Coordenadores de área da Capes e dos comitês de assessoramento do CNPq participam de reunião conjunta
04/07/2012

O objetivo do encontro foi fomentar a discussão sobre temas como avaliação; inovação, educação e popularização da ciência; qualidade da pesquisa e internacionalização; e multidisciplinaridade e interdisciplinaridade.

Os coordenadores de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os coordenadores dos Comitês de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) participaram, nesta quarta-feira (27), de reunião conjunta em Brasília.

No encontro, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães e o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, teceram considerações acerca do panorama atual do Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG), bem como suas deficiências, metas e desafios. Guimarães ressaltou a importância de ter o Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG 2011-2020) como guia das discussões e como forma de não perder o foco nos compromissos traçados. "É sempre importante relembrarmos os compromissos presentes neste PNPG e essa é uma oportunidade que temos", disse Guimarães.

O presidente destacou ainda o aperfeiçoamento da avaliação como um dos eixos do PNPG 2011-2020 e um dos assuntos centrais do encontro. "A avaliação é um exercício de bom senso. Deve-se levar em conta o que, quem e de que forma está sendo avaliado. A importância desta reunião é fornecer subsídios a essas reflexões", afirmou.

Na ocasião, o diretor de avaliação, Lívio Amaral, também apresentou dados atuais sobre o funcionamento da Capes, citando programas da diretoria de Educação a Distância, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), e da diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

A apresentação por parte do CNPq foi feita pelo diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Guilherme Sales Melo.

GTs - Além das apresentações dos representantes da Capes e do CNPq, os coordenadores participaram de grupos de trabalho, com o intuito de subsidiar os debates e os encaminhamentos ao final do encontro.
(Ascom da Capes)