CAPES – Fármacos e Imunologia - Edital nº 11/2020 - CAPES divulgou o resultado final e nele há 3 contemplados da UFRJ
15/04/2020

Atualização de 16/07/2020

CAPES divulgou o resultado final do Edital nº 11/2020 e nele há 3 contemplados da UFRJ

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado final dos projetos selecionados no âmbito do Programa de Combate a Epidemias. Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados. Mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras estarão envolvidos nos estudos. Os projetos vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.

Devido à alta qualidade das propostas apresentadas, a CAPES aumentou a quantidade de selecionados. No edital nº 11, foram 46 projetos selecionados, onze a mais que o previsto.

A PR-2/UFRJ parabeniza os contemplados UFRJ nesse edital pela conquista.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ver os contemplados da UFRJ no 'EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL II PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS "CAPES - FÁRMACOS E IMUNOLOGIA"' EDITAL Nº 11/2020 - RESULTADO FINAL'

Clique aqui para mais informações e para ver o resultado completo

------------------------------------------

Atualização de 25/06/2020 (atualizada em 26/06/2020):

CAPES divulgou o resultado preliminar do Edital nº 11/2020 e nele há 3 pré-selecionados da UFRJ

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado preliminar do edital nº 11 , no âmbito do Programa de Combate a Epidemias. Serão apoiados 38 projetos sobre Fármacos e Imunologia.

Dada a qualidade das propostas e a relevância dos temas, foram aprovados três projetos a mais do que o previsto no edital que envolverá 482 pesquisadores de 48 instituições presentes nas cinco regiões do Brasil. Alguns projetos terão a participação de integrantes de universidades estrangeiras.

O edital faz parte das ações de enfrentamento da CAPES ao novo coronavírus. Os projetos de Fármacos e Imunologia serão dedicados aos estudos sobre reposicionamento e desenvolvimento de medicamentos, produção de vacinas, antivirais, modelos animais e ensaios in vitro e detecção da doença em outras espécies e interrelação com humanos. As pesquisas serão nas áreas temáticas de epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

A PR-2/UFRJ parabeniza os Professores UFRJ Marcelo Torres Bozza, Marco Antônio Chaer do Nascimento e Paulo Roberto Ribeiro Costa que contribuem para a UFRJ estar sempre NA VANGUARDA DO COMBATE A COVID -19

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ver os pré-selecionados da UFRJ no 'EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL II PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS "CAPES - FÁRMACOS E IMUNOLOGIA" EDITAL Nº 11/2020 - RESULTADO PRELIMINAR'

Clique aqui para mais informações e para ver o resultado preliminar completo

Atualização de 12/05/2020:

O prazo para inscrições de projetos nos editais nº 11 e 12 do Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está acabando. As ações são destinadas às pesquisas nas áreas de Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de Dados Médicos.

São oferecidas 350 bolsas de doutorado e pós-doutorado em até 35 projetos de pesquisa para o edital de Fármacos e Imunologia. Cada selecionado receberá R$100 mil de custeio para auxiliar nas pesquisas sobre estudos de remédios voltados ao combate da COVID-19, desenvolvimento de vacinas, produtos imunobiológicos, fármacos antivirais e formulações farmacêuticas. O desenvolvimento de modelos animais e ensaios in vitro, e estudos sobre a detecção do coronavírus em animais domésticos e silvestres e as inter-relações com humanos também estarão em estudo.

Para as pesquisas em Telemedicina e Análise de Dados Médicos serão financiadas 198 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em até 22 projetos, com custeio de R$100 mil para as iniciativas. Os temas abordados pelas pesquisas devem incluir o desenvolvimento de sistemas inteligentes para ajudar nas consultas e tomadas de decisões médicas de forma remota, processamento de imagens e reconhecimento de padrões na interpretação de exames, ferramentas para diagnóstico e técnicas de análise de dados e inteligência artificial, além de outras para monitoramento, controle e prevenção de endemias e epidemias.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Para saber mais, acesse https://www.capes.gov.br/36-noticias/10311-inscricoes-nos-editais-do-combate-a-epidemias-vao-ate-sexta

CAPES – Fármacos e Imunologia - Edital nº 11/2020

No âmbito do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, o Edital de Seleção Emergencial II “CAPES – Fármacos e Imunologia” tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, voltados exclusivamente ao combate à pandemia da COVID-19, com foco no estudo de fármacos, vacinas, produtos imunológicos e temas correlatos.

As áreas temáticas são: epidemiologia, infectologia, microbiologia, imunologia, bioengenharia e bioinformática.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Para saber mais, acesse https://www.capes.gov.br/bolsas/programas-estrategicos/programas-emergenciais/programa-de-combate-as-epidemias/capes-farmacos-e-imunologia-edital-n-11-2020