Aprovado o regulamento do Programa de Doutorado Pleno no Exterior
16/12/2011

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Portaria nº 247, de 9 de dezembro, regulamentou o Programa de Doutorado Pleno no Exterior. O objetivo é complementar as possibilidades ofertadas pelos programas de pós-graduação no Brasil, de forma a buscar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível.

Espera-se que a iniciativa dê maior visibilidade internacional à produção científica e tecnológica brasileira, além de elevar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O programa objetiva, ainda, ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência.

Os candidatos poderão indicar até cinco instituições, preferencialmente em países distintos, para a realização do doutorado, sendo que a decisão será de competência exclusiva da Capes. De acordo com a agência, serão observados critérios como: melhor adequação acadêmica e a compatibilidade dos custos relativos a anuidades e taxas escolares cobradas.

A duração inicial da bolsa de doutorado é de, no máximo, 12 meses. A renovação ficará condicionada ao desempenho acadêmico do estudante, de modo que a duração total da bolsa não ultrapasse 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese.

O regulamento está disponível na íntegra neste link.