Conheça a força-tarefa da UFRJ no combate ao coronavírus
29/04/2020

“Incansável e mais forte a cada geração.” No ano do centenário, o último verso do hino da Universidade Federal do Rio de Janeiro faz coro com sua prática neste momento. É que pesquisadores, técnicos-administrativos e alunos da UFRJ juntaram garra, ciência e tecnologia para a construção de uma verdadeira força-tarefa de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, instituído em fevereiro pela Reitoria da UFRJ, subdividiu-se em 25 frentes de atuação. Com reuniões diárias, inclusive aos fins de semana, o GT é liderado por Roberto Medronho, professor titular da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ). A grande equipe se propõe a combinar discussões e soluções que possam ser aplicadas pela maior universidade federal do país.

A reitora da UFRJ, Denise Carvalho, acredita no protagonismo da instituição: “Quis o destino que, neste ano do centenário, pudéssemos reafirmar o nosso compromisso com a sociedade brasileira, não somente através da formação de pessoal altamente qualificado, mas também da nossa produção científica de qualidade e da assistência aos pacientes em nossas nove unidades de saúde”.

“A UFRJ se preparou bastante para o enfrentamento da COVID-19. Desde fevereiro, emitimos o primeiro boletim técnico, elaborado por um grupo de especialistas da Universidade, e nos preparamos com testes moleculares devidamente padronizados nos nossos laboratórios de virologia. Hoje, a UFRJ tem cepas do coronavírus sendo cultivadas para estudos e, quem sabe, a produção de vacinas no futuro próximo”, pontua Denise.

“Queremos, unidos, ajudar o Brasil a salvar vidas. É esse o compromisso da UFRJ e das demais instituições de ensino superior do país. Atuaremos para que a sociedade brasileira possa ter um número menor de mortes do que o previsto. Vamos seguir com seriedade pelo enfrentamento desta crise”, complementa a reitora.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Para mais informações e para conhecer as frentes de atuação da força-tarefa da UFRJ, acessem https://ufrj.br/noticia/2020/04/28/conheca-forca-tarefa-da-ufrj-no-combate-ao-coronavirus