NUPEM/UFRJ PARTICIPA E REALIZA DIVERSAS ATIVIDADES CONTRA A EPIDEMIA DE COVID-019.
08/04/2020

Com a pandemia de COVID-019 os docentes, técnicos-administrativos e alunos do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm se unido em prol de ações para mitigar os efeitos da pandemia no município de Macaé.

As ações tiveram início no dia 24 de março de 2020 em reunião virtual (via aplicativo zoom) entre pesquisadores do Instituto NUPEM e o Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do município de Macaé, Carlos Eduardo Lopes da Silva. Nesta reunião foram identificadas ações de prioritárias para o município de Macaé contra a pandemia do COVID-019 para as quais o Corpo Social Instituto NUPEM pudesse contribuir. O secretário elencou três principais prioridades que foram encaminhados via Ofício para a Direção do NUPEM.

Legenda foto: Reunião virtual com a secretária de Ciência e Tecnologia de Macaé sobre a crise COVID-019.

Dentre as ações propostas pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Município que poderiam contar com a participação do Instituto NUPEM destacam-se: a produção de álcool 70% para distribuição para asilos e casas de repouso de Macaé, a impressão de máscaras para segurança dos profissionais de saúde e o diagnóstico molecular do vírus via PCR em tempo real do COVID-019. Além destas ações, a Diretoria Adjunta de Assuntos Comunitários através do Professor Pedro Holanda de Carvalho iniciou uma coleta e distribuição voluntária para os auxiliares de serviços gerais atuando no Instituto NUPEM e para Associação de moradores, responsável pela distribuição no Bairro.

Legenda foto: Prof. Pedro Hollanda de Carvalho e Senhor José Amaro Bittar dos Santos no recebimento das doações de cestas básicas dos membros da Comunidade do NUPEM para moradores e terceirizados do bairro Barreto.

O NUPEM também participou da manufatura de máscaras de proteção facial que serão utilizadas pelos servidores da saúde do município com auxílio de uma impressora 3D do Laboratório Integrado de Química do NUPEM cedida pelo seu coordenador Prof. Mario Schultz. A confecção das máscaras de proteção está sendo realizada em parceria com alunos do Curso de Engenharia da UFRJ-Macaé, no Polo Universitário. Estas máscaras serão doadas aos profissionais de saúde para uso em suas ações perante a epidemia de COVID.

Por último, o Instituto NUPEM, através de uma parceria com o Instituto de Biologia do Centro de Ciências da Saúde/UFRJ em particular com o Laboratório de Virologia Molecular do Departamento de Genética coordenados pelo Professor Amilcar Tanuri e Rodrigo Brindeiro certamente destacados como dois dos maiores virologistas do país. Membros da prefeitura de Macaé como o biológo Ubirajara Martins Guimarães, responsável pelas análises clinicas do município, a enfermeira do setor COVID-019 do Hospital da Prefeitura Municipal (HPM) Maria de Fatima Rodrigues de Brito, a bióloga Keity Nocchi e da equipe técnica-científica do NUPEM, composta pelos Professores Carlos Logullo, a Professora Natalia Feitosa e pelo Tecnólogo em Genômica Funcional Msc. Bruno Rodrigues. Estes dois últimos pesquisadores acompanharam a rotina de diagnóstico do COVID-019 por PCR em tempo real, técnica padrão-ouro na detecção do COVID-019 realizada no Centro de Ciências da Saúde, UFRJ. Nesta parceria está previsto que profissionais da prefeitura e hospitais públicos de Macaé ficarão responsáveis pela coleta do material, que será encaminhado para os laboratórios do NUPEM para realização dos exames moleculares de detecção do vírus COVID-19.

Legenda foto 4: Representantes da prefeitura de Macaé, do Instituto NUPEM e o Prof. Rodrigo Brindeiro, um dos mais experientes e destacados virologistas do Brasil.

Segundo o Diretor do Instituto NUPEM, Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, “O momento é de respostas rápidas pela Universidade Pública, baseadas na sua excelência acadêmica desenvolvida por décadas de apoio público às instituições de ensino e pesquisa. O Instituto NUPEM tem conseguido atuar nas questões demandadas pelo município de Macaé, particularmente por suas parcerias de longa data com Unidades de excelência da UFRJ-Rio de Janeiro, como o Instituto de Biologia”.

No momento, o maior entrave é a aquisição dos insumos necessários para estas análises moleculares bastante custosas. Todavia conforme observado pela Organização Mundial de Saúde países que obtiveram sucesso no controle da pandemia realizaram milhares deste tipo de teste diariamente. A Direção do Instituto tem buscado parceiros para aquisição e doações dos insumos e equipamentos para a execução dos testes.

O Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia do município Carlos Eduardo ressalta que as soluções para os grandes desafios do Século XXI, como esta pandemia, passam pela criação de ideias inovadoras congregando atores da iniciativa pública, startups, inventores independentes e membros da sociedade civil interessados em solucionar problemas, como este da pandemia da COVID. O Dr. Carlos Eduardo pontua o agradecimento a todos Institutos de Pesquisa, como o NUPEM/UFRJ e outras instituições públicas e privadas sediadas em Macaé que vem colaborando com a secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia do Município de Macaé.

Fonte da notícia: Site NUPEM/UFRJ (Adaptada)

Crédito das fotos: Site NUPEM/UFRJ

Link da notícia:https://www.macae.ufrj.br/nupem/index.php/novidades-slideshow/1209-nupem-ufrj-participa-e-realiza-diversas-atividades-contra-a-epidemia-de-covid-019