Boletim IPPUR nº 17 - 23 de abril de 2020
24/04/2020

Boletim nº 17 - 23 de abril de 2020

LIVRO
A cruel pedagogia do vírus
Por Boaventura de Souza Santos

Boaventura de Souza Santos traz reflexões sobre o impacto do distanciamento social nos grupos sociais mais vulneráveis. O ensaio faz parte da série Pandemia Capital, organizada pela editora Boitempo, que conta com as contribuições de intelectuais e ativistas em tempos de COVID-19.

UTILIDADE PÚBLICA
Biblioteca Calas em acesso aberto: afrontar las crisis desde América Latina

"CLACSO presenta la Biblioteca en Acceso Abierto "Afrontar las crisis desde América Latina", del Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados (CALAS).La colección aborda de manera crítica los conflictos más acuciantes en la región, promoviendo el diálogo de diversas disciplinas y puntos de vista en búsqueda de posibles caminos para afrontar las múltiples crisis."

CAMPANHA
Nós por nós contra o vírus

"A proposta da campanha é que a juventude seja a ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda! Vamos organizar pequenas equipes de transporte e limpeza que serão responsáveis por recolher, higienizar e distribuir doações que venham de toda cidade do Rio de Janeiro. Incentivando a solidariedade carioca, impulsionando doações e contribuições e distribuindo de forma segura para quem mais precisa."

CAMPANHA
Ação de solidariedade aos alunos da UFRJ

"Com 1 mês de quarentena, o DCE Mário Prata e os CAs da UFRJ estão construindo a ação solidária "Eles Pelo Lucro, Nós Pela Vida", por entenderem que a pandemia tem aumentado a precarização da vida e gerado um grande impacto nas condições sociais e econômicas de milhares de brasileiros. Muitos estudantes mantêm a sua renda fazendo bicos ou vendendo doces nas universidades. Na primeira distribuição nossa meta é atender a 32 estudantes e suas famílias, que receberão em suas casas cestas básicas e alguns outros itens como a remédios e itens de higiene."

DOE PARA UMA CAUSA
Apoie ao menos uma campanha

Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Agência IPPUR selecionou uma lista de contribuições.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ