Divulgado novo edital para apoio a projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Espanha
08/08/2012

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), abre novo edital, referente ao programa Capes/DGU, fruto de parceria entre os ministérios da Educação do Brasil e da Espanha. Pelo edital serão selecionados projetos conjuntos de pesquisa para iniciarem as atividades no ano de 2013.

No Brasil, a entidade responsável pelo programa é a Capes. Na Espanha, a entidade responsável pelo programa é a Direção Geral de Universidades (DGU), vinculada ao Ministério da Educação, Cultura e Desportos (MECD).

A seleção das propostas brasileiras consistirá em quatro fases, constituídas, respectivamente de: verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas e reunião mista entre a Capes e o DGU, ou de seu representante, para decisão final.

As propostas devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes e, consequentemente, em funcionamento; contemplar, principalmente e obrigatoriamente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; ter caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; ser apresentada por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; a equipe proponente brasileira deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador.

O edital prevê apoio para três modalidades: Projeto Conjunto de Pesquisa; Missões de Trabalho; e Missões de Estudo.

As inscrições podem ser feitas até 21 de setembro exclusivamente pela página do programa na internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail dgu@capes.gov.br. A íntegra do edital está disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_040_DGU_2012.pdf.
(Ascom da Capes)