PR-2

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Universidade Federal do Rio de Janeiro



BOLETIM INFORMATIVO DA PR-2

22º boletim informativo (Distribuído em 13/04/2018)

Editais e Chamadas
Públicas

A 'CHAMADA CNPq/MS-SCTIE-Decit Nº 01/2018 - Pesquisas em Resistência aos Antimicrobianos' está com as inscrições abertas

Esta chamada visa apoiar projetos de pesquisa de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da resistência aos antimicrobianos, que possam contribuir de modo efetivo para o avanço do conhecimento, formação de recursos humanos, geração de produtos e aprimoramento da vigilância à saúde, bem como subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira.

Fonte: Site CNPq

[leia mais...]

Financiamento de Pesquisa na Área da Saúde

Oportunidades de financiamento de pesquisa na área da saúde.

Fonte: Sistema Financiar

[leia mais...]

A chamada pública para submissão de artigos na Revista do Arquivo, edição de número 7, está com inscrições abertas

O Arquivo Público do Estado de São Paulo divulga chamada pública para submissão de artigos na Revista do Arquivo, edição de número 7, e que será lançada no mês de Outubro de 2018. O tema desta edição será “Governança nos arquivos: Desafios para a Gestão e a memória”.

Fonte: E-mail vindo do Arquivo Público do Estado de São Paulo

[leia mais...]

A Revista PGPU (PR-4/UFRJ) acaba de abrir novas chamadas públicas para seleção de pareceristas e publicação de trabalhos.

A Revista PGPU convida profissionais de todo o país com titulação mínima de graduação e experiência e/ou pesquisa na área de Gestão Pública e que tenham interesse e disponibilidade em colaborar gratuitamente com o processo de avaliação de trabalhos técnico-científicos a participarem de nosso processo de seleção de pareceristas.

Fonte: E-mail vindo da Revista PGPU

[leia mais...]

1º Prêmio ANS - Concurso de Monografia sobre Saúde Suplementar

Estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio ANS: Concurso de Monografias. Uma realização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a iniciativa irá premiar os melhores trabalhos desenvolvidos sobre os seguintes temas: Regulação Econômico-Financeira na Saúde Suplementar, Regulação Assistencial na Saúde Suplementar e Direito em Saúde Suplementar.

Fonte: E-mail vindo da Enap

[leia mais...]

Tenure Track Pilot Programme

Oportunidade de bolsa para jovens pesquisadores com o objetivo de dar suporte na formação de grupos de pesquisa independentes e na aquisição de pré-requisitos e habilidades para a atuação dos mesmos no mercado de trabalho.

Fonte: Site Euraxess

[leia mais...]

Notícias UFRJ

UFRJ celebra dez anos do campus Macaé

Histórias de pessoas e projetos, relatos de desafios e sonhos deram o tom da cerimônia que celebrou os dez anos do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira, na segunda-feira, 26/3. O evento foi marcado por homenagens ao ex-reitor, que dá nome ao campus, e também pelo lançamento de uma exposição sobre Aloisio.

Fonte: Site UFRJ

[leia mais...]

Notícias de outras
instituições

Reportagem 'Os desafios éticos dos avanços tecnológicos' fala sobre o projeto de pesquisa internacional Sienna que conta com a participação da UFRJ

Leia na íntegra a reportagem que originalmente foi publicada em Rio Pesquisa, Ano XI, Nº 41 (dezembro de 2017) e que fala sobre o projeto de pesquisa internacional Sienna.

“O objetivo do projeto é avaliar as implicações éticas e sociais do uso das novas tecnologias, em três eixos temáticos: genética, inteligência artificial e ‘aprimoramento humano’. Ainda não existe uma padronização internacional de legislação para essas inovações. Daí a necessidade de se estabelecer um projeto coletivo, pois não adianta um país estabelecer uma lei rígida e outros não, já que as empresas migram em busca de uma legislação mais branda”, explica Maria Clara, que coordena o estudo na UFRJ, lembrando que a universidade é a única instituição nas Américas que integra o projeto, além do Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade, que integra a Escola de Direito da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Mudança de conduta: protetores solares excluem parabenos de suas fórmulas

Muito se fala das consequências da exposição ao sol e dos riscos de câncer de pele. A recomendação dos dermatologistas é para o uso diário de protetor solar, sobretudo para os que têm pele muito clara. Em alguns países da Europa, no entanto, muitos fabricantes estão mudando a formulação de seus produtos e deles excluindo os parabenos, usados como conservantes. Segundo o farmacêutico Bryan Hudson Hossy, recém-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciências Farmacêuticas pela mesma universidade e doutorando "Nota Dez", da FAPERJ, essa restrição, cada vez mais adotada mundialmente, também deveria ser seguida no Brasil, já que o uso repetido e constante dessas substâncias pode deixar danos na pele humana.

Fonte: Site FAPERJ

[leia mais...]

Outras notícias podem ser encontradas em: pr2.ufrj.br e na nossa página oficial no Facebook

Sugestões enviar para dinac@pr2.ufrj.br