Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 04/11/2019 a 08/11/2019)
04/11/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Seminário do CEE-Fiocruz: economista americano Randall Wray aponta caminhos para o financiamento de políticas sociais e o pleno emprego

Fonte: CEE-Fiocruz

Evento

Para participar é preciso fazer inscrição. Serão emitidos certificados.

Fonte: CEE-Fiocruz (Adaptada)

08/11/2019
1.º Encontro Internacional da EADPLP

No próximo dia 25 de novembro, terá lugar em Lisboa, na sede da Universidade Aberta (Sala de Atos), o 1.º Encontro Internacional organizado pela Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa.

Serão debatidos, em 3 painéis, os temas centrais dos Seminários online que a Associação promoveu ao longo deste ano e que foram frequentados por centenas de participantes:

Desafios para a Docência Online, sob a coordenação da CAPES, Brasil

Inovação Pedagógica na Educação Online, sob a orientação da Universidade de Cabo Verde

Qualidade e Regulação na Educação Online, com a direção da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

Fonte: Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (Adaptada)

Evento

O Encontro será também transmitido online.A participação é livre, mas sujeita a inscrição para eventos.cplp@uab.pt . Fonte: Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (Adaptada) 08/11/2019
Sessão da Cephas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 08/11/2019
V Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária

O NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o DesenvolvimentoSocial e o Fórum Estadual de Economia Solidária estarãorealizando o V FESTIVAL DE TECNOLOGIAS SOCIAIS E ECONOMIA SOLIDÁRIAque acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro no hall do bloco A doCentro de Tecnologia, da UFRJ.

Em sua quinta edição o Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária o Núcleo de Solidariedade Técnica, o SOLTEC – Núcleo de Solidariedade Técnica do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária (FCP), amplia o objetivo de intercâmbio entre a academia e o movimento de economia solidária. Mais do que um “evento”, nesta edição o Festival tem como proposta ser um “MOMENTO” de um processo continuado de construção coletiva.

Para essa construção, além de outros setores da UFRJ, o Festival contará com a colaboração da Agência de Inovação da UFF, as Redes de Agroecologia, as Frentes Parlamentares de Economia Solidária, Gestores Públicos, Comunidades Tradicionais e outros movimentos sociais.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 08/11/2019
XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – Rio de Janeiro

Os Encontros Regionais de Química da SBQ-Rio são o principal evento científico periódico da área de Química no Estado do Rio de Janeiro e, têm por finalidade, a disseminação do conhecimento na comunidade científica fluminense na área de Química, sendo de suma importância para a formação dos estudantes da área, para apresentação de trabalhos científicos e integração com os profissionais das diferentes instituições e regiões do estado.

O público-alvo do XVII Encontro Regional da SBQ-Rio (XVII-ERSBQ-Rio) é representado por Pesquisadores e Professores de Instituições de Ensino Superior e Instituições de Pesquisa; Profissionais da área Química e de área afins; Estudantes de Graduação e Pós-Graduação; Professores e Estudantes do Ensino Médio.

Data: 02 a 05 de Dezembro de 2019

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Inscrições abertas para ouvinte. 08/11/2019
2º Seminário Pós-graduação Especialização em Atuária – UFRJ/ IM

O I Simpósio das Ações de Extensão da Faculdade de Educação (I SIMPAEX da FE) tem como objetivo ser um espaço de diálogo e interação entre a extensão universitária, seus parceiros e outros membros da sociedade que de alguma forma são afetados pela extensão universitária. É com o intuito de valorizar a extensão universitária e a possibilidade de fomentar discussões a respeito da política extensionista nacional a partir dos cenários político, social e econômico atuais que este evento será realizado no dia 04 de dezembro de 2019.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Inscrições pelo email: posatuaria@im.ufrj.br 08/11/2019
I Simpósio das Ações de Extensão da Faculdade de Educação

O I Simpósio das Ações de Extensão da Faculdade de Educação (I SIMPAEX da FE) tem como objetivo ser um espaço de diálogo e interação entre a extensão universitária, seus parceiros e outros membros da sociedade que de alguma forma são afetados pela extensão universitária. É com o intuito de valorizar a extensão universitária e a possibilidade de fomentar discussões a respeito da política extensionista nacional a partir dos cenários político, social e econômico atuais que este evento será realizado no dia 04 de dezembro de 2019.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Prazo máximo para recebimento das submissões de comunicações e oficinas vai até 19.11. 2019, até às 23h59 08/11/2019
IX Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional

Estão abertas as inscrições para a IX Semana de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, um evento realizado pelos estudantes de DGEI, que nessa edição, abarcará o papel da tecnologia na construção do futuro global.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento Pago 08/11/2019
Uenf promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental

A Universidade Federal do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) vai realizar na próxima segunda-feira, 11 de novembro, das 18h às 20h, na sala 114 do miniauditório do Centro de Ciências do Homem (CCH), a primeira Roda de Conversa sobre Saúde Mental na instituição. Dirigido a alunos da universidade, o evento é uma atividade do projeto de extensão "Reflexões sobre a Saúde Mental dos Estudantes Universitários em Rodas de Conversa", coordenado pelo professor Leonardo R. Miguel, com co-coordenação da professora Verusca Moss Simões dos Reis. A Roda de Conversa será comandada por duas psicólogas e terá um total de dez alunos. O objetivo da atividade é proporcionar um espaço de acolhida e escuta das falas dos estudantes a respeito de suas experiências cognitivas, afetivas e psicológicas com o cotidiano universitário e os nexos deste com suas próprias vidas

Os alunos serão estimulados a falar sobre as dificuldades, desafios e alternativas para lidar com os impactos do ingresso e a permanência na universidade. A fala, a escuta e a troca de experiências na roda de conversa são tomados como procedimentos para abordar as angústias, queixas e sofrimentos psíquicos em geral. A reflexão coletiva e autorreflexão sobre esses tópicos ajudam a revelar, encarar e abordar os problemas relativos ao tema – saúde mental na vida universitária – e suas nuances.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 08/11/2019
Uezo realiza a III Semana da Consciência Negra

Com uma programação gratuita que inclui palestras, oficinas e apresentações culturais, o Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) vai realizar, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a III Semana de Consciência Negra da Uezo. As atividades serão realizadas no Auditório Daniel Silva, na Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, nº 1.203, Prédio I, 2º andar, em Campo Grande.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 08/11/2019
Instituto de Letras da Uerj promove encontro sobre histórias em quadrinhos

O Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizará, nos dias 12 e 13 de novembro, das 13h às 15h, mais uma edição dos Encontros com a Literatura Infantojuvenil, desta vez com o tema “Histórias em Quadrinhos e práticas leitoras”. No primeiro dia do evento, Gabriel Braga apresentará “Kamala Khan: novos heróis desbravando o rio da Marvel”; Miguel (Mig) Mendes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), falará sobre “Aventuras e Desventuras na cidade grande”; Jhonatan Rodrigues, também da Uerj, apresentará “Literatura para ler... Literatura para ver: reverberações no discurso literário na estrutura do mangá The legend of Zelda: acarina of time” e Thayane Gaspar Jorge discorre sobre “A vellina velha: recontando o nacionalismo galego para o público infantil e juvenil”.

Dia 13 é a vez de Tuane Silva abrir o encontro com “Esoterismo e feitiço, a bruxa contemporânea em W.I.T.C.H”. Em seguida, Juliana Gama mostra o “Projeto Grrrampo e o processo de criação de fanzines”; e Elebert Agostinho, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ) encerra com “Enquadramento da cidade ou uma cidade em quadrinhos”.

O evento acontece na RAV 114 e na sala 11.054, no 11º andar.

O objetivo do seminário é pensar as perspectivas do cenário econômico e discutir os Conceitos e as Contribuições do intelectual brasileiro para nossos tempos. As mesas serão compostas por grandes nomes do meio acadêmico e as discussões terão como pautas o desenvolvimento, a cultura e o planejamento.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Inscrições pelo e-mail encontroslij@gmail.com 08/11/2019
Exposição comemora os 170 anos de nascimento de Rui Barbosa

Como parte das comemorações dos 170 anos de nascimento de Rui Barbosa (1849-2019), patrono da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), o Museu Casa de Rui Barbosa inaugurou na última terça-feira, dia 5 de novembro, a mostra temporária “Rui Barbosa 170 anos”. A mostra apresenta objetos do acervo que não participam do circuito museográfico tradicional e documentos arquivísticos de gênero textual e iconográfico referentes ao jurista (e sua família) – uma seleção que registra parte de sua atuação político-social e de sua vida privada e cultural. “Rui Barbosa 170 anos” fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2020. A visitação pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, com a última entrada 30 minutos antes do fechamento. Toda última terça-feira útil do mês, das 10h às 20h. O museu não funciona às segundas-feiras.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 08/11/2019
Seminário debate legado de Celso Furtado

O NIBRAHC - Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea da UERJ junto ao Centro Internacional Celso Furtado, apresentará no próximo dia 13 de novembro, a partir das 10h, uma série de debates sobre o Pensador Celso Furtado intitulado "Celso Furtado - Um intelectual que pensou o Brasil". O evento faz parte das celebrações dos 100 anos de nascimento do autor em 2020.

O objetivo do seminário é pensar as perspectivas do cenário econômico e discutir os Conceitos e as Contribuições do intelectual brasileiro para nossos tempos. As mesas serão compostas por grandes nomes do meio acadêmico e as discussões terão como pautas o desenvolvimento, a cultura e o planejamento.

Esta atividade, que conta com o apoio de outras instituições, será a segunda de uma série de eventos promovidos pelo NIBRAHC, que promove o pensamento Furtadiano entre professores, especialistas e estudantes.

Na mesma ocasião, O Centro Internacional Celso Furtado lançará uma edição comemorativa de um clássico do autor sobre a economia latino-americana com a presença da jornalista Rosa Freire D'Aguiar, viúva de Celso Furtado.

Para mais informações, acesse as redes sociais do NIBRAHC:

Instagram: @nibrahc | Facebook: NIBRAHC | E-mail: celsofurtado.100@gmail.com

Fonte: NIBRAHC - Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea da UERJ

Evento

Inscrições presenciais. Gratuito 07/11/2019
Estamos doentes ou o mundo adoeceu?

A PR-7, por meio da Divisão de Saúde do Estudante (Disae), realizará a Roda de Conversa: “Estamos doentes ou o mundo adoeceu?” O objetivo da atividade é ser um espaço de dialogo, reflexão e de tirar dúvidas sobre as questões de saúde que mais chegam na Atenção Básica, ou seja, que fazem parte da vida de toda população. Teremos a presença de dois médicos de família e comunidade de Unidades do município do Rio de Janeiro mediando a roda.

A atividade faz parte do Projeto Rodas de Conversa Itinerantes que visa discutir assuntos que interferem na saúde dos e das estudantes. As rodas são abertas para estudantes, docentes e técnicos-administrativos e oferecem certificado de participação para os presentes.

Para maiores informações, acesse: rodasdeconversadisae@pr7.ufrj.br

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Formulário de Pré-Inscrição 07/11/2019
III Seminário do LEPES

Criado em 2017, o LEPES – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Faculdade de Educação da UFRJ realiza seu III Seminário em 2019, com o objetivo de divulgar e promover o debate em torno de pesquisas de integrantes do LEPES e pesquisadores convidados. Serão abordados temas que possam gerar reflexões sobre a democratização da educação superior no Brasil, contribuindo para a definição de novas agendas de pesquisa sobre o tema.

Durante o evento acontecerá o lançamento e-book Cadernos do LEPES – Vol. 2, que reúne os trabalhos apresentados no II Seminário LEPES, realizado em novembro de 2018.

O III Seminário LEPES é aberto ao público, gratuito e tem como público alvo pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 07/11/2019
10 anos do Projeto de Extensão Alunos Contadores de Histórias

Você conhece o projeto de extensão Alunos Contadores de Histórias? Não?! Pois bem, nesse projeto alunos de qualquer curso de graduação ou pós têm a oportunidade de levar a magia das histórias infantis para as crianças atendidas no hospital pediátrico do Fundão, o IPPMG.

Em 2019, o projeto está completando 10 anos de caminhada e muitos sorrisos. O evento comemorativo acontecerá no dia 13/11, às 9h, no Salão Nobre do IPPMG.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 07/11/2019
“Brotando Conhecimentos: Ensino de Botânica e suas interfaces”

Apresentamos a segunda edição do “Botânica no Museu”, uma iniciativa dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do Museu Nacional/UFRJ. O projeto de extensão conta com a realização de minicursos e mesas-redondas baseados nas linhas de pesquisa existentes no programa.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 07/11/2019
Seminário de Pesquisa do PEPI

O Programa de pós-graduação em Economia Política Internacional (PEPI) convida toda comunidade acadêmica e demais interessados para participar de seu próximo evento a se realizar no dia 07 de novembro de 2019.

Produtos e serviços da Biblioteca Eugênio Gudin para potencializar as atividades de pesquisa discente

Palestrantes: Josiane Alcântara e Priscila Soares

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 07/11/2019
Encontro Youtubers na Ciência

Mesas redondas com os youtubers Bruna Vilela, Estevão Slow, Felipe Hime, Julia Jaccoud e Rafaela Lima sobre como criar e manter canais de ciência. Eles falam sobre as oportunidades, as linguagens, as dificuldades e as estratégias para comunicar ciência para o público em diversas plataformas na internet.

Fonte do banner: Facebook da Finep

Fonte da notícia: Site eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.

Fonte da notícia: Site eventos UFRJ (Adaptada)

06/11/2019
Conferência Banting "Desenvolvimento de fitomedicamentos a partir de espécies nativas de Piperaceae da Mata Atlântica" - Dr. Davyson de Lima Moreira

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a próxima conferência:

Dr. Davyson de Lima Moreira, Farmanginhos - FIOCRUZ

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7863875298510179

Título: "Desenvolvimento de fitomedicamentos a partir de espécies nativas de Piperaceae da Mata Atlântica"

Data: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 12h00.

Local: Sala Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio Prof. Levy Gomes Ferreira (Faculdade de Farmácia, ao lado do Banco do Brasil, CCS), 2o. andar.

Fonte da notícia: Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ (Adaptada)

Evento

Não tem submissão de trabalhos. 06/11/2019
Debate 'Brasil manchado de óleo'

Há mais de dois meses, diversas manchas de óleo vêm aparecendo nas praias do litoral nordestino. Até o momento, o rastro tóxico de petróleo cru já atingiu quase 300 localidades de 97 municípios em todos os nove estados do Nordeste, contaminando os ecossistemas marinhos e costeiros, impactando significativamente a pesca e o turismo e com risco de afetar também a saúde humana.

Para discutir os aspectos desse desastre e as possibilidades de sua contenção, no dia 11 de novembro o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) promovem um debate do qual participarão Suzana Kahn, vice-diretora da COPPE; Luiz Landau, pesquisador vinculado ao Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) e coordenador dos estudos que detectaram a origem provável do vazamento; Rodrigo Leão de Moura, biólogo da UFRJ e coordenador da Rede Abrolhos; e Eliete Paraguassu, pescadora quilombola da Ilha da Maré (BA) que integra a Articulação Nacional das Pescadoras e o Movimento de Pescadores e Pescadoras. O debate será mediado por Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da COPPE.

O debate se integra às atividades do curso 'Desastres e mudanças climáticas: construindo uma agenda", que vem sendo realizado pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), órgão vinculado ao FCC, ao longo deste semestre. O evento, que é aberto ao público, acontecerá na Avenida Rui Barbosa, 762 às 17h30.

Fonte do banner: Facebook do FCC/UFRJ

Fonte da notícia: Facebook do FCC/UFRJ (Adaptada)

Evento

Aberto ao público.

Fonte da notícia: Facebook do FCC/UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia 'Vazamento de óleo no Nordeste é tema de debate na UFRJ e de pesquisa na Uerj', que foi publicada no site da FAPERJ

Clique aqui para ler a notícia 'O que as manchas de óleo revelam sobre o Brasil atual?', que foi publicada no site da UFRJ

06/11/2019
I Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta’

No contexto da Iniciativa Governo Aberto (OGP – do inglês Open Government Partnership), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) fará no próximo dia 27, em Brasília, o ‘I Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta’, com debates e experiências que fortalecem a cultura de abertura de dados. A iniciativa pretende fortalecer ações de transparência, inovação, acesso à informação pública e participação social.

O encontro, organizado pela CAPES juntamente com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), é uma das estratégias para sensibilizar o público sobre as relações entre Governo e Ciências abertos.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Evento

Com 150 vagas, o encontro acontecerá no auditório da Fiocruz Brasília e as inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo link. Confirme a Programação no site da Fiocruz.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

05/11/2019
Quartas do NUBEA

Fonte do banner: Site UFRJ

Evento

Gratuito. 05/11/2019
Conversa da Comissão do Viva UFRJ com a comunidade da Praia Vermelha

Fonte do banner: Site UFRJ

Evento

Gratuito. 05/11/2019
Astronomia para Poetas

Fonte do banner:Site UFRJ

Evento

Gratuito. 05/11/2019
Coral do CT - UFRJ apresenta Ópera do Malandro

Coral do CT - UFRJ apresenta Ópera do Malandro, no dia 07/11/19 às 12h, no Auditório Horta Barbosa. Fonte: Decania CT (Adaptada)

Evento

Entrada Franca. Fonte: Decania CT (Adaptada)

05/11/2019
II Seminário em Engenharia Biomédica

O Seminário em Engenharia Biomédica (SEB) é um evento bienal organizado por discentes e docentes do Programa de Engenharia Biomédica (PEB) da COPPE/UFRJ e que tem com a missão criar pontes entre Universidade e Indústria, divulgar novas tendências do mercado e apresentar o programa para os participantes. Esse ano estaremos na nossa segunda edição e temos como tema: Inovação e Empreendedorismo.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 05/11/2019
De 6 a 8 de novembro, acontecerá o 1º Congresso de Biodiersidade e Biotecnonolgia da Amazônia (CBBA), em Manaus (AM), junto com o IV Worshop de Interação ICTs & Empresas.

De 6 a 8 de novembro, acontecerá o 1º Congresso de Biodiersidade e Biotecnonolgia da Amazônia (CBBA), em Manaus (AM), junto com o IV Worshop de Interação ICTs & Empresas. Fonte: Site Finep(Adaptada)

Evento

As inscrições para a submissão de resumos já acabou.

Fonte: Site CBBA 2019

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Finep apoia o 1º Congresso de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia'

05/11/2019
Festival Curta Cinema 2019

Fonte do banner: Facebook Curta Cinema

Evento

O curta-metragem Revolver, de Frederico Benevides Parente e Tadeu Capistrano, foi selecionado para o Festival Curta Cinema 2019, a ser realizado de 30 de outubro a 6 de novembro, no Rio. O filme já havia sido exibido no 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

Clique aqui para ler a nota 'Revolver, curta-metragem apoiado pela FAPERJ, é selecionado para dois festivais brasileiros' publicada no site da FAPERJ Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

04/11/2019
IV Colóquio de História Antiga e Medieval

Fonte do banner: Programa de Estudos Medievais - PEM UFRJ

Evento

Gratuito. 04/11/2019
II Jornada dos ex-alunos do Instituto de Doenças do Tórax (IDT/UFRJ)

O Instituto de Doenças do Tórax convida para a II Jornada dos ex-alunos do IDT, a realizar-se no dia 29/11/2019 a partir das 8h00 no Anfiteatro Almir Fraga Valladares, Bloco N / CCS.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 04/11/2019
Trânsito de Mercúrio no Observatório do Valongo

No trânsito do dia 11/11/2019, Mercúrio, o menor de todos os planetas do Sistema Solar irá passar na frente do Sol entre os horários de 09h 36min e 15h 04min (horário de Brasília) para o Rio de Janeiro. O Observatório do Valongo da UFRJ estará aberto durante toda a ocorrência do fenômeno para recepção do público interessado na observação. Aproveite essa oportunidade para vir conhecer o Observatório do Valongo e ver, com nossos telescópios, um fenômeno que irá se repetir somente no ano de 2032.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 04/11/2019
7º Fórum da Economia da Funcionalidade e da Cooperação – Rio

O 7º Fórum da Economia da Funcionalidade e da Cooperação – Rio ocorrerá no dia 05 de novembro de 2019 às 14h, com o tema “O percurso de acompanhamento de empresas em direção à EFC“. O local é o CRAB – Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro – Praça Tiradentes, 69-71 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (endereço no Google Maps). Contaremos com a presença de Christian du Tertre, presidente do IEEFC, François Hubault, sócio fundador do Laboratório de Intervenção ATEMIS e Francisco Duarte, coordenador do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 04/11/2019
VI Semana de Biblioteconomia da UFRJ

Fonte: CABG - Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Gestão

Evento

Gratuito. Inscrições durante o evento 04/11/2019
Sessão da Cephas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Evento

Não tem submissão de trabalhos. 04/11/2019
Roda de Conversa “Olhares sobre a Educação Especial”

O GT de Educação Especial e Inclusiva do Colégio de Aplicação da UFRJ – CAp, tem o prazer de convidar à todos para uma Roda de Conversa “Olhares sobre a Educação Especial: vivências, experiências escolares, familiares e discentes” no auditório do Colégio de Aplicação UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 04/11/2019
XIX Colóquio Anual de Engenharia Química da COPPE: Ciência e Sociedade

O Programa de Engenharia Química da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizará nos dias 12, 13 e 14 de novembro seu XIX Colóquio Anual, com o tema “Ciência e Sociedade”.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Com uma proposta dinâmica, o Colóquio de 2019 pretende discutir o papel da Ciência a partir de três perspectivas: sociedade, indústria e academia; numa tentativa de ressaltar sua importância enquanto instrumento de transformação política, econômica e social. Além disso, cumpre-nos mostrar, por meio dos resultados de nossas pesquisas, como a ciência se faz presente no dia a dia das pessoas, das indústrias e da própria academia.

O intuito do evento é, portanto, resgatar a essência de um colóquio, que se traduz na conversa científica, a partir de um debate produtivo e motivador, capaz de promover o pensamento crítico e uma visão de futuro mais promissora para a ciência brasileira. Para isso, serão realizadas Mesas-redondas formadas por nomes de destaque da ciência brasileira, permitindo que a participação do público presente possa ser estimulada.

Evento

Gratuito. 04/11/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/