Avaliação da Pós-graduação
20/12/2017

Atualização de 15/09/2020:

Conselho Técnico-Científico realiza 198ª reunião

A 198ª Reunião do Conselho Técnico-Científica da Educação Superior (CTC-ES) acontece virtualmente essa semana. No primeiro dia, Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ouviu questionamentos e esclareceu dúvidas dos integrantes do grupo.

Na pauta estão assuntos como o Calendário da Avaliação, a discussão dos critérios avaliativos dos Programas de notas 6 e 7, o Qualis, entre outros temas pertinentes à Avaliação da Pós-Graduação.

O CTC-ES é um colegiado formado por diretores da CAPES e representantes de cada uma das grandes áreas do conhecimento e de associações de relevância para pós-graduação brasileira.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 30/07/2020:

Atenção: As datas citadas nessa atualização podem sofrer alterações posteriores que devem ser acompanhadas diretamente no site da CAPES.

Conselho Técnico e Científico discute calendário de avaliação

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) debateu, em reunião virtual, no dia 22/07/2020, as etapas preparatórias (calendário) para a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu do país, e o Qualis Referência, sistema de classificação de periódicos de produção científica da pós-graduação.

Entre as questões pendentes, e para atender aos pedidos de muitas instituições, foi deliberado que ao longo do segundo semestre deste ano será permitido aos PPG o reenvio dos dados referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019 (Recoleta). Esta ação possibilitará rever, inserir e complementar informações requeridas para a avaliação quadrienal, tornando assim mais fidedigno o desempenho de cada programa. O uso de informações mais acuradas tornará o processo de avaliação em curso mais efetivo e representativo da sua realidade.

O fim do prazo para a coleta referente ao ano de 2020 (homologação pelas pró-reitorias das instituições de ensino superior) será em março de 2021. Após o envio destes dados, os programas de pós-graduação terão uma nova data-limite para efetuar a seleção e a justificativa dos seus produtos de destaque do quadriênio. Os procedimentos são feitos pelo sistema Coleta na Plataforma Sucupira da CAPES.

O Conselho decidiu ainda adotar o Qualis-Referência — que qualifica a produção por meio do uso combinado de indicadores bibliométricos e um modelo matemático — para avaliar a maior parte dos campos de Ciências Exatas e da Vida. Para as Humanidades, haverá também uma metodologia-referência para o nivelamento, mas utilizando o índice “h” como predominante, facultando também a subdivisão em subáreas e em idiomas dos periódicos, em conformidade com os diferentes áreas. Por fim, delimitou-se o percentual mínimo de 50% do total de publicações para definir a área-mãe de um periódico.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, enfatizou o impacto do coronavírus no sistema educacional. “Trouxemos sugestões que levam em consideração a pandemia, esse momento atípico que temos vivido em 2020”, disse. Também participaram do encontro Sérgio Avellar, diretor substituto de Avaliação da Coordenação, e coordenadores das áreas de avaliação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 17/07/2020:

Cursos Novos: termina em breve prazo para recurso e reconsideração

Termina em breve o prazo para que as instituições de ensino superior (IES) possam contestar os resultados da Análise das Propostas de Cursos Novos (APCN), referentes ao ano de 2019, deliberadas na 196ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).

O pedido de reconsideração à primeira análise pode ser feito pela Plataforma Sucupira. As pró-reitorias ou departamentos equivalentes nas IES devem seguir as orientações repassadas pela Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Já as propostas que tiveram seus pedidos de reconsideração negados durante a reunião do CTC-ES podem apresentar seus recursos à presidência da CAPES até a data limite definida, conforme estabelece a Portaria n° 185, via correios ou pelo e-mail recursos@capes.gov.br.

Cursos Novos

A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu. Após o resultado final de aprovação dos novos cursos, o Conselho Nacional da Educação (CNE) autoriza e reconhece a criação. Em seguida, a homologação é feita pelo Ministério da Educação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 06/07/2020:

Aberto o prazo para pedido de reconsideração

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN), referente ao ano de 2019, que recebeu 666 proposições válidas. O documento traz as 70 propostas deliberadas durante a 196ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que aconteceu virtualmente, entre os dias 22 e 26 de junho.

Agora, as pró-reitorias, ou unidades equivalentes das instituições de ensino superior, têm até a data definida para pedirem reconsideração ao resultado da primeira análise, pela Plataforma Sucupira. Esse prazo engloba todo o processo de pedido do coordenador e homologação pelo setor responsável. A Diretoria de Avaliação da CAPES publicou um documento com as orientações e o passo a passo sobre o procedimento da solicitação.

A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu. Após o resultado final de aprovação dos novos cursos, o Conselho Nacional da Educação (CNE) autoriza e reconhece sua implantação, sendo a homologação feita em seguida pelo Ministério da Educação.

Fonte: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

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Atualização de 19/06/2020 (atualizada em 22/06/2020):

Ofício PR-2/UFRJ nº 23079.0233/2020 à CAPES que trata sobre a Portaria nº 71 que cria a Comissão Especial destinada a propor e atualizar a classificação de áreas de avaliação no âmbito da CAPES

O Gabinete PR-2/UFRJ informa que, no dia 18/06/2020, a PR-2 encaminhou à CAPES o ofício nº 23079.0233/2020 que trata sobre a Portaria nº 71 que cria a Comissão Especial destinada a propor e atualizar a classificação de áreas de avaliação no âmbito da CAPES.

Clique aqui para acessar na íntegra esse ofício

Fonte: Gabinete PR-2/UFRJ

CARTA ABERTA dos três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da CAPES ao Presidente da CAPES Professor Benedito Aguiar/ao Conselho Superior – CAPES/ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CAPES

Os três Colégios que organizam as 49 Áreas de avaliação da CAPES - Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, Colégio de Ciências da Vida e Colégio de Humanidades – organizaram reuniões específicas para discussão do Relatório 2019 da Comissão especial de acompanhamento do PNPG, divulgado no site da Capes em final de maio de 2020. Os debates partiram da comparação entre os relatórios elaborados pelas comissões especiais de acompanhamento do PNPG de 2018 e 2019, e do confronto das propostas com o que já vem sendo realizado em termos de avaliação dos PPG.

Fonte da carta: Gabinete PR-2

Fonte do texto: Carta aberta em questão (Adaptada)


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