CAPES manterá bolsas no exterior durante coronavirus
20/03/2020

Estudantes com bolsas com vigência até março de 2020 terão benefício prorrogado por até 60 dias. 3.300 bolsistas serão beneficiados

Todos os estudantes e pesquisadores que recebem bolsas de estudo da CAPES no exterior estão com os benefícios garantidos. Diante do avanço da pandemia do vírus COVID-19 pelo mundo, a Coordenação tem feito esforço contínuo para a preservar a saúde dos bolsistas, buscando proteger, acolher, oferecer soluções e segurança a todos. Nenhuma bolsa de estudante brasileiro no exterior será cortada.

Com 3.300 bolsistas em 37 países, a CAPES tem orientado os pesquisadores sobre as possíveis medidas a serem tomadas em cada caso. As bolsas serão pagas até a normalização da situação. Os benefícios que se encerrariam em março de 2020 serão prorrogados por até 60 dias. O retorno dos bolsistas ao Brasil é uma das opções oferecidas pela Fundação.

Todos os casos fora do Brasil estão sendo analisados e as decisões pessoais tomadas pelos pesquisadores sobre sua permanência em outros países estão sendo respeitadas. Um canal de comunicação, o Linha Direta, está à disposição dos beneficiários para esclarecer dúvidas. Até 18 de março, foram emitidas pela CAPES 128 passagens aéreas de retorno. Uma das medidas adotadas é a autorização de compra das passagens pelos bolsistas, que serão ressarcidos posteriormente.

Para os programas que preveem estágio ao final do período da bolsa, caso o beneficiário decida voltar ao Brasil, poderá, posteriormente, retornar ao país estrangeiro quando a situação estiver estabilizada. A passagem de volta será de responsabilidade da CAPES.

Por fim, a CAPES não está mais autorizando a viagem de bolsistas e pesquisadores. As bolsas ou missões de trabalho estão suspensas e devem ser remarcadas tão logo a normalidade seja restabelecida. Aos bolsistas que ainda não viajaram, a determinação é para que aguardem o recebimento de novos Termos e Cartas de Concessão.

Dúvidas? Veja aqui o FAQ

Fonte: CCS/CAPES ( Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para acessar a notícia no site da CAPES