Boaventura de Souza Santos traz reflexões sobre o impacto do distanciamento social nos grupos sociais mais vulneráveis. O ensaio faz parte da série Pandemia Capital, organizada pela editora Boitempo, que conta com as contribuições de intelectuais e ativistas em tempos de COVID-19.
"CLACSO presenta la Biblioteca en Acceso Abierto "Afrontar las crisis desde América Latina", del Centro Maria Sibylla Merian de Estudios Latinoamericanos Avanzados (CALAS).La colección aborda de manera crítica los conflictos más acuciantes en la región, promoviendo el diálogo de diversas disciplinas y puntos de vista en búsqueda de posibles caminos para afrontar las múltiples crisis."
"A proposta da campanha é que a juventude seja a ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda! Vamos organizar pequenas equipes de transporte e limpeza que serão responsáveis por recolher, higienizar e distribuir doações que venham de toda cidade do Rio de Janeiro. Incentivando a solidariedade carioca, impulsionando doações e contribuições e distribuindo de forma segura para quem mais precisa."
"Com 1 mês de quarentena, o DCE Mário Prata e os CAs da UFRJ estão construindo a ação solidária "Eles Pelo Lucro, Nós Pela Vida", por entenderem que a pandemia tem aumentado a precarização da vida e gerado um grande impacto nas condições sociais e econômicas de milhares de brasileiros. Muitos estudantes mantêm a sua renda fazendo bicos ou vendendo doces nas universidades. Na primeira distribuição nossa meta é atender a 32 estudantes e suas famílias, que receberão em suas casas cestas básicas e alguns outros itens como a remédios e itens de higiene."
Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Agência IPPUR selecionou uma lista de contribuições.
Fonte: IPPUR/UFRJ