Mais de cem pessoas realizam treinamento do Portal de Periódicos durante a 64ª Reunião Anual da SBPC
01/08/2012

Na última semana, dentro da programação da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foram realizados treinamentos para o uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento acontece na capital maranhense, São Luís. Participaram da capacitação um total de 117 pessoas, que aproveitaram a oportunidade para aprender como melhor utilizar a ferramenta.

A servidora da Capes Katyusha Madureira Loures de Souza apresentou o histórico do portal, que teve início em 2000. Falou como funcionava a disponibilização de periódicos científicos antes da criação da ferramenta e como o serviço facilitou o acesso a essas publicações.

Dados da evolução do portal também foram apresentados. Em 2001, o portal podia ser acessado em seu conteúdo completo por 72 instituições. Já em 2011 este número subiu para mais de 300. Com relação ao percentual de títulos disponibilizados, Katyusha explicou que depende da demanda dos usuários e das solicitações feitas por eles para compra de novos títulos e referente ao acesso ao portal, os dados também demonstram aumento. Em 2003, foram registrados 10 milhões de acessos; em 2011, o número subiu para 67 milhões.

A servidora também falou de parcerias realizadas entre a Capes, no âmbito do Portal de Periódicos, que estimulam a utilização do conteúdo disponibilizado. Uma delas é o prêmio da Systems Links, entregue esta semana à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por ter sido a instituição que mais acessou as revistas científicas Science, Signaling e Translational, além de incentivar treinamentos internos para o uso adequado do conteúdo do portal.

O portal também está em constante atualização funcional e tecnológica, com o objetivo de facilitar as buscas e contribuir para o melhor uso da ferramenta. Os participantes do treinamento tiveram a oportunidade de realizar buscas e esclarecer dúvidas durante o treinamento.

Portal de Periódicos - Por meio do Portal de Periódicos, a Capes oferece para a comunidade acadêmica brasileira o acesso a publicações atualizadas e conteúdos de alto nível, assinados com editores e associações nacionais e internacionais. O conteúdo é apresentado de forma livre e gratuita no Portal de Periódicos para as instituições de ensino e pesquisa no Brasil que atendem a alguns critérios definidos pela Capes. Atualmente, 398 instituições têm acesso ao Portal de Periódicos.

A Capes adquire, anualmente, novos títulos nas diferentes áreas do conhecimento para atender às solicitações dos usuários e renova os demais conteúdos com os editores. O Portal de Periódicos possui um grande acervo de publicações científicas, com mais de 31 mil periódicos em texto completo, 121 bases referenciais, 105 bases de livros eletrônicos, 64 bases de teses e dissertações, 57 bases de estatísticas, 34 obras de referência, 10 bases de patentes, além de normas técnicas, arquivos abertos e redes de e-prints.

Acesse o Portal de Periódicos da Capes: http://www.periodicos.capes.gov.br.
(Ascom da Capes)