Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior - CNPq divulga o resultado preliminar da Chamada Nº 08/2019 Bolsas no País e no Exterior - cronograma 2
04/07/2019

Atualização de 25/09/2020:

CNPq divulga o resultado preliminar da Chamada Nº 08/2019 Bolsas no País e no Exterior - cronograma 2

Foram aprovadas 378 bolsas no país e 122 bolsas no exterior. Os proponentes devem aguardar o resultado final, após recursos, para implementar as bolsas.

Fonte: Twitter CNPq (Adaptada)

Clique aquimais informações

--------

Atualização de 26/06/2020:

Nota sobre a suspensão do resultado da Chamada de Bolsas Especiais

A evidência das incertezas ainda presentes sobre quando as atividades acadêmicas serão retomadas, não só no Brasil como em outros países, e quando as viagens nacionais e internacionais voltarão a acontecer normalmente, está no grande número que o CNPq recebeu de pedidos de prorrogação de bolsas de todas as modalidades. Para exemplificar, apenas as bolsas de mestrado e doutorado, cujas solicitações foram feitas em lote, por Programas de Pós-Graduação, dos cerca de 1400 programas, 1043 enviaram solicitação de prorrogação dos bolsistas.

Assim, considerando a impossibilidade de saber quando as atividades de pesquisa poderão voltar a ser realizadas plenamente e a mobilidade retomará à normalidade, a Diretoria Executiva do CNPq entendeu que não era adequado concluir, neste momento, o 2º cronograma da Chamada Nº 08/2019, com a divulgação do resultado. Essa chamada prevê a concessão de bolsas em dez modalidades, divididas em Bolsas no País e no Exterior que seriam implementadas entre os meses de setembro/2020 a fevereiro/2021.

Foram submetidas 2.664 propostas de bolsas no país e 1.607 propostas de bolsas no exterior, totalizando 4.271 propostas, e todo o processo de julgamento das bolsas está concluído. No entanto, como a implementação das bolsas depende da viabilidade de sua execução e, considerando que, neste momento, não há como prever quando e se essa execução será possível devido à pandemia, decidiu-se aguardar um momento mais oportuno, quando teremos um cenário mais concreto sobre a situação.

Fonte: Site CNPq

Clique aqui para ver essa nota no site do CNPq

--------------------------------------------------------

Atualização de 22/06/2020

Chamada CNPq Nº 08/2019 – Bolsas no País e no Exterior – Cronograma 2 - Informe

Em razão das limitações impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o CNPq informou que ficam suspensas, por período indeterminado, a decisão e divulgação do Resultado Preliminar da Chamada CNPq Nº 08/2019 – Bolsas no País e no Exterior – Cronograma 2.

Para saber mais, acessem http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=encerradas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8782

Fonte da notícia: Twitter CNPq (https://twitter.com/CNPq_Oficial/status/1274098767139164161)

-----------------------------------------------------------------------

Atualização de 08/04/2020

Fonte do banner: painel rotativo do site CNPq

Para mais informações, acessem http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8782

--------------------------

Atualização de 10/01/2020

A 'CHAMADA CNPQ Nº 08/2019 - BOLSAS NO PAÍS E NO EXTERIOR' está com inscrições abertas para propostas de bolsas para início entre os meses de setembro/2020 e fevereiro/2021.

O objeto dessa chamada é 'Apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior'.

Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações

-------------------------------------------------------------

Atualização de 15/07/2019

Chamada aberta para bolsas no país e no exterior

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) lançou a chamada Nª08/2019- Bolsas no País e no Exterior, com objetivo de apoiar projetos de pesquisas que visam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior. O investimento total previsto é de R$ 60 milhões.

Serão concedidas bolsas das seguintes modalidades:

No País: Pesquisador visitante, Pós-Doutorado Junior, Pós-Doutorado Sênior, Doutorado-Sanduíche no país, Pós-Doutorado empresarial e Doutorado-Sanduíche empresarial.

No Exterior: Estágio Sênior, Pós-Doutorado no Exterior, Doutorado Sanduíche no Exterior e Doutorado Pleno no Exterior.

O calendário de submissão de propostas está dividido em dois cronogramas

Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações

-------------------------------------------------------------

Atualização de 05/07/2019

Chamada Bolsas no País e no Exterior 2019 - Informe

Os formulários para submissão de propostas de bolsas no País e no Exterior da Chamada 08/2019 serão disponibilizados em breve e uma nova data limite para submissão será definida para se ajustar ao cronograma.

Fonte da notícia e do banner: Twitter CNPq

Clique aqui para mais informações

-------------------------------------------------------------

O objeto da Chamada CNPq Nº 08/2019 - Bolsas no País e no Exterior é apoiar projetos de pesquisa que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da concessão de bolsas no país e no exterior.

Fonte: Site CNPq (Adaptada)

Clique aqui para mais informações

Notícia atualizada em 15/07/2019