Avaliação da Pós-graduação
20/12/2017

Atualização de 06/07/2020:

Aberto o prazo para pedido de reconsideração

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN), referente ao ano de 2019, que recebeu 666 proposições válidas. O documento traz as 70 propostas deliberadas durante a 196ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que aconteceu virtualmente, entre os dias 22 e 26 de junho.

Agora, as pró-reitorias, ou unidades equivalentes das instituições de ensino superior, têm até a data definida para pedirem reconsideração ao resultado da primeira análise, pela Plataforma Sucupira. Esse prazo engloba todo o processo de pedido do coordenador e homologação pelo setor responsável. A Diretoria de Avaliação da CAPES publicou um documento com as orientações e o passo a passo sobre o procedimento da solicitação.

A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu. Após o resultado final de aprovação dos novos cursos, o Conselho Nacional da Educação (CNE) autoriza e reconhece sua implantação, sendo a homologação feita em seguida pelo Ministério da Educação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para mais informações

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Atualização de 19/06/2020 (atualizada em 22/06/2020):

Ofício PR-2/UFRJ nº 23079.0233/2020 à CAPES que trata sobre a Portaria nº 71 que cria a Comissão Especial destinada a propor e atualizar a classificação de áreas de avaliação no âmbito da CAPES

O Gabinete PR-2/UFRJ informa que, no dia 18/06/2020, a PR-2 encaminhou à CAPES o ofício nº 23079.0233/2020 que trata sobre a Portaria nº 71 que cria a Comissão Especial destinada a propor e atualizar a classificação de áreas de avaliação no âmbito da CAPES.

Clique aqui para acessar na íntegra esse ofício

Fonte: Gabinete PR-2/UFRJ

CARTA ABERTA dos três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da CAPES ao Presidente da CAPES Professor Benedito Aguiar/ao Conselho Superior – CAPES/ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CAPES

Os três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da CAPES - Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, Colégio de Ciências da Vida e Colégio de Humanidades – organizaram reuniões específicas para discussão do Relatório 2019 da Comissão especial de acompanhamento do PNPG, divulgado no site da Capes em final de maio de 2020. Os debates partiram da comparação entre os relatórios elaborados pelas comissões especiais de acompanhamento do PNPG de 2018 e 2019, e do confronto das propostas com o que já vem sendo realizado em termos de avaliação dos PPG.

Fonte da carta: Gabinete PR-2

Fonte do texto: Carta aberta em questão (Adaptada)

Clique aqui para acessar na íntegra a referida carta aberta

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Atualização de 16/06/2020

Programas terão orientação ao vivo para preencher dados da avaliação - Evento próximo

Depois de amanhã, dia 18, os Programas de Pós-graduação (PPGs) terão apoio para preencher os dados de produção intelectual na Plataforma Sucupira. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai orientar a inclusão das informações em transmissão ao vivo, entre 14h e 18h, no canal CAPES_Oficial, no YouTube.

Os técnicos da Diretoria de Avaliação explicarão como deve ser feito o preenchimento dos formulários sobre a produção de livros e produtos técnico-tecnológicos, artísticos e audiovisuais. Em seguida, as dúvidas restantes dos PPGs serão respondidas.

Os formulários foram atualizados pelos grupos de trabalho dedicados ao aperfeiçoamento do processo de informação e classificação de produtos. Com isso, novos campos foram adicionados, como o espaço para anexar a íntegra ou parte do produto para a avaliação qualitativa. Um documento com as orientações está disponível para a consulta e traz observações a serem seguidas pelos PPGs.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 09/06/2020

CAPES vai orientar preenchimento de dados da avaliação ao vivo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vai transmitir ao vivo na quinta-feira, 18, orientações para os Programas de Pós-Graduação (PPGs) sobre a inclusão de dados de produção intelectual na Plataforma Sucupira. A transmissão será entre 14h e 18h, no canal CAPES_Oficial no YouTube.

A equipe técnica da Diretoria de Avaliação explicará como fazer o preenchimento dos formulários sobre a produção de livros e produtos técnico-tecnológicos, artísticos e audiovisuais. Durante a transmissão, serão respondidas dúvidas dos PPGs.

Um documento com as orientações está disponível para a consulta e traz observações a serem seguidas pelos PPGs.

Clique aqui para mais informações

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 02/06/2020:

Divulgadas propostas para avaliação multidimensional

Solicitadas em 2019, as recomendações abordam o aprofundamento do Modelo Multidimensional da Pós-graduação no Brasil

A Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) apresentou ao Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um relatório com propostas para melhorar o Modelo de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil.

O PNPG é um importante instrumento de gestão da CAPES, uma vez que define metas a serem alcançadas pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Para Benedito Aguiar, presidente da Coordenação, o seu acompanhamento de forma sistemática “permite o eventual redirecionamento de políticas e a devida implementação de estratégias específicas, em adequação à dinâmica natural das demandas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no País”.

Jorge Audy, presidente da Comissão, explicou que o documento entregue “apresenta as diretrizes e as linhas gerais para a definição e execução dos indicadores de cada uma das cinco dimensões avaliativas, além de um conjunto de recomendações complementares”.

Conforme o modelo multidimensional de avaliação proposto, a pós-graduação será analisada com base em cinco aspectos: formação de pessoal, pesquisa, inovação e transferência de conhecimento, impacto na sociedade e internacionalização.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 21/05/2020:

Clique aqui para ler na íntegra a notícia publicada no site CAPES 'Publicado o resultado da Avaliação de Cursos Novos '

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Atualização de 19/05/2020:

Conselho Técnico avalia propostas de cursos novos

Conselho Técnico-Científico da Educação Superior analisa propostas de cursos novos, referentes ao calendário 2019. Resultado está previsto para sair no próximo dia 22.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 08/05/2020:

Clique aqui para ler na íntegra a notícia publicada no site CAPES 'Conselho Técnico-Científico faz reunião virtual '

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Atualização de 30/04/2020:

A PORTARIA Nº 55, DE 29 DE ABRIL DE 2020 (Ministério da Educação/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Gabinete) dispõe sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no país da CAPES, no âmbito dos programas e acordos de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País, e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020.

Fonte: DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (Adaptada)

Clique aqui para acessar a referida portaria na íntegra

Clique aqui para ler na íntegra a notícia publicada no site CAPES 'CAPES prorroga a duração das bolsas de mestrado e doutorado'

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Atualização de 20/04/2020:

CAPES publica novas datas do calendário de avaliação

A submissão de Propostas de Cursos Novos está suspensa. Mudanças são em decorrência da pandemia do coronavírus

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) prorrogou até 5 de junho o prazo para as universidades enviarem os documentos sobre a produção dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) pelo sistema Coleta. A alteração foi enviada nesta segunda-feira, 20, às Instituições de Ensino Superior (IES) por meio de ofício. Também foi assinada a Portaria nº 49, que será publicada no Diário Oficial da União da próxima quarta-feira, com as novas datas e a suspensão da Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN).

Os coordenadores de PPGs terão até 5 de junho para enviar as informações pelo Coleta. A data de chancela dos dados pela pró-reitoria é 12 de junho, enquanto os pedidos para mudança de área de avaliação ou modalidade vão de 5 a 30 de setembro. A submissão de propostas à CAPES, que teria início em maio, está suspensa.

A alteração nas datas do calendário de atividades da Avaliação faz parte das ações da Coordenação para reduzir os impactos da atual pandemia no sistema de pós-graduação brasileiro. A mudança nos prazos atende à demanda dos PPGs, levando em consideração a paralisação das atividades das universidades brasileiras. Todo ano as IES informam à CAPES sobre a produção de cada PPG. Os dados são usados como base para a Avaliação dos cursos, feita a cada quatro anos.

APCN

Para que um novo curso de mestrado ou doutorado seja criado, as instituições têm que enviar a CAPES um documento chamado APCN. As propostas passam por análises para saber se a instituição atende aos requisitos para a criação do novo curso. Entre os critérios analisados estão inovação, quantidade de professores e a demanda pela criação do curso. As análises feitas pela Coordenação são enviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE), que aprova ou não a criação do curso.

Avaliação Quadrienal

Cabe à CAPES a função de avaliar continuamente os mais de 7 mil cursos de pós-graduação distribuídos em mais de 350 IES. A cada quatro anos os dados sobre os PPGs são consolidados e geram notas de 3 a 7. Os programas 6 e 7 são considerados de excelência.

Desde 2017 o modelo de avaliação passa por estudos e será modificado a partir do próximo ciclo, com início em 2021. Será adotado o modelo multidimensional, avaliando cinco dimensões: Formação, Pesquisa, Transferência de Conhecimento / Inovação, Internacionalização / Inserção Regional e Impacto na Sociedade.

Confira as novas datas para o Coleta:

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para mais informações

Clique aqui para ler a notícia 'CAPES publica novas datas do calendário de avaliação' da página da PR-2

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Atualização de 16/04/2020:

Análise das fichas de avaliação de cursos

Os procedimentos para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) continuam na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde a última semana, grupos compostos por representantes dos Colégios da Vida, Exatas e Humanidades, das áreas de avaliação e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) analisam, por videoconferência, fichas de avaliação de dezoito áreas.

As discussões desta semana são preparatórias para a próxima reunião do CTC-ES, marcada para o dia 22 de abril, e analisam doze fichas que passaram pelo colegiado em março. A discussão dos documentos conta com os coordenadores de cada área, dois relatores e dois membros do CTC-ES, que vai levar as informações para que o colegiado possa deliberar sobre a aprovação. O Conselho é o órgão da CAPES responsável pela aprovação das fichas de avaliação.

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)

Clique aqui para mais informações

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Atualização de 27/03/2020:

Clique aqui para ver o Ofício Circular nº 10/2020-DAV/CAPES (Assunto: Medidas adotadas pela CAPES em virtude da pandemia do novo coronavírus)

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Atualização de 20/03/2020:

A CAPES alterou o calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para o ano de 2020 por meio da PORTARIA CAPES Nº 37, DE 19 DE MARÇO DE 2020

Fonte: CAPES (Adaptada)

A PORTARIA CAPES Nº 37, DE 19 DE MARÇO DE 2020, altera o calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para o ano de 2020.

Para ver a PORTARIA Nº 37, DE 19 DE MARÇO DE 2020, para ver o referido calendário após a alteração e para mais informações, acessem http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-37-de-19-de-marco-de-2020-249026065

Clique aqui para acessar a notícia 'CAPES prorroga prazos e recomenda a suspensão de bancas presenciais' publicada pela CAPES no dia 20/03/2020

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Atualização de 10/03/2020

192ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES)

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) fez a 192ª reunião. A abertura do evento foi marcada pela presença de Benedito Aguiar, presidente da CAPES, que participou pela primeira vez do encontro.

“Estou consciente que só vamos avançar se tivermos um trabalho com a participação da nossa comunidade. Os atores representantes dos seus vários segmentos – sejam acadêmicos ou não acadêmicos –, são fundamentais”, afirma Aguiar.

Entre a pautas da reunião estão a análise de fichas de avaliação de algumas áreas e propostas de cursos novos.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 20/02/2020

Comissão entrega relatório sobre Avaliação Multidimensional

Um relatório com recomendações para o novo modelo de avaliação da pós-graduação brasileira foi entregue a Benedito Aguiar, presidente da CAPES, pela Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional da Pós-Graduação (2011-2020), após reunião na sede da Coordenação.

O presidente destacou que esse parecer é “muito importante, porque vai permitir pensar a pós-graduação para os próximos anos. Para elaboração do novo decênio para a nossa pós-graduação”. Após análise, o relatório deve ser apresentado ao Conselho Superior da CAPES.

O documento traz “todas as consequências e características que acompanham a implantação do modelo multidimensional de avaliação da pós-graduação stricto sensu para o quadriênio 2021-2024”, conforme explicou Jorge Audy, presidente da Comissão.

Durante o encontro, a equipe apresentou os trabalhos desenvolvidos ao longo dos seus dez anos, cuja função central é observar a evolução de indicadores. “Nossa previsão é, em dezembro, entregarmos ao presidente da CAPES e ao Conselho Superior relatório que analisa o comportamento das 10 áreas definidas no PNPG”, explicou Audy.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 24/01/2020

Vejam por meio dos links abaixo o Ofício Circular nº 1/2020-DAV/CAPES(Assunto: Adequação Regimento Interno - Programas em Formas Associativas) e o Ofício Circular nº 2/2020-DAV/CAPES (Assunto: Solicitação de Início de Funcionamento de Cursos Aprovados por APCN - Calendário 2019).:

Links dos arquivos:

Clique aqui para ver o Ofício Circular nº 1/2020-DAV/CAPES

Clique aqui para ver o Ofício Circular nº 2/2020-DAV/CAPES

Fonte: CAPES (Adaptada)

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Atualização de 08/01/2020

CAPES divulga relatórios para melhorar a avaliação de programas

A CAPES publicou o relatório final de três Grupos de Trabalho (GT) para aperfeiçoar o aprimoramento da avaliação da pós-graduação. Os estudos divulgados abordam os temas: Impacto e Relevância Econômica e Social, Internacionalização e Inovação e Transferência de Conhecimento.

Coordenados pela Diretoria de Avaliação (DAV), os relatórios fazem parte de uma série de estudos da CAPES para implementar o formato de avaliação multidimensional a partir de 2021.

Impacto e Relevância

O GT sobre Impacto e Relevância Econômica e Social analisou conceitos para propor indicadores para o sistema de avaliação. O trabalho foi estruturado em sete etapas e teve a participação de especialistas convidados. Ao longo do processo, coordenadores das 49 áreas de avaliação responderam a um questionário para ajudar a desenvolver o estudo.

Internacionalização

Os trabalhos sobre Internacionalização tiveram como objetivo definir, de maneira uniforme, conceitos, variáveis e indicadores para os programas de pós-graduação (PPGs) de todas as áreas de avaliação.

O GT sugere que essas áreas adotem quatro dimensões gerais de Internacionalização relacionadas à formação de pós-graduação: pesquisa, mobilidade e atuação acadêmica, produção intelectual e condições institucionais.

Transferência de Conhecimento

O grupo de trabalho sobre Inovação e Transferência de Conhecimento avaliou o conhecimento produzido, organizado e levantado no âmbito dos PPGs, e que, efetivamente, foi transferido para a sociedade. O grupo usou como base 21 produtos técnicos identificados pelo GT de Produtos Técnicos. Um glossário com definições no campo da inovação, tecnologia e empreendedorismo foi criado. No contexto da transferência de conhecimento, o grupo elaborou uma classificação dos produtos técnicos relevantes para as 49 áreas de avaliação.

Ao todo, nove grupos de trabalho foram criados para desenvolver estudos e proposições para aprimorar o processo e instrumentos relacionados à avaliação da pós-graduação. 

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para mais informações e para conferir os relatórios

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Atualização de 18/12/2019

CTC-ES realiza última reunião do ano

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) realizou na sede da CAPES, em Brasília, a 191ª reunião de sua história e última de 2019, entre os dias 11 e 13 de dezembro. Durante o ano houve nove reuniões. No último encontro, foram analisadas propostas de cursos novos (APCN) e fichas de avaliação elaboradas pelas áreas de conhecimento.

Ao fazer uma retrospectiva do ano, Sônia Báo, diretora de Avaliação, destacou a realização do Seminário de Meio-termo e o acompanhamento dos grupos de trabalho da Avaliação Multidimensional, que será implementada no próximo ciclo.

“Foi um ano muito produtivo do CTC-ES. Finalizamos a análise dos APCN de 2017 e 2018 e iniciamos a avaliação das propostas de 2019”, afirmou Báo. Apenas neste ano, foram recebidas cerca de 700 novas propostas de APCN, que estão em análise pela CAPES.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 02/12/2019

Propostas de novos cursos de pós-graduação são analisadas no CTC

A CAPES divulgou o resultado das propostas de cursos novos analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). As propostas enviadas foram analisadas durante a 190ª reunião do CTC-ES, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro de 2019.

O calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para 2020 foi publicado nesta quarta-feira, 27, no Diário Oficial da União. A Portaria nº 252 de 2019 estabelece os prazos finais do Coleta, a submissão de propostas para Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN) e a Mudança de Área Básica, de Avaliação ou Modalidade.

Algumas PROPOSTAS ACADÊMICAS cuja Instituição de Ensino é a UFRJ aparecem no resultado citado acima (1° Análise).

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 29/11/2019

Diretoria de AvaliaçãoI(CAPES) divulga calendário de atividades para 2020

O calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para 2020 foi publicado nesta quarta-feira, 27, no Diário Oficial da União. A Portaria nº 252 de 2019 estabelece os prazos finais do Coleta, a submissão de propostas para Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN) e a Mudança de Área Básica, de Avaliação ou Modalidade.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 23/10/2019

Avaliação medirá impacto social e inserção regional das pesquisas

Atuando na modernização do Sistema de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) desde 2017, a CAPES pretende substituir o atual modelo de análise de Formação e Pesquisa, por um mais amplo, o multidimensional. Este novo padrão analisará cinco dimensões: Formação, Pesquisa, Transferência de Conhecimento/Inovação, Internacionalização/Inserção Regional e Impacto na Sociedade. O trabalho conjunto entre o Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) e a Diretoria de Avaliação (DAV) permitirá executar o novo modelo no próximo ciclo de avaliação, que tem início em 2021.

Nove grupos de trabalho foram criados para melhorar o sistema: Revisão da Ficha de Avaliação, Autoavaliação, Classificação de Livros, Internacionalização, Impacto e Relevância Econômica e Social, Inovação e Transferência de Conhecimento além dos Qualis de Periódicos Referência, Técnico/Tecnológico e Artístico, Cultural e Classificação de Eventos.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Avaliação medirá impacto social e inserção regional das pesquisas' publicada no site da CAPES

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Atualização de 02/10/2019

CAPES apresenta à academia modelo de avaliação multidimensional

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) de todo o Brasil é uma das principais tarefas da CAPES. Para melhorar ainda mais o consolidado sistema de pós-graduação, um novo modelo está em estudo pela coordenação.

Para o próximo ciclo da Avaliação Quadrienal, que tem início em 2021, a CAPES planeja implementar a multidimensionalidade, que vai analisar cinco dimensões dos PPGs. Para isso, nove grupos de trabalho foram criados. O novo modelo é inspirado no sistema europeu de avaliação das instituições, o U-Multirank.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES apresenta à academia modelo de avaliação multidimensional' publicada no site da CAPES

Conselho Superior da CAPES realiza terceira reunião do ano

Ontem,dia 01/10/2019, o Conselho Superior da CAPES realizou a 3ª Reunião Extraordinária de 2019, quando foi apresentado o andamento do processo da nova avaliação da CAPES e a situação orçamentária da Coordenação. Além de um acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011 – 2020.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Conselho Superior da CAPES realiza terceira reunião do ano' publicada no site da CAPES

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Atualização de 09/09/2019

Grupos trabalham para aprimorar o sistema de avaliação

Cada vez mais a CAPES busca melhorar a forma como o sistema é analisado para que os cursos alcancem um melhor desempenho em suas produções. Depois de recomendações da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e a Diretoria de Avaliação (DAV) deram origem a criação de nove grupos de trabalho.

Os resultados servirão de base para a possível implementação de um sistema multidimensional a partir de 2021. Durante o Seminário de Meio-Termo, que vai até outubro, os participantes aproveitam para debater alguns dos temas, como a coluna específica das áreas na Ficha de Avaliação e a Autoavaliação-. Até o final deste ano todos os grupos de trabalho devem concluir os estudos.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

Clique aqui ler na íntegra a notícia 'Grupos trabalham para aprimorar o sistema de avaliação' publicada no site da CAPES

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Atualização de 20/08/2019

Coordenadores debatem fichas de avaliação

Desde 2018 a CAPES trabalha para melhorar os instrumentos de Avaliação. Naquele ano foram criados grupos de trabalho para discutir temas como autoavaliação e internacionalização, além da ficha de avaliação. No Seminário de Meio Termo, um dos principais pontos debatidos pelas 49 áreas é exatamente este documento. Composta por duas colunas – uma com critérios gerais para os programas e outra específica para cada área de avaliação – a ficha mostra os pontos avaliados.

A coluna com os critérios gerais foi aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Agora, as áreas devem propor as definições e os indicadores que sejam mais adequados em cada modalidade, acadêmica ou profissional.

Clique aqui para mais informações

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

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Atualização de 19/08/2019

Meio termo: Refletir para avançar

Durante quatro anos os Programas de Pós-graduação (PPGs) procuram melhorar a qualidade dos cursos oferecidos e aumentar suas notas na Avaliação Quadrienal. Neste processo, a autoavaliação e o compartilhamento de experiências entre os PPGs podem ajudar nesta evolução.

Durante o seminário de Meio Termo, os coordenadores dos PPGs têm a oportunidade de analisar o andamento dos programas desde a última Avaliação. A troca de experiências e a análise de indicadores ajuda nesta dinâmica desde os programas de excelência até os que ainda se encontram em fase de implementação e consolidação.

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Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

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Atualização de 13/08/2019

Seis áreas se reúnem no primeiro dia do Meio Termo

Analisar os Programas de Pós-graduação (PPG). Esse é o principal objetivo do Seminário de Meio Termo, que começou nesta segunda-feira, 12, na CAPES. Sônia Báo, diretora de Avaliação, recepcionou cerca de 400 coordenadores de PPG das áreas de Artes, Materiais, Ciências Biológicas III, Psicologia, Odontologia e Geografia.

Durante a abertura do evento, Sônia Báo falou sobre a evolução da pós-graduação no Brasil nos últimos anos. Ela destacou a necessidade de buscar uma avaliação mais justa, com formato multidimensional, observando critérios como produção científica, ensino e aprendizagem, relevância, internacionalização, e inovação e transferência de conhecimento.

Até a próxima quarta-feira, as áreas reunidas vão discutir sobre as novas fichas de avaliação, os indicadores e analisar a evolução dos programas. O Seminário funciona como uma etapa preparatória para a próxima Avaliação Quadrienal.

Clique aqui para mais informações

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

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Atualização de 08/08/2019

Seminário de Meio Termo começa hoje

O Seminário de Meio Termo começa nesta semana e a CAPES se prepara para receber coordenadores de áreas e de todos os Programas de Pós-Graduação (PPGs). Para segunda-feira, 12, primeiro dia do evento, são esperados mais de 400 coordenadores de vários cantos do Brasil.

Entre agosto e outubro, as 49 áreas de avaliação vão se reunir para uma análise prévia dos PPGs, seguindo um calendário da Diretoria de Avaliação. O Seminário serve de base para os PPGs identificarem em quais pontos tiveram evolução na qualidade e em quais podem melhorar. A CAPES fornece um painel de indicadores e orienta as áreas sobre o que espera para a melhora da qualidade da pós-graduação como um todo.

Este ano, as áreas vão discutir também as novas fichas de avaliação para a próxima Avaliação Quadrienal. As fichas propostas serão enviadas para aprovação no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior..

Clique aqui para mais informações

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

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Atualização de 08/08/2019

Mudanças na Avaliação são apresentadas para o CNE

Na reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE), que ocorreu ontem,foi apresentada uma análise da pós-graduação brasileira e as mudanças no sistema de Avaliação.

Clique aqui para mais informações

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

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Atualização de 25/07/2019

Nota sobre o Qualis

A CAPES informa que em 18/07/2019 foi disponibilizada para os coordenadores de área uma planilha preliminar como parte do processo de construção do Qualis Referência.

Esta planilha, entre outros indicadores, deverá ser analisada pelos coordenadores de área em conjunto com seus coordenadores de Programas de Pós-Graduação. Esta análise deverá ocorrer durante os Seminários de Meio-Termo – que acontecem nos meses de agosto e setembro – para posterior divulgação do resultado final com os devidos ajustes, caso sejam necessários, na Plataforma Sucupira.

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Nota sobre o Qualis' que saiu no site da CAPES

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

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Atualização de 22/07/2019

Clique aqui para conferir o Ofício nº 6/2019-CGAP/DAV/CAPES (Assunto Aprimoramento do processo de avaliação da pós-graduação e esclarecimentos a respeito do Qualis Periódico e avaliação da produção intelectual)

Fonte: CAPES

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Atualização de 19/07/2019

CAPES melhora ferramentas de avaliação da pós-graduação

Por meio da Diretoria de Avaliação, em 2018, a CAPES deu início ao aprimoramento dos instrumentos utilizados na avaliação da pós-graduação brasileira, com foco na qualidade da formação de doutores e mestres.

As mudanças seguem as recomendações apontadas no relatório da Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2011-2020) e estão sendo debatidas com a comunidade acadêmico-científica, por meio de Grupos de Trabalho.

Em 2019, uma nova metodologia foi apresentada às áreas de avaliação, quanto ao Qualis Periódicos. Essa nova fórmula busca critérios mais objetivos que permitam uma comparação mais equilibrada entre áreas de avaliação, atentando-se também para a internacionalização.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia publicada no site da CAPES 'CAPES melhora ferramentas de avaliação da pós-graduação'

Clique aqui para ler na íntegra a notícia publicada no site da CAPES  'Processo de avaliação da pós-graduação é aprimorado'

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Atualização de 01/07/2019

Apresentação de propostas para novos cursos começa em 1º de julho de 2019

O processo de Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) de 2019, que estará aberto a partir de 1º de julho de 2019, é o tema da oitava edição do InfoCAPES. O Informativo, com matérias, depoimentos em vídeos e dados, traz todos os detalhes sobre esta fase de apresentação de projetos para a criação de mestrados e doutorados, tanto acadêmicos como profissionais, nas modalidades presenciais e a distância. A fase de submissão de propostas se encerra em 9 de agosto de 2019.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Apresentação de propostas para novos cursos começa em 1º de julho'

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Atualização de 25/06/2019:

APCN 2019 é destaque do InfoCAPES de junho

O processo de Avaliação das Propostas de Cursos Novos (APCN) de 2019 é o tema da oitava edição do InfoCAPES. O Informativo, com matérias, depoimentos em vídeos e dados, traz todos os detalhes sobre esta fase de apresentação de projetos para a criação de mestrados e doutorados, tanto acadêmicos como profissionais, nas modalidades presenciais e a distância.

Clique aqui para mais informações

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Atualização de 31/05/2019:

Apresentação da Profª. Sônia Nair Báo, Diretora de Avaliação da Capes,  no Foprop Regional Sudeste no dia 15/05/2019

Quinta região visitada este ano, a CAPES participou no dia 15/05/2019 da reunião do Foprop Sudeste. O evento aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo, no Rio de Janeiro.

Sônia Bao, diretora de Avaliação (DAV) da CAPES, apresentou aos pró-reitores e convidados uma série de iniciativas que a DAV tem desenvolvido para aprimorar o processo de avaliação.

Fontes da notícia: PR-2 e CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

Clique aqui acessar a apresentação da Profª. Sônia Nair Báo, Diretora de Avaliação da Capes,no Foprop Regional Sudeste no dia 15/05/2019

Clique aqui ler a notícia 'CAPES participa de reunião do Foprop Sudeste' na íntegra

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Atualização de 06/05/2019:

Portaria modifica prazo para submissão de APCN

A CAPES publicou , no Diário Oficial da União, a portaria nº 93 de 2019 que altera o Calendário de Atividades da Diretoria de Avaliação para este ano. O documento modifica o prazo de submissão de Propostas de Cursos Novos (APCN) e do Seminário de Meio Termo, regulados anteriormente pela portaria nº 250 de 2018.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES Adaptada)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

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Atualização de 29/04/2019:

Aprimoramentos dos Instrumentos de Avaliação da CAPES - Classificação de Livros

De acordo com o Ofício Circular nº 6/2019 da Divisão de Avaliação da CAPES, o Conselho Técnico Cientifico da Educação Superior (CTC-ES), em sua 184ª reunião, realizada entre os dias 27 a 29 de março do corrente ano, aprovou o Relatório de Classificação de Livros.

O relatório, que figura como iniciativa de aprimoramento e atualização dos instrumentos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, pode ser consultado pelo seguinte link:

http://uploads.capes.gov.br/files/classificacao_livros_ap.pdf

Fontes: PR-2/UFRJ e CAPES

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Atualização de 24/04/2019:

Modelo de Avaliação é tema do primeiro encontro da Comissão do PNPG

A Comissão Especial do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) reuniu-se nessa quarta-feira, 17, na CAPES. Este foi o primeiro encontro de seus membros em 2019. Constituída por 12 integrantes, representantes da comunidade acadêmica e de entidades educacionais, a comissão foi recomposta em março deste ano pela portaria nº 58 de 2019.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

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Atualizações de 27/03/2019:

CAPES atualiza portaria que regulamenta mestrado e doutorado profissionais

A CAPES publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 60 de 2019, que atualiza a regulamentação sobre mestrado e doutorado profissionais. Anteriormente, os cursos profissionais eram regulados pela portaria nº 131 de 2017 que, a partir da nova publicação, deixou de vigorar.

Fonte da notícia: CCS/CAPES Adaptada (Site da CAPES)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

Mudanças na ficha de avaliação valorizam qualidade dos programas

A Diretoria de Avaliação da CAPES iniciou em 2018 ações para o aprimoramento dos instrumentos da avaliação, entre elas a alteração na ficha de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu. As mudanças tiveram como motivação principal aumentar a qualidade da formação de doutores e mestres. O novo documento foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior em dezembro de 2018 e será usado no seminário de meio termo, que acontecerá em agosto deste ano e, também, na avaliação quadrienal de 2021.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site da CAPES)

Clique aqui para ler a notícia na íntegra no Site da CAPES

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Atualização de 25/03/2019

Segue abaixo reprodução da NOTA DA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA CAPES SOBRE O REPOSITÓRIO ESPPIRAL:

''NOTA DA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA CAPES SOBRE O REPOSITÓRIO ESPPIRAL

Considerando recentes inquietações após a divulgação do Ofício Circular n. 3/2019-DAV/CAPES, a Diretoria de Avaliação vem a público esclarecer o seguinte.

A previsão de criação de um repositório teve como finalidade precípua conferir maior eficiência à avaliação qualitativa da produção da pós-graduação, uma competência regimental da DAV. Este propósito encontra-se, inclusive, explicitado no primeiro parágrafo do Ofício Circular.

Esta atividade de avaliação já ocorre rotineiramente, porém se desenvolve mediante a remessa das obras impressas. Com a implementação futura do repositório, os trâmites serão eletrônicos e muito mais ágeis, objetivos que há muito vêm sendo perseguidos pela gestão e demandados pela comunidade acadêmica.

É importante destacar que o acesso ao repositório é restrito aos avaliadores, como determina o item 5 do Ofício Circular, acesso esse que apenas reproduzirá rigorosamente o acesso de que os avaliadores dispõem atualmente; não há qualquer hipótese de serem divulgados conteúdos mediante condutas que possam gerar violações a direitos autorais.

Compreende-se, contudo, que a interpretação dos documentos publicados tenha gerado dúvidas e, consequentemente, conclusões equivocadas em relação aos propósitos da ferramenta.

Por este motivo, a Diretoria de Avaliação vai rever a redação dos materiais associados ao projeto, de modo a deixar claro a sua absoluta adequação à lei de direitos autorais. Neste momento, então, foi suspensa a visualização do termo de autorização para disponibilização de livros, que se encontrava como um link no Oficio enviado dia 20/03. Assim que revisto, o termo será disponibilizado novamente.

A DAV reitera, por fim, que no exercício de suas competências os direitos autorais serão sempre respeitados e preservados. Não há nenhuma previsão regulamentar ou de outra ordem que ponha em risco a proteção desses direitos no âmbito deste nem de nenhum outro programa da Instituição.

Diretoria de Avaliação da Capes''

Fonte: CAPES (Diretoria de Avaliação da Capes)

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Atualização de 25/03/2019 referente ao lançamento do repositório de produtos intelectuais da pós-graduação, denominado ESPPIRAL, no mês de março de 2019. :

Por meio do Ofício Circular nº 3/2019-DAV/CAPES, a CAPES informou que fará o lançamento do repositório de produtos intelectuais da pós-graduação, denominado ESPPIRAL, no mês de março de 2019. A demanda por esta ferramenta é proveniente de Grupos de Trabalho instituídos pela Diretoria de Avaliação que tiveram como objetivo propor instrumentos de aperfeiçoamento do modelo de avaliação.

Fonte: CAPES

Clique aqui para ler na íntegra o Ofício Circular nº 3/2019-DAV/CAPES

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Atualização de 07/03/2019 sobre Dados do Coleta - Plataforma Sucupira:

ATENÇÃO: A Diretoria de Avaliação da Capes prorrogou o prazo para o envio dos dados na Plataforma Sucupira pelos PPGs para o dia 15/03/2019. Tendo em vista que a pró-reitoria terá o mesmo prazo para efetuar a homologação, solicitamos que o envio dos dados pelos coordenadores dos programas seja feito até o dia 13/03/2019.

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Atualização de 28/12/18:

A CAPES divulgou resultado de recursos interpostos ao seu Conselho Superior. Dentre eles, consta o deferimento do recurso referente à avaliação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

Clique aqui para conferir as notas dos programas avaliados da UFRJ após o resultado dos recursos interpostos ao Conselho Superior da CAPES

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Atualização de 18/12/2018:

Clique aqui para ler a notícia CAPES sobre a divulgação dos relatórios técnicos sobre avaliação 2017 / 2018

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Atualização de 10/12/2018:

Atenção: Não percam os prazos.

Calendário PR-2/UFRJ de Avaliação da Pós-graduação

Data final de chegada à PR2 de processos de pedidos de abertura de novos cursos de Pós-graduação *15/01/2019
Data final de chegada à PR2 de processos de pedidos de Mudança de Área Básica, de Área de Avaliação ou de Modalidade  02/07/2019

*conforme resolução CEPG N° 02/2016 (http://www.pr2.ufrj.br/public/suporte/pr2/cepg/resolucaoCEPG/2016_02.pdf?1544275119)

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Atualização de 07/12/2018

Clique aqui para acessar o Boletim Sucupira nº 029

Clique aqui para acessar os Boletins Sucupira anteriores

Fonte original dos boletins: CAPES

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Atualização de 06/12/2018

Clique aqui para acessar o Tutorial (Treinamento Coleta)

Clique aqui para acessar o Manual Coleta

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Atualização de 30/11/2018

CAPES divulga calendário de atividades para 2019

Informamos que o prazo final de chegada na PR2 de processos de solicitação de criação de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, conforme a resolução CEPG 02/16, finalizou no dia 15/01/2019.

Para conhecer o calendário de atividades divulgado pela Diretoria de Avaliação para 2019 e para mais informações, http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9174-diretoria-de-avaliacao-divulga-calendario-de-atividades-para-2019

Para conhecer a RESOLUÇÃO CEPG N° 02/2016, http://posgraduacao.ufrj.br/public/suporte/pr2/cepg/resolucaoCEPG/2016_02.pdf?1543586569

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Atualização de 16/11/18

Clique aqui para ver notícia sobre a divulgação do calendário de atividades para 2019 pela Diretoria de Avaliação da CAPES

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Atualização de 05/10/18

A CAPES divulgou resultado de recursos interpostos ao seu Conselho Superior. Dentre eles, consta o deferimento dos recursos referentes à avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Economia Política Internacional e Letras (Letras Clássicas).

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Atualização de 16/08/18

A CAPES divulgou resultado de recursos interpostos ao seu Conselho Superior. Dentre eles, consta o deferimento do recurso referente à avaliação do Programa de Pós-Graduação História das Ciências das Técnicas e Epistemologia (HCTE).

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A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou os resultados dos pedidos de reconsideração feitos pelos programas de pós-graduação stricto sensu após a a 1ª etapa da Avaliação Quadrienal 2017.

Clique aqui para ver a notícia no site da CAPES

Clique aqui para conferir as notas dos programas avaliados da UFRJ após o resultado dos pedidos de reconsideração

Leiam também a notícia publicada 'Avaliação Quadrienal 2017 da CAPES' acessando o link http://posgraduacao.ufrj.br/noticia/1418