A PR-2, com o apoio da PR-1 e PR-5, divulga o documento "Diretrizes sobre Integridade Acadêmica"
17/09/2021

A PR-2, com o apoio da PR-1 e PR-5, divulga o documento "Diretrizes sobre Integridade Acadêmica", aprovado em 2015, por unanimidade, pelo Conselho para Graduados (CEPG). As Diretrizes foram elaboradas pela Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP), uma instância associada à PR-2, que atua hoje como uma câmara consultiva do CEPG. 

As "Diretrizes sobre Integridade Acadêmica", constante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ, apresenta questões centrais sobre integridade acadêmica, articuladas com documentos nacionais, como as "Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica" do CNPq e o "Código de Boas Práticas Científicas" da FAPESP, além de outros. 

Esta divulgação visa fomentar a discussão sobre integridade acadêmica, de forma ampla, na universidade, com especial atenção às atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Nesse contexto, temas como autoria e plágio, por exemplo, nessas atividades são fonte de atenção e preocupação de pesquisadores, docentes, discentes e técnico-administrativos. Fomentar uma discussão ampla sobre esses temas, bem como um olhar cuidadoso, buscando inclusive caminhos que fortaleçam a confiança nas relações que se estabelecem no ambiente de produção científica, artística e cultural na UFRJ, é compromisso de todos nós. 

Dessa forma, estimulamos que esse documento, já conhecido de muitos, promova discussões no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão e que elas sejam refletidas em um esforço conjunto para que, cada vez mais, possamos promover a integridade acadêmica em nossa comunidade universitária. 

Ressalta-se que a integridade acadêmica tem também papel central para estreitar os laços de confiança e respeito mútuos em redes colaborativas, envolvendo pesquisadores em início de carreira e/ou experientes.

Clique aqui para acessar as "Diretrizes sobre Integridade Acadêmica"

Fonte da notícia: PR2 - CTEP / UFRJ