UFRJ lidera pesquisa nacional de alimentação e nutrição infantil
25/03/2019

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciou em 18/3 o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), iniciativa pioneira no país. A pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde vai analisar crianças de até cinco anos de idade e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Coordenado pela UFRJ, o Enani avaliará crianças quanto ao estado nutricional e no que se refere a práticas de aleitamento materno e de consumo alimentar. A fim de conferir mais relevância à pesquisa, o estudo também revelará se os pequenos têm deficiência de micronutrientes (hemoglobina, folato, zinco, selênio, ferritina, além das vitaminas A, D, E, B1, B6 e B12), cuja importância para o organismo é decisiva, já que cada vitamina e mineral proporciona uma ação específica que auxilia no perfeito funcionamento do corpo.

Com a complexidade e seriedade do estudo, que, além de ser inédito, é liderado pela maior universidade federal do país, Kac acredita que a pesquisa põe a Universidade em evidência. “Para a UFRJ, é uma grande honra estar coordenando o projeto, porque, além da visibilidade, nós estamos liderando um projeto que tem uma envergadura espetacular e potencial modificador para resolução de problemas nutricionais infantis”, conclui.

Fonte: Site UFRJ

Clique aqui para mais informações

Notícia atualizada em 26/03/2019