Cursos/Eventos selecionados PR-2 (Publicados de 08/02/2021 até 23/03/2021)
08/02/2021

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Clube da Escrita do CT “O que são os letramentos acadêmicos?” dia 30/03

Link

---------------

23/03/2021
31º simpósio nacional de história - Igreja, Sociedade e Poder na Idade Média

Link

---------------

23/03/2021
[Webinar - 25/03 - 17h] Parque Vivo - Edição Mulheres +STEM

O programa é gratuito e todas as atividades serão online.

Inscrições

---------------

19/03/2021
LNCC realiza ciclo de seminários virtuais gratuitos

O Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) iniciou no dia 8 de março o ciclo de palestras institucionais e da pós-graduação em Modelagem Computacional. Assim como nas edições anteriores, as palestras são gratuitas e abertas ao público em geral através de webinars do aplicativo Zoom, limitadas a 100 pessoas, sendo também transmitidas ao vivo pelo canal do LNCC no YouTube. Ao longo do ano, as palestras serão ministradas por pesquisadores do LNCC e de outras instituições nacionais e internacionais, abordando diversos temas de pesquisa realizadas na instituição, como Inteligência Artificial, Bioinformática, Modelagem Molecular, Prospecção de Hidrocarbonetos em Reservatórios de Petróleo, Medicina Assistida por Modelagem Computacional, Processamento de Sinais, entre outros. Diversas destas pesquisas foram possibilitadas a partir da instalação do Supercomputador Santos Dumont na sede do LNCC em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, sendo o maior supercomputador da América Latina voltado para a pesquisa científica.

Link

Site oficial

12/03/2021
Programa Conexão Rio x Poa [delas] - Inscrições abertas!

O programa é gratuito e todas as atividades serão online.

Inscrições

Regulamento

Programação

11/03/2021
Evento: Leda Castilho, Mayana Zatz, Mara Hutz e Selma Jerônimo debatem Covid-19 em webinário promovido pela ABC Hoje, 9 de março, a professora da Coppe/UFRJ, Leda Castilho, participa de webinário sobre “Genética, Vacina e Covid-19”promovido pela Academia Brasileira de Ciências. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a ABC convidou para o debate a professora da Leda Castilho, da Coppe, ex-afiliada da ABC (2009-2013), as acadêmicas e geneticistas Mayana Zatz (USP) e Mara Hutz (UFRGS); e a médica epidemiologista Selma Bezerra Jerônimo (UFRN). Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a vice-presidente, Helena Nader. O evento será transmitido pelo canal da Academia no YouTube, das 16 às 18h.

Link

Acesse o link para mais informações e inscrições! 09/03/2021
Webinário da ABC discute a variedade de reações do corpo humano em relação à Covid-19 O próximo encontro virtual organizado pela Academia Brasileira de Ciências será realizado no dia 9 de março, às 16h e reunirá pesquisadoras para discutir algumas das perguntas mais frequentes nesse momento. Por que as pessoas com Covid-19 têm sintomas tão diferentes? Por que em algumas famílias ou grupos algumas pessoas se contaminam e outras não? Porque a forma grave atinge determinadas pessoas, às vezes independentemente de comorbidades? O que a ciência brasileira está fazendo de novo para lidar com estas questões? Comemorando o Dia Internacional da Mulher, a ABC convidou as pesquisadoras Mayana Zatz, geneticista na Universidade de São Paulo (USP), Leda Castilho, engenheira química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Selma Jerônimo, bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mara H. Hutz, geneticista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fonte: FAPERJ

Link

Acesse o link para mais informações e inscrições! 09/03/2021
LIVE "MULHERES QUE FAZEM CIÊNCIA: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS"

Link

Acesse o link para mais informações e inscrições! 04/03/2021
Parque Tecnológico lança Programa Projetos Especiais UFRJ

Serão aceitos projetos que privilegiem abordagens interdisciplinares, equipes multidisciplinares e ações em rede, de modo que ao final possam gerar contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em seus campos de atuação. A ideia é que, ao final, cada uma destas iniciativas possa gerar contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em seus campos de atuação.

Podem participar membros do corpo social da UFRJ como docentes, servidores técnicos administrativos e discentes. No caso de propostas submetidas por discentes, esta deverá ter necessariamente um coordenador que atuará junto à Fundação COPPETEC (este coordenador deverá ser um docente ou servidor técnico administrativo).

Fonte do banner: site oficial do FCC-UFRJ

Link

Acesse o link para mais informações e inscrições! 04/03/2021
CNPq abre inscrições para o Prêmio Fotografia-Ciência & Arte

OConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre inscrições para o X Prêmio Fotografia-Ciência & Arte e premiará estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas. As inscrições se encerrarão em breve.

Link

------------- 25/02/2021
Drogas psicodélicas são tema de debate promovido pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Você sabia que as substâncias psicodélicas são estudadas como potenciais novos tratamentos de doenças e transtornos mentais, como a depressão? Hoje (22/2), a cátedra Hertha Meyer, vinculada ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE), promove debate sobre a história dos psicodélicos e o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Ficou interessado(a)? Assista YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (FCC - UFRJ) e aproveite para se inscrever no canal.

Fonte da notícia: site oficial do FCC-UFRJ - Adaptada

Fonte do banner: site oficial do FCC-UFRJ

Link

------------- 22/02/2021
"O que temos para hoje: Diálogo com a Ciência"

Link

Evento online via Zoom 19/02/2021
Seminário Latino-Americano de Ciência Aberta e Acesso Aberto

Link

Inscreva-se! 11/02/2021
Mesa "Favelas e Universidades no enfrentamento à Covid"

Nesta quarta-feira (10/02) universidades e favelas se juntam para o Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro. O objetivo da Mobilização é apresentar ações de fomento e mobilização em saúde em todos os campos do conhecimento visando o enfrentamento da Covid-19, seus efeitos e impactos nas favelas do Rio de Janeiro.

A Mobilização também vai ampliar as informações sobre o edital para apoio ao enfrentamento da pandemia nas favelas a ser lançado pela Fiocruz em breve.

A mesa "Favelas e Universidades no enfrentamento à Covid" acontece às 10h e reunirá representantes da UFRJ, Fiocruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), juntamente com movimentos sociais, que atuaram na construção do Plano de Ação para o Enfrentamento da Covid-19, e demais representantes de favelas da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: PR5 Comunicação (Adaptada)

Link

Clique aqui para conferir outras atividades que ocorrerão durante esse dia.

Fonte: PR5 Comunicação (Adaptada)

10/02/2021
PRPG-UFG convida Carlos Nobre para Aula Magna

A partir do tema "A ciência e a urgência de uma bioeconomia na Amazônia", o cientista reflete sobre interdisciplinaridade na pós-graduação e engajamento de pesquisadores em grandes causas nacionais

O início do primeiro semestre letivo de 2021 será marcado por um debate que promete transformar e ampliar a visão dos pós-graduandos acerca de suas influências no mundo contemporâneo. Carlos Nobre, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e ex-presidente da CAPES, é o convidado especial da Aula Magna promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG, que ocorre no dia 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal UFG Oficial no Youtube.

Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG

Link

--------------- 09/02/2021
Escola de Extensão da UFRRJ disponibiliza três novos cursos

A Escola de Extensão (Eext) da UFRRJ está com três novos cursos disponíveis, dois na área de Ciências Humanas e um na área de Ciências Agrárias. Estão sendo oferecidos os cursos “Direitos civis ontem e hoje: um espelho do movimento por igualdade racial”, “O Dilema das Redes” e “Consumo Consciente e Modelos Alimentares” todos com carga horária de 30 horas. As inscrições para os três cursos podem ser feitas de 5 a 9/02 no site da Eext. Os cursos serão online e gratuitos, com vagas limitadas.

Fonte: Site FAPERJ

Link

--------------- 09/02/2021
CTC/PUC-Rio promove workshop virtual sobre Processamento Estatístico de Sinais

O Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) promoverá, de 11 a 14 de julho, no formato virtual, o Workshop de Processamento Estatístico de Sinais do IEEE 2021 (SSP 2021), cuja organização está a cargo do professor Rodrigo Lamare, do CETUC. O evento é focado nas técnicas de Processamento Estatístico de Sinais e suas aplicações em diversas áreas, como telecomunicações, sistemas eletrônicos, ciência de dados, óleo e gás, aprendizado de máquinas e biomedicina. O workshop IEEE SSP 2021 contará com seis palestrantes internacionais. Os interessados em participar do evento podem submeter seus artigos até o dia 10 de março. Os artigos selecionados serão divulgados no dia 03 de maio.

Fonte: Site FAPERJ

Link

--------------- 09/02/2021
Workshop online LIneA

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do e-Universo promoverão o workshop online On the Future of Data Centers and eScience Institutes. A reunião contará com representantes de alguns dos mais importantes centros de dados, institutos de e-Ciência e empresas de TI para discutir soluções atuais e novas tendências tecnológicas para acompanhar o crescimento do volume de dados de experimentos modernos como LSST, Euclid e SKA, entre outros. O workshop acontecerá remotamente de 13 a 15 de abril de 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do workshop até o dia 2 de abril.

Fonte: Site FAPERJ

Link

--------------- 08/02/2021
Firjan promove curso de Design Thinking para Lideranças

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promoverá, de 15/03 a 29/03 o curso Design Thinking para Lideranças. Com carga horária de 8h, mais uma hora de mentoria, o curso oferecerá aulas on-line e ao vivo, das 17h às 19h. As inscrições podem ser feitas até 08/03 e o valor do investimento é de R$ 204,00. O Design Thinking envolve encontrar soluções criativas para os problemas, uma habilidade essencial para qualquer pessoa em posição de liderança, e especialmente valiosa em tempos incertos como os que vivemos hoje por conta da Covid-19.

Para as empresas que dominam a sua prática, um dos principais resultados é a maior capacidade de conquistar os clientes, construindo confiança e fidelidade. O Design Thinking estabelece uma nova mentalidade baseada no entendimento de que tanto a perspectiva dos seus funcionários quanto a dos seus clientes tem muito valor e, portanto, devem ser colocadas no centro das decisões. E então, oferece ferramentas que auxiliam a construir o caminho para uma empresa ou equipe mais inovadora e assertiva, que se apoia no aprendizado contínuo e na colaboração como principais recursos.

Fonte: Site FAPERJ

Inscrições

--------------- 08/02/2021