Campanha de incentivo ao cadastramento / atualização de grupo de pesquisa no Diretório do CNPq (DGP - CNPq)
16/03/2020

A PR-2 recomenda fortemente que todos os pesquisadores da UFRJ cadastrem/atualizem seu grupo de pesquisa no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP CNPq) dada a importância e finalidades apresentadas a seguir:

O Diretório é um eficiente instrumento de intercâmbio e troca de informações para a comunidade científica, respondendo com rapidez e precisão quem é quem, onde se encontra, o que está pesquisando e o que produziu recentemente.

O Diretório é fonte inesgotável de informação para as instituições, para as sociedades científicas e para as instâncias de organização político-administrativa do país, disponibilizando uma base de dados continuamente atualizada (Base corrente) de caráter censitário que possibilita um aprofundamento do conhecimento por meio de estudos do tipo survey. Tais estudos permitirão o alcance de respostas sobre campos não cobertos pelos dados, como, por exemplo, o financiamento, a avaliação qualitativa da produção científica e tecnológica, bem como o padrão das interações entre grupos de pesquisa e o setor produtivo.

Por fim, o Diretório é também uma poderosa ferramenta para o planejamento e a gestão das atividades de ciência e tecnologia, cujas bases de dados são recorrentemente utilizadas para a realização de censos (quase sempre numa freqüência bi-anual), representando um importante papel na preservação da memória da atividade científico-tecnológica no Brasil.

ATENÇÃO: um grupo certificado que fica mais de 12 meses sem atualização passa para a situação de grupo certificado não-atualizado. Após mais 12 meses, é excluído automaticamente.

Fonte: Site Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq (Adaptada)

Para saber mais acessem, http://lattes.cnpq.br/web/dgp/ e http://www.pr2.ufrj.br/grupoDePesquisa

Para acessar o Manual do Usuário do DGP – Diretório de Grupo de Pesquisa, acessem http://lattes.cnpq.br/web/dgp/manual-do-usuario/ .

Para esclarecimento de dúvidas e/ou dificuldades para acessar os links citados, enviar email para pesquisa@pr2.ufrj.br .

Notícia atualizada em 17/03/2020