Carta dos Coordenadores Adjuntos das 49 áreas da CAPES e de outros Professores ao Presidente da CAPES sobre a preocupação com a continuidade das atividades do SNPG durante o momento de excepcionalidade pelo que passa o o Brasil e o mundo
22/03/2020

Carta dos Coordenadores Adjuntos das 49 áreas da CAPES e de outros Professores ao Presidente da CAPES sobre a preocupação com a continuidade das atividades do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) durante o momento de excepcionalidade pelo que passa o Brasil e o mundo.

''...Face ao sombrio cenário recém exposto, vimos muito respeitosamente solicitar a V. Sa. que o SNPG interrompa suas atividades durante o momento de excepcionalidade pelo qual passa o Brasil, uma vez que as atividades laborais se encontram paralisadas em praticamente todo território nacional. Ademais, para diversos profissionais da área da saúde, este momento requer sua dedicação máxima a salvar vidas de brasileiros. Assim, sugerimos que: 1) Suspensão das atividades presenciais da Capes enquanto durar a crise da pandemia no país (reuniões, conselhos, avaliações, análises de processos, etc.). Quando julgado absolutamente necessário, que a via virtual seja utilizada; 2) Suspensão das atividades extramuros da Capes que demandem visitas à Instituições e Programas de Pós-graduação; 3) Dilação dos prazos para inserção dos dados pelos Programas de Pós-graduação referentes ao ano de 2019 na plataforma Sucupira para a data a ser definida em função da avaliação do controle da pandemia no país, o que exigirá a revogação da portaria No. 37 publicada hoje no Diário Oficial da União, uma vez que o novo prazo estabelecido será insuficiente para a consecução adequada dos trabalhos; 4) Prorrogação do período dos editais abertos, como APCN e demais; 5) Continuidade do pagamento de todos os bolsistas e prorrogação de suas bolsas pelo período em que suas instituições estejam fechadas. ... Certamente, dever-se-ia avaliar constantemente o melhor momento para o retorno parcial ou pleno das atividades relativas ao SNPG de forma que o mesmo aconteça conjuntamente com a retomada das demais atividades acadêmicas no país e em sincronia e alinhamento com os esforços de todos os brasileiros e brasileiras, muitos dos quais irão perder entes queridos. ... '' (trechos retirados da Carta dos Coordenadores Adjuntos das 49 áreas da CAPES e de outros Professores ao Presidente da CAPES sobre a preocupação com a continuidade das atividades do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) durante o momento de excepcionalidade pelo que passa o Brasil e o mundo)

Fonte: Carta dos Coordenadores Adjuntos das 49 áreas da CAPES e de outros Professores ao Presidente da CAPES  (Adaptada)

Clique aqui para acessar na íntegra a referida carta