil”, enfatizou.

Já o Janelas Abertas acontecerá toda quarta-feira, estreando em 29/4, no canal do NEP no YouTube e traz como entrevistados Leda Martins, dramaturga e ensaísta, e Márcio Abreu, dramaturgo e diretor. Os convidados debaterão o papel do teatro e da cultura em momentos de crise.

Acompanhe o site do FCC para saber mais sobre as próximas edições dos projetos.

Clique aqui para acessar na íntegra.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)