Boletim IPPUR nº 39 - 18 de novembro de 2020

Boletim nº 39 - 18 de novembro de 2020

SEMINÁRIO
Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento

No mês de novembro, acontece o V Seminário Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento (GEPD), promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e transmitido no canal do Youtube do Grupo. O encontro questiona a relação causal entre crises ambientais e capitalismo, determinando, entre outros aspectos, a posição das tecnologias digitais na precarização dos serviços sociais e do mercado de trabalho.

LIVE
Para não deixar a boiada passar: ruralidade e meio ambiente no Brasil

No último dia 04/11 aconteceu a live "Para não deixar a boiada passar: ruralidade e meio ambiente no Brasil", no canal do Youtube da Rede de Estudos Rurais, que contou com a participação do professor Henri Acselrad (IPPUR/UFRJ). Esta foi a primeira de um conjunto de atividades virtuais mensais feitas em parceria com os coordenadores das ações de trabalho da Rede. O debate foi uma preparação para o 9° Encontro da Rede de Estudos Rurais, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de outubro de 2021, e teve por objetivo explorar os temas que serão apresentados pelo grupo no próximo ano.

CONVOCATÓRIA
Revista INVI - Dossier Modalidades

No cenário contemporâneo mundial, está cada vez mais claro para a população que o planejamento urbano, sob a ótica da mobilidade, é primordial para que se possa alcançar um adequado fluxo de pessoas e mercadorias, levando a um espraiamento de redes urbanas otimizadas. Além disso, devido ao contexto pandêmico do Covid-19, explicita-se que o deslocamento vai muito além do que os simples movimentos de idas e vindas.

SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES
As estratégias de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como práticas (in)civilizatórias

No dia 26/10, transmitida ao vivo pelo canal da Agência IPPUR no YouTube e mediada pela profª Lalita Krauss (IPPUR/UFRJ), ocorreu a 2º sessão do ciclo de seminários de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação do IPPUR (PPG-IPPUR/UFRJ), com apresentação do trabalho do Doutorando Leandro C. Juárez Liberatori, intitulado "As estratégias de RSC como práticas (in)civilizatórias: construindo sociedades a partir das corporações (O caso da Norsk-Hydro no Brasil e na Europa)". O debate contou com a participação dos professores do IPPUR Alberto de Oliveira e Frederico de Araújo.

CONGRESSO INTERNACIONAL
Celso Furtado 100 anos

Entre os dias 03 e 07 de novembro, realizou-se o Congresso Internacional Celso Furtado, em comemoração aos 100 anos do economista. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da Tv UERJ Oficial. Teve como objetivo valorizar a memória do teórico cepalino, ressaltando o debate político sobre atraso e desenvolvimento regional, bem como críticas ao neoliberalismo.O congresso contou com a participação de ilustres personalidades como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro de Relações Internacionais Celso Amorim, além de pesquisadores da Europa, África e Américas.

Expediente — Boletim IPPUR: Direção Colegiada IPPUR: Orlando Alves dos Santos Júnior // Coordenação de Pesquisa, Extensão, Divulgação e Documentação: Deborah Werner e Lalita Kraus // Colaboração: Fábio de Oliveira // Projeto Gráfico: Stephanie Assaf e Rafael Vidal // Programador: Thiago Pereira // Agência IPPUR: Clarice Rocha e Raquel Isidoro // Você recebeu esse email por causa da sua relação com o IPPUR/UFRJ.

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sala João do Rio - Faculdade de Letras Av. Horácio Macedo, 2151 Cidade Universitária - Ilha do Fundão
CEP: 21941-917 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Fonte: IPPUR/UFRJ