Boletim IPPUR nº 15 - 10 de abril de 2020
13/04/2020

Boletim nº 15 - 10 de abril de 2020

O coronavírus e a economia: quais as nossas opções?

Há realmente um dilema entre salvar vidas ou salvar a economia? Neste animação feita por alunos de um grupo de Economia do Setor Público do IE/UFRJ são apresentados três cenários possíveis com as opções que temos para enfrentar a crise: a) não fazer quarentena ou apenas quarentena vertical; b) fazer quarentena horizontal sem ampliar os gastos públicos de forma contundente e rápida; c) fazer quarentena horizontal e ampliar os gastos públicos para garantir renda para famílias e empresas e recursos para saúde.

CARTILHA
Cartilha de orientações para população em situação de rua e iniciativas sociais na prevenção ao coronavírus

A cartilha surge da emergência na assistência à POP Rua, com muitas iniciativas insurgentes realizadas em grande parte pela sociedade civil, a fim de oferecer uma das necessidades mais básicas de um ser humano: alimentação, higienização, assistência social, entre outros. No entanto, muitos projetos estão com dificuldades para se organizar em virtude das recomendações sanitárias. O objetivo é dar continuidade às ações sem oferecer risco a vida dos voluntários e da população assistida.

DOAÇÃO
Apoie ao menos uma campanha

Para auxiliar a divulgação das diversas vaquinhas online, que visam atender às mais variadas demandas dos mais impactados no combate ao Coronavírus, a Âgencia IPPUR selecionou uma lista de contribuições.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ. Por favor, reconfirme aqui o seu interesse em receber os nossos e-mails, ou, caso não queira mais recebê-los.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Fonte: IPPUR/UFRJ (Adaptada)