Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados do dia 03/02/2020 a 07/02/2020)
03/02/2020

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Bloco Minerva Assanhada 2020

Com o samba-enredo “UFRJ, 100 Anos de Arte, Ciência e Balbúrdia”, o bloco Minerva Assanhada avança nos preparativos para o carnaval. O próximo ensaio será no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), às 16h, no campo da Prefeitura Universitária, no Fundão. A realização do projeto é do Fórum de Ciência e Cultura em parceria com Adufrj e Sintufrj e conta com apoio da Prefeitura Universitária.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

--------- 07/02/2020
Inscrições Abertas – Curso em Nível Técnico em Polímeros Nível 1

Inscrições abertas para turma aos sábados.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

--------- 07/02/2020
Seminário "SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência" - Entrega do Prêmio Carolina Bori - Ciência & Mulher

O 'Seminário "SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência" - Entrega do Prêmio Carolina Bori - Ciência & Mulher' será um evento gratuito e aberto a todos.

Para se inscrever, acesse o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfD6UfcIVuNIkWv_LLiPkstmPT7d4Us014YPtN4zM9UVAQDPg/viewform?vc=0&c=0&w=1&fbclid=IwAR3rzo3-aW7knEB_qbTJ2gyRQVqG-mTlEvmHu4WIqAnYliGYJ2uod3dWF8E

Haverá transmissão ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube ( https://www.youtube.com/user/canalsbpc)

.

Fonte: Site FAPERJ (link http://www.faperj.br/?id=3921.2.8, Adaptada)

Clique aqui para ler também na íntegra notícia 'A SBPC anunciou as vencedoras da 1ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” e a Professora Emérita da UFRJ, Alice Rangel de Paiva, foi premiada com Menção Honrosa na categoria “Mulheres Cientistas”' publicada no site UFRJ

Evento

A Professora Emérita da UFRJ, Alice Rangel de Paiva, foi premiada com Menção Honrosa na categoria “Mulheres Cientistas” da 1ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”.

07/02/2020
INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL AT LOUISIANA STATE UNIVERSITY

Fonte do banner: LSU College of Agriculture

Evento

lower fee for registrations by March 27 05/02/2020 (Atualizada em 02/03/2020)
V SIED ¿ Simpósio Internacional de Estudos Discursivos, voltado à temática ¿Corpos em embates (re)existentes¿

O V SIED tem como propósito promover a reflexão e o debate em torno de questões prementes dos e aos estudos dialógicos do discurso, tendo em vista o contexto de embates políticos, sócio, econômicos, estéticos e culturais em que nos encontramos e ainda os 45 anos de morte de Bakhtin. Nesse cenário, o encontro objetiva favorecer o conhecimento e intercâmbio entre investigadores, grupos de pesquisa e acadêmicos vinculados aos estudos discursivos, em suas diversas manifestações e tendências, tendo em vista a relação corpo(s) e resistência(s) como forma de ressignificação(ões) de re-existência(s) nesse quadro de ¿pós-verdade¿ ¿fake¿.

Fonte: Site CNPq(Adaptada)

Evento

Há submissão de resumos. 05/02/2020
CURSO: HISTÓRIA E CULTURA DE ÁFRICA “De Século IV ac. ao XX”

O Curso HISTÓRIA E CULTURA DE ÁFRICA “De Século IV ac. ao XX” tem como objetivo a promoção do conhecimento através de palestra, roda de conversa e mostra de filme com os temas referentes à história e cultura dos povos que habitam o centro-oeste de África, tendo como foco a discussão sobre diferentes identidades e comunidades que foram se construir em diferentes lugares e períodos, através das atividades econômicas, políticas e manifestações culturais de diferentes Estados e reinos que se estabeleceram em diferentes período e locais da África Centro-Oeste. Antes, durante e depois da era cristã, principalmente a partir do século VII com o surgimento de identidades muçulmanas seguidores do Profeta Mohamed, e dos cristãos católicos europeus, cuja presença vem a tornar mais significativa a partir do século XVI e XVII nos rios do litoral atlântico africano na Alta e Baixa Guiné.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

--------- 04/02/2020
Aponte - com a Dinamosfera Companhia de Dança

Com direção e concepção de Dinis Zanotto, Flavia Spinardi e Tamires Coutinho, “Aponte” caminha pelas novas linguagens e pesquisas sobre movimento, danças populares, danças a dois, dentre outras referências, na busca da construção de uma nova expressividade. A partir de algumas músicas de Maria Bethânia, os coreógrafos caminham por nuances individuais e coletivas, pelas diversas possibilidades de corpos distintos e também harmonizados.

Fonte: Secretaria Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan) Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evento

--------- 04/02/2020
Bio-Manguinhos promove a 5ª edição do International Symposium on Immunobiologicals

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizará, nos dias 11, 12 e 13 de maio, a quinta edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI). As inscrições já estão abertas e o período de submissão de resumos vai até o dia 17 de fevereiro. O evento vai ocorrer na sede do Centro Cultural da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Promovido anualmente, o ISI conta com presença de palestrantes e participantes que trazem tópicos de vanguarda e geram debates para estimular o desenvolvimento tecnológico em biotecnologia no Brasil e para avançar a fronteira do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação em imunobiológicos na região da América Latina e Caribe (LAC). O evento é planejado para ser um hub para profissionais, cientistas, empreendedores e investidores, e acelerar soluções inovadoras para atender à saúde pública. O ISI conta com uma área de exposição de pôsteres com trabalhos inéditos sobre vacinas, reagentes para diagnóstico, biofármacos, gestão e outros temas relacionados, em associação com palestras, mesas-redondas e apresentações em plenária de trabalhos selecionados.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Há submissão de resumos. 04/02/2020
IX Curso de Bioconstrução no Sítio do Café

O Curso de Bioconstrução no Sítio do Café é um espaço autogestionado de aprendizado, facilitado por profissionais da Rede de Agroecologia da UFRJ, com experiência em bioconstrução, saneamento ecológico e outras áreas da agroecologia.Ele ocorre no lindo sítio agroflorestal da família Benevides, na microbacia do Rio Fojo, em Guapimirim.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

--------- 04/02/2020
O Comitê Científico decidiu prorrogar o prazo para a submissão de trabalhos no I FÓRUM IBEROAMERICANO da QUALIDADE da EDUCAÇÃO SUPERIOR

O Comitê Científico decidiu prorrogar o prazo para a submissão de trabalhos no I FÓRUM IBEROAMERICANO da QUALIDADE da EDUCAÇÃO SUPERIOR. Notícia sobre este fórum foi publicada no 63º Boletim Informativo da PR-2.

Fonte: Foro Iberoamericano Calidad Educación Superior (Adaptada)

Evento

--------- 03/02/2020
LNCC SEDIARÁ EVENTO DOS 20 ANOS DA GENÔMICA E BIOINFORMÁTICA NO BRASIL: O GENOBIO 20

De 27 a 29 de abril de 2020, o LNCC será sede e também patrocinador do evento GENOBIO 20 que tem como objetivo principal promover discussões científicas, tecnológicas e econômicas entre pesquisadores, estudantes, empresários e gestores públicos por meio de palestras, painéis e sessões de pôsteres. O evento celebra os 20 anos da Genômica e Bioinformática no Brasil e será uma ocasião para discussões sobre as oportunidades e desafios para o futuro.

Fonte: Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (Adaptada)

Evento

--------- 03/02/2020
Workshop in Rio

Evento gratuito, com quatro cursos oferecidos por nossos professores visitantes, 12 conferencistas convidados, seis apresentações orais e uma sessão de pôsteres

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento com submissão de trabalho 03/02/2020
Série de Cursos em Astronomia no Observatório do Valongo

Para levar ao público a magia da ciência que investiga os mistérios do Universo, O Observatório do Valongo da UFRJ irá, ao longo de 2020, oferecer uma série de cursos e minicursos de extensão em Astronomia. Tais cursos irão abordar os mais variados assuntos, desde a história da Astronomia até a astrobiologia e os buracos negros, temas de intenso debate atual.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 03/02/2020


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/