Parceria entre a UFRJ e empresa offshore confecciona máscaras para profissionais da saúde de Macaé, no RJ
20/04/2020

Uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé (RJ), e uma empresa offshore vai realizar a confecção de máscaras para os profissionais de saúde que estão trabalhando no combate à pandemia do novo coronavírus no município.

A empresa, Ocyan, doou lâminas de acetato para os equipamentos serem produzidos no laboratório da Universidade, por meio de impressão 3D.

O grupo acredita que serão produzidas, aproximadamente, duas mil máscaras com esse material. Ainda de acordo com a Ocyan, a fabricação terá início imediato.

“Esses EPIs serão distribuídos a hospitais públicos de Macaé, em um primeiro momento, mas podem abranger outras unidades de saúde de municípios vizinhos e região. Segurança é e sempre será um valor em nossas atividades e esse tipo de EPI será fundamental, não só para a proteção desses profissionais, mas também daqueles que serão atendidos por eles. Protegerem a si mesmos é proteger a todos”, explicou Marco Aurélio Fonseca, diretor de Sustentabilidade da Ocyan.

Essa não é a primeira parceria entre as duas. Por meio do Programa de Responsabilidade Social, Escola em Ação, a empresa já doou ao Núcleo de Gestão e Pesquisa da Unidade Macaé da UFRJ equipamentos de tecnologia e inovação, entre eles, uma cortadora a laser que, agora, será utilizada para a confecção das máscaras.

O equipamento pode produzir até 500 máscaras por semana. Além dessas máquinas, há voluntários trabalhando de casa, com equipamentos de impressão 3D, próprias para ajudar na demanda. “O material veio em ótima hora, pois estamos com alta demanda de máscaras e falta de material. Iniciaremos a produção de imediato”, disse Carlos Eduardo Lopes da Silva, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Macaé.

Fonte: Site G1 (Adaptada)

Legenda/crédito da foto: Máscaras produzidas pela UFRJ, em parceria com a Ocyan, são distribuídas para profissionais da saúde de Macaé — Foto: Divulgação UFRJ (a partir do site G1)

Para mais informações, acessem https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2020/04/16/parceria-entre-ocyan-e-ufrj-de-macae-rj-vai-realizar-confeccao-de-mascaras-para-os-profissionais-de-saude-do-municipio.ghtml