Boletim IPPUR/UFRJ nº 47 - 02 de Junho de 2021
15/07/2021

Veja este e-mail no seu navegador.
Boletim nº 47 - 02 de junho de 2021


EVENTO

PLANO DIRETOR NO RIO DE JANEIRO: UMA VISÃO CRÍTICA

A série de encontros visa subsidiar o debate e a apresentação de propostas alternativas, tendo em vista o processo de revisão do Plano Diretor do Rio de Janeiro, iniciado em março de 2021. Os eventos, organizados pelo IPPUR/UFRJ, terão início a partir de 14 de junho e contam com o apoio do Fórum Popular do Plano Diretor do Rio de Janeiro.


EVENTO
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) promove um debate sobre o livro "A hora da estrela", escrito por Clarice Lispector (1977), no próximo dia 10 de junho, às 16h. O evento contará com a participação de Ademir Pacelli Ferreira (PUC-SP) e Alfredo Gonçalves, vice-presidente do Serviço Pastoral dos Imigrantes. Na semana seguinte, no dia 17 de junho, às 16h, o debate será sobre o filme homônimo "A hora da estrela", de Suzana Amaral (1985) e terá como convidados Luciano Ximenes Aragão (UERJ) e Maria Regina Petrus (UFRJ).

EDITAL
Visando reforçar a participação da comunidade acadêmica, o IPPUR tornou público o edital para elaboração de um projeto especial e significativo que capte a essência dos seus 50 anos. As inscrições vão até o dia 18 de junho. Não perca a oportunidade de fazer dessa história.

O ano de 2020 foi marcado por uma série de desafios e coube aos membros da Ânima Pública adaptarem sua metodologia de trabalho e as atividades de sua equipe. Com esse objetivo, a Diretoria de Projetos criou um e-book com uma temática extremamente relevante para os discentes do GPDES e para aqueles que estão no Campo de Públicas: elaboração de projetos. Levando em consideração a carência de materiais facilitados nesta área, este livro servirá para o melhor entendimento prático sobre os primeiros passos para a criação de um projeto, a partir da experiência dos membros da Empresa Júnior.

ARTIGO

As discentes do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) são as autoras deste artigo, que busca discutir as relações entre capital e território, abrangendo sua atuação nas dinâmicas urbanas através da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental. O filme "Limpam com o Fogo", dos diretores Conrado Ferrato, Rafael Crespo e César Vieira, lançado em 2016, é usado como instrumento de aproximação dessas questões na vida concreta social. As autoras ainda abordam conceitos fundamentais dos Estudos Urbanos e abrem espaço para a reflexão da influência capitalista na vida nas dinâmicas cotidianas.

LIVRO

AS METRÓPOLES E O CAPITALISMO FINANCEIRO
Organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Publicada, neste ano, pela Letra Capital e disponibilizada no site do Observatório das Metrópoles, a segunda edição do livro, organizada por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (IPPUR/UFRJ), reúne resultados de estudos do Grupo de Pesquisa Metrópole, Estado e Capital. O material permeia as mudanças do capitalismo, a partir da década de 1970, e os processos de reestruturação urbana e regional. Dentre os artigos explorados, encontra-se o estudo de caso "Grupos econômicos e acumulação urbana na cidade do Rio de Janeiro: Odebrecht e Carvalho Hosken", escrito por Lucas Faulhaber e Hipólita Siqueira (IPPUR/UFRJ).

ARTIGO

CASO DE POLÍCIA NA FLORESTA
Por Henri Acselrad
O artigo, publicado no site "A Terra é Redonda'', destaca o caráter de rejeição do governo do atual presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) à causa ambiental e seu comprometimento em relação ao encobrimento dos fatos. O autor salienta as medidas, ou falta delas, no âmbito do meio ambiente a partir do olhar nacional. A partir disso, aborda-se o contexto no qual foram reunidas, pela Polícia Federal, provas de produção ilegal de documentos por parte de madereiros, no Amazonas, que exploravam terras griladas para exploração econômica. Tendo em vista este cenário, o professor do IPPUR apresenta uma análise política da dinâmica de poderes dentro do Executivo Federal e como as forças de mercado podem se contrapor ao interesse de preservação ambiental.

CONCURSO
EPISÓDIOS PARA PRODUÇÃO DE PODCAST

O concurso "Ações Pública para o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça: experiências nacionais, subnacionais e internacionais" tem como objetivo divulgar experiências inovadoras e os desafios encontrados sobre o tema no Brasil e no mundo. As inscrições devem ser realizadas até 11 de junho e estão abertas a estudantes e recém-egressos de graduação do Campo de Públicas e afins.

EVENTO
VI FÓRUM DO PPG EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
Acontece, entre os dias 08 e 11 de junho, o VI Fórum do PPGDT/UFRRJ, intitulado "Desenvolvimento Territorial, Inovação e Políticas Públicas: Conflitos, Atores e Estratégias". O evento será on-line, com transmissão pelo canal do Youtube do Fórum, e contará, em uma das mesas, com a presença da Professora Lalita Kraus (IPPUR/UFRJ). As inscrições são gratuitas.

EVENTO
XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA

Entre os dias 10 e 15 de outubro, acontecerá o XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XIV ENANPEGE), promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE). Com o tema "A Geografia que fala ao Brasil: ciência geográfica na pandemia ultraliberal", o evento trará pesquisas dos Grupos de Trabalho (GTs) e debates em Mesas Redondas.

EDITAL
SELEÇÃO DE ORIGINAIS PARA PUBLICAÇÃO

Com o intuito de ampliar a divulgação de produções, a Editora UFRJ divulgou cinco editais para seleção de originais, que obedeçam aos critérios de sua política editorial. A chamada pretende angariar publicações para o ano de 2022, com a proposta de expandir a diversidade dos campos de saber abrangidos pelo seu catálogo, além de reforçar o lócus de discussão construtiva do conhecimento acadêmico.

BOLETIM

ENERGIA Y DESARROLLO SUSTENTABLE
O Grupo de Trabalho Clacso lança, periodicamente, Boletins Informativos sobre energia, transição energética, integração energética e sustentabilidade sob uma perspectiva lationoamericana. A última edição, "Regímenes de fomento a los hidrocarburos y biocombustibles", tem como foco a questão dos combustíveis na Argentina e no Equador. Os artigos, editados em espanhol, apresentam os desafios que as políticas públicas enfrentam e quais os subsídios oferecidos pelos governos.

PODCAST
OS DOIS LADOS DA RUA
O Podcast nasce de uma produção conjunta entre o Centro de Estudos em Administração Pública (CEAPG) e o Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), ambos da FGV, com uma publicação quinzenal. Com o intuito de compreender como uma Política Pública torna-se concreta, a partir da interação entre burocratas e cidadãos, cada episódio irá abordar uma política distinta.

PODCAST
VOZ DE PÚBLICAS
O podcast, promovido pelo Grupo de Estudos – Gestão Pública e Cidades Inteligentes, do curso de Gestão Pública da UFCG, convida Kamila Pope, ganhadora do prêmio Melhor Tese CAPES 2019, em seu 11º episódio, para abordar o tema "Gestão de Resíduos Sólidos". Lançado no final de maio, Pope apresenta a ideia do modelo econômico vigente, baseado em acumulação e exploração material, intitulado em sua tese como modelo mecanicista, e que incentiva o consumo desenfreado, sem conscientização por parte da população.

LIVRO
ESCOLAS DE GOVERNO: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS

Organizado por Fernando de Souza Coelho, José Mario Brasiliense Carneiro, Eder dos Santos Brito e Arthur Cheib, o compilado relata o que são as escolas de governo, referencia sua interpretação e mostra seu crescimento, a partir da Emenda Constitucional nº19/1998, em todos os níveis de governo da federação. Além disso, analisa a participação de organizações do Terceiro Setor e empresas privadas no empreendimento, assim como o processo de treinamento e desenvolvimento. Para fundamentar o experimento, são apresentados estudos de caso e formulada a premissa da insuficiência de institucionalização, que promove a descontinuidade do projeto.


PUBLICAÇÕES
CADERNOS FGV: GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA

A revista "Cadernos Gestão Pública e Cidadania", publicada pela FGV, traz, em seu mais nova edição, artigos sobre a temática do modelo democrático participativo, o retrocesso de ações governamentais, o consumo sustentável e os impactos da nova Reforma Administrativa. O artigo convidado da vez, "Capacidades Estatais e seus Efeitos nas Políticas Municipais de Educação", co-escrito por Catarina Segatto (USP), Fillipe Euclydes e pelo Professor Fernando Abrucio (EAESP-FGV), analisa a fragilidade da capacidade estatal dos Municípios brasileiros e explica as diferenças da implementação da política educacional entre Municípios, a partir dos estudos da política de educação e das Secretarias Municipais de Educação, em oito Municípios do Rio de Janeiro.


Twitter
Facebook
Website
Instagram
YouTube
Email
Copyright © IPPUR | 2021 | IPPUR | Todos os direitos reservados.
Expediente - Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // IPPUR: João Pedro Prates e Maria Fernanda Fontenele // Você acaba de ler esse e-mail em relação ao IPPUR / UFRJ. Nosso endereço de correspondência é: ippurboletim@ippur.ufrj.br Quer alterar a forma como você recebe esses e-mails? Você pode atualizar seu privilégio ou cancelar uma inscrição nesta lista .












This email was sent to dinac@pr2.ufrj.br
why did I get this? unsubscribe from this list update subscription preferences
Boletim IPPUR · Univ. Da Universidade Federal Do · Avenida Horacio Macedo, Cidade 2151, Cidade Universitaria · Rio De Janeiro, Rj 21941-917 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Fonte: IPPUR/UFRJ