Cientistas, inclusive da UFRJ, realizam em tempo recorde sequenciamento genético do Covid-19 no Brasil
27/03/2020

Atualizado em 07/04/2020

Pesquisadores do LNCC, UFRJ, UFMG, USP e de Oxford sequenciaram em tempo recorde, na sede do LNCC, em Petrópolis (RJ), os primeiros 19 genomas do Covid-19 de pacientes dos estados do RJ, MG, GO, RS e SP. O estudo teve apoio da FAPERJ.

Durante o final de semana de 21 de Março pesquisadores do LNCC, UFMG e UFRJ, sequenciaram em tempo recorde (48 hs) os primeiros 19 genomas do COVID-19 de pacientes dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, ampliando a cobertura nacional da vigilância genômica viral. Esta iniciativa contou com a parceria de pesquisadores da USP (CADDE) e da universidade de Oxford na Inglaterra, além de alunos de pós graduação do nosso país. As amostras foram coletadas de pacientes atendidos pela UFRJ, e laboratórios Hermes Pardini e Símile de Belo Horizonte. O sequenciamento foi realizado no Laboratório de Bioinformática do LNCC localizado na cidade de Petrópolis. O sequenciamento dos genomas analisados demonstrou geneticamente que o SARS-CoV-2 foi introduzido no Brasil oriundo de diversos países europeus além de casos importados da China, em menor número. Além disso, as nossas análises genéticas confirmaram a transmissão local do SARS-CoV-2 dentro do nosso país reforçando a necessidade do isolamento social e testagem como medidas preventivas da transmissão do COVID-19 no Brasil. Este projeto contou com suporte da FAPERJ, FAPEMIG, MCTIC, CADDE e LNCC.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Para mais informações, acessem http://www.faperj.br/?id=3948.2.9.

Clique aqui para acessar a notícia 'SEQUENCIAMENTO DE 19 GENOMAS DO COVID-19 NO LNCC' publicada pelo Site LNCC na íntegra.

Última atualização em 03/04/2020