Parceria entre UFRJ, UFMG, IHP e Prefeitura de Belo Horizonte sequenciou dois novos genomas com 18 mutações ainda não descritas
09/04/2021

Ilustração: Guilherme Vairo (Coordcom/UFRJ)

Uma pesquisa realizada recentemente com 85 amostras de pacientes infectados pelo coronavírus em Belo Horizonte (BH) revelou que uma nova variante pode ter surgido na cidade. Além disso, os pesquisadores encontraram outras sete variantes distintas em circulação, com predominância da P.2 e P.1, oriundas do Rio de Janeiro e de Manaus, respectivamente.

A descoberta é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Hermes Pardini (IHP) e a Prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa, parte da Rede Corona-Ômica BR-MCTI, investigou amostras clínicas coletadas na região metropolitana de BH e identificou dois genomas com 18 mutações nunca descritas anteriormente.

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra

Fonte: CONEXÃO UFRJ (Adaptada)