Cursos/Eventos selecionados PR-2 (publicados de 03/11/2020 a 08/12/2020)
03/11/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.



Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Nome do evento Banner/ResumoLink ObservaçãoInserido em
Lançamento do livro “Atividades didáticas para o ensino básico”

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

Como ter acesso aos livros: Volume 1

Volume 2

Fonte: PEM/UFRJ(Adaptada)

Atualizada em 25/01/2021
Prêmio ACM-Turing 2019: Ed Catmull e Pat Hanrahan

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

------------ 08/12/2020
O erudito e o popular com Hamilton de Holanda em live no Bossa Criativa

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

------------ 08/12/2020
Relançamento Revista Versus

Link para saber mais

------------ 08/12/2020
CAPES participa da 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fonte da imagem: CAPES

Link para saber mais

------------ 08/12/2020
I Simpósio de Imunoparasitologia UFRJ/MACAÉ

Link para saber mais

------------ 04/12/2020
INI oferece curso online de Boas Práticas Clínicas

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz) informa que estão abertas as inscrições, até 30 de junho de 2021, para o Curso Online de Boas Práticas Clínicas. Desenvolvido pela equipe da Plataforma de Pesquisa do INI, a capacitação oferece cinco mil vagas para profissionais, de qualquer área e com diferentes níveis de formação, envolvidos em pesquisa clínica. Organizado em oito módulos e com carga horária total de 40 horas, o curso é realizado através da plataforma do Campus Virtual Fiocruz.

Fonte: FAPERJ

Link para saber mais

Site oficial 04/12/2020
Universidade Estácio de Sá comemora 50 anos com Fórum de Responsabilidade Social

Fernando Henrique Cardoso, Luciano Huck, Lindalia Junqueira, Marcello Dughettu, Fernanda Keller, Bernardinho, Flávio Canto, Leizer Pereira, Roberta Medina, Malu Mader e Tony Bellotto são os convidados do 4º Fórum de Responsabilidade Social da Estácio. O evento, que marca os 50 anos da Instituição de Ensino Superior, será totalmente online e aberto ao público externo, e será realizado na próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 18h.

Fonte: FAPERJ

Link para saber mais

Site oficial 04/12/2020
TEC Campos realiza a I Semana do Empreendedorismo

Legislação e metas para as startups, Macrotendências para 2021/2022 e inteligência emocional. Estes são alguns dos temas da I Semana do Empreendedorismo da TEC Campos. O evento gratuito e online começa nesta segunda-feira, dia 7 de dezembro. Entre os palestrantes, estarão as pesquisadoras da Casa Firjan, Isabela Rangel Petrosillo e Nathalia Coelho de Oliveira; a advogada integrante da Comissão de Direito Societário da OAB/ES, Fernanda Brasileiro; a produtora executiva de cinema Mayra Alarcón; a especialista em análise do perfil comportamental, Thaís Pires; Arthur Vinicius Dias, da área de Tecnologia, projetos e melhoria de processos; e Henrique da Hora, presidente da TEC Campos. O link das palestras será enviado para o e-mail ou whatsapp do participante.

Fonte: FAPERJ

Link para saber mais

Inscrições 04/12/2020
Lançamento do livro “Atividades didáticas para o ensino básico”

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

Como ter acesso aos livros: Volume 1: https://www.pem.historia.ufrj.br/arquivo/AtividadesDidaticasVolume1.pdf Volume2: https://www.pem.historia.ufrj.br/arquivo/AtividadesDidaticasVolume2.pdf Atualizada em 25/01/2021
1º Seminário PRODAN - Pesquisas Implicadas: autiavaliação e perspectivas

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

------------ 01/12/2020
Seminário 2020 – Pós-graduação Especialização em Atuária

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

------------ 01/12/2020
XIV Seminário dos alunos do PPGLM / UFRJ

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

------------ 01/12/2020
Ética, plágio e integridade da pesquisa - Clube da Escrita CT - 03/12

O próximo encontro do Clube da Escrita será no dia 3 de dezembro, às 14 horas, com o tema "Ética, plágio e integridade da pesquisa" e terá como convidado Edson Watanabe, professor titular do Programa de Engenharia Elétrica e ex-diretor da Coppe/UFRJ. A mediação será feita por Denise Dantas, técnica-administrativa em educação que é Gerente Pedagógica e Administrativa do Laboratório de Ensaios Dinâmicos e Análise de Vibração da Engenharia Oceânica (LEDAV/PENO) do Programa de Engenharia Naval da Coppe/UFRJ. O plágio acadêmico assombra quem está no processo de escrita científica porque é associado à questão da integridade e da ética na pesquisa. E, em muitos casos, quando ocorre é por desconhecimento das regras e desinformação.

A ética na pesquisa abordando o problema da autoria, do plágio, do uso de material já publicado e dos direitos autorais (copyright) serão tratadas por Watanabe durante a apresentação.

Com tradução simultânea em libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, o evento encerra as atividades do Clube da Escrita em 2020, que retorna em fevereiro com nova programação.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Fonte: Decania do Centro de Tecnologia (Adaptada)

Link YouTube

------------ 30/11/2020
Formulário de inscrição na disciplina "Transformações Sociais: Processos, Tendências e Cenários-Cátedra Juarez Brandão Lopes"

A disciplina tem por objetivo discutir alguns dos temas clássicos da sociologia política, seus desdobramentos contemporâneos e questões emergentes. Os temas abordados dizem respeito a grandes processos de transformação social tais como: modernização e modernidades; formação, consolidação e crise do estado-nação; capitalismo e ordem política; dinâmicas identitárias, fronteiras simbólicas e novos nacionalismos.

Disciplina oferecida pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Cátedra Juarez Brandão Lopes, e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCHS. As inscrições poderão ser feitas no CBAE.

Fonte: Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ (Adaptada)

Link

------------ 30/11/2020
Coppe promove VXII Rio de Transportes

A Coppe/UFRJ promove, dias 2 e 3 de dezembro, a 17ª edição do congresso Rio de Transportes para debater temas de interesse dos profissionais do setor e da sociedade como um todo. Durante o evento, novos estudos serão apresentados visando o desenvolvimento econômico e social do país. Coordenado pelo professor Paulo Cezar Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe, pela primeira vez o evento será totalmente virtual, em função da pandemia da Covid-19.

Fonte da imagem: Coppe/UFRJ

Link para saber mais

------------ 30/11/2020
Live 'Museu também é lugar de ciencia'

Fonte da imagem:

Link para saber mais

------------ 03/11/2020
Jornada do Programa de Pós-graduação em bio-química do instituto de Química da UFRJ 2020

Fonte da imagem: PPGBq

Link para saber mais

------------ 30/11/2020
ILO promove Assembleia e Seminário sobre Ouvidorias e Defensorias

O Instituto Latinoamericano del Ombudsman-Defensorías del Pueblo (ILO), promoverá virtualmente, de 26 a 28 de novembro, a XI Assembleia e o Seminário Virtual “Irmãs Mirabal”. O Conselho Diretor do Instituto decidiu denominar assim o encontro em homenagem e reconhecimento às irmãs dominicanas Patria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, que se opuseram à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo na República Dominicana, que permaneceu no poder por 31 anos, e foram assassinadas. Em homenagem a elas, a ONU instituiu o dia 25 de novembro como o "Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra a Mulher". O Seminário reunirá os mais renomados especialistas da América Latina, além de representantes europeus e membros do Instituto Internacional de Ombudsman para tratar de temas relacionados à vigência dos direitos em geral e, em especial, dos direitos humanos em situações de exceção como o atual contexto de pandemia, tendo como referência o papel a ser cumprido por instituições como as Defensorias e as Ouvidorias Públicas.

A inscrição é gratuita e poderá ser realizada pelo formulário ou pelo e-mail: ilo.seminario@gmail.com

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link do formulário

Programaçao

27/11/2020
Webinar discute a transformação do Rio de Janeiro no Vale do Silício da Energia

O Rio de Janeiro foi selecionado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em agosto deste ano, para participar do MIT REAP (Regional Entrepreneurship Acceleration Program), um programa de aceleração de startups. Para explicar e debater o projeto selecionado, os coordenadores realizarão o webinar "MIT REAP: iEcossistema de Energia e Sustentabilidade do Rio de Janeiro" no dia 30/11, às 19h. Para cumprir o objetivo de estimular a criação e o desenvolvimento de startups e do empreendedorismo focados nos setores de energia e sustentabilidade, o programa pretende transformar o Rio de Janeiro no "Vale do Silício" destas áreas, por meio da união de atores da região e da implementação e adaptação da metodologia do MIT REAP ao contexto local. Os interessados em participar do webinar deverão se inscrever até o dia 29 de novembro.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

A transmissão será realizada na plataforma Zoom. 27/11/2020
Uezo realiza I Simpósio de Biologia

A Unidade de Biologia da Fundação Centro Universitário da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Uezo) promove, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2020, o I Simpósio de Biologia. O encontro reunirá estudantes e profissionais da área de Ciências Biológicas e afins, para discutir de forma abrangente temas fundamentais para a comunidade científica e contará com painéis científicos e mesas redondas abordando temas como “Mulheres na Ciência” e “Pandemia, como lidar com a Covid-19?”.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube - Uezo Oficial 27/11/2020
Confira a programação de dezembro da 72ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, o quarto e último ciclo da versão estendida e virtual do evento começa na próxima segunda-feira, 30 de novembro, com transmissão pelo canal da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no YouTube. Serão ao todo 27 sessões, sendo 12 conferências, cinco painéis, oito mesas-redondas e duas sessões da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″, sendo uma com os escolhidos pelo público e a outra com os escolhidos pelo júri. Entre os temas das conferências estão “Tributo a Florestan Fernandes no seu centenário: educação e política”, “Por que cooperamos? Uma perspectiva evolucionista”, “20 anos de genômica e bioinformática no Brasil. Ensinamentos de uma visão estratégica do passado e de desafios para o futuro”, “Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho” e “Os desafios para bioimprimir um coração até 2030″. Os painéis abordarão os seguintes tópicos: “A construção de um projeto nacional – Biocentenário da Independência”, “Os impactos do derramamento de óleo na costa brasileira”, “Os cortes de recursos e seus impactos na educação”, “A situação das populações indígenas no Brasil” e “A Pandemia do coronavírus no Brasil”. A entidade ainda irá realizar a mesa-redonda “Desafios de comunicar ciência para a sociedade” em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Link

----- 27/11/2020
Mostra Científica do Parque da Ciência

A primeira mostra científica do Parque da Ciência de Diamantina da UFVJM acontecerá entre os dias 02 e 03 de dezembro de 2020 e tem como objetivo divulgar a produção científica criada durante esse ano de pandemia, pelo Parque da Ciência, pelas escolas da região e pela comunidade acadêmica. Essa é a primeira edição do evento e acontecerá totalmente online e gratuita, com emissão de certificados. Os participantes terão a possibilidade de participar de palestras, mostra de trabalhos, oficinas instrutivas e atividades culturais durante os dois dias de evento em horários variados.

Fonte: Even 3 (Adaptada)

Link

Inscrições abertas para ouvintes 27/11/2020
Biodiversidade e Monitoramento dos Sistemas Marinhos. Cátedra Oceano. Dia 10 de novembro às 14:30

Fonte: Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ

Link

------ 26/11/2020
CAPES participa de webinar sobre educação digital

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa do webinar ‘Educação digital em tempos de pandemia’, promovido pelo Interlegis — programa de integração dos Poderes Legislativos federal, estaduais, distrital e municipais administrado pelo Senado Federal — na sexta-feira, 27 de novembro. Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica, representa a Fundação.

A transmissão será feita das 15h às 17h30 pelos canais da TV Senado e do Interlegis no YouTube, além do portal e-Cidadania. Este último dará certificado de participação que contará como horas extracurriculares para estudantes universitários.

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)

Link

------ 26/11/2020
XVIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural – ENAC

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

Youtube 25/11/2020
Live IPPUR: IV Série “História + Culturas Urbanas”

Fonte da imagem: Eventos UFRJ

Link para saber mais

Youtube 25/11/2020
Debate virtual: "Que educação para pessoas com deficiência é possível nesses tempos inéditos?"

O Comitê Permanente do Complexo de Formação de Professores convida a todes para o debate virtual: "Que educação para pessoas com deficiência é possível nesses tempos inéditos?", a realizar-se quinta-feira, dia 26 de Novembro, às 17h, no nosso canal do Youtube.

Fonte: Complexo de Formação de Professores - CFP (Adaptada)

Link YouTube

------ 25/11/2020
Evento FAEB Inscrições Abertas até 26 de novembro

Estão abertas as inscrições para o Seminário 2020 da FAEB - Federação de Arte/Educadores do Brasil, teremos também dentro da programação os EnreFAEB - Encontros Regionais da FAEB. O evento é gratuito e será online. Participe se inscrevendo no link da sua região.

Link INSCRIÇÕES EnreFAEB SUDESTE Link INSCRIÇÕES FAEB

Mais Informações

25/11/2020
GT Comunicação e Experiência Estética COMPOS 2020 DIAS 25 e 26/11/2020

O pesquisador mexicano Raul Fuentes Navarro, professor do do Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Guadalajara, fará no dia 24 de novembro de 2020 a conferência de abertura do 29o. Encontro Anual da Compós com o tema “Comunicação e fronteiras: geografias e espaços simbólicos das práticas comunicativas na América Latina”.

O tema da conferência é bastante caro às pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), programa realizador do evento. Mato Grosso do Sul constitui um Estado rico em variáveis culturais regionais, a exemplo das influências das diversas etnias indígenas e das vastas fronteiras geográficas e simbólicas com a Bolívia e o Paraguai. Trata-se de um espaço social pertinente para o debate das fronteiras geo-simbólicas estabelecidas pelo universo das mídias e da Comunicação. Tal temática, além de sua materialização peculiar no âmbito regional sul-mato-grossense, mostra-se bastante cara também ao contexto de toda a América Latina. Nesse sentido, a conferência procurará abordar os conceitos de fronteiras geográficas, culturais e midiáticas; as aproximações e distanciamentos decorrentes destes universos; e a importância dos estudos regionais de comunicação nesse contexto.

Fonte: PPG COM/ UFMS (Adaptada)

Link

Programação

24/11/2020
2º Colóqui de Avaliação do Sistema de Pós-Graduação na UFG

Link para saber mais

------------ 24/11/2020
Vídeo 'CNPq: mola propulsora da ciência brasileira'

Sessão do Núcleo de Estudos Avançados do IOC/Fiocruz do dia 19 de novembro de 2020.

Fonte da notícia: Canal IOC

Link

------------ 19/11/2020
MinasMundo: o cosmopolitismo na cultura brasileira

No próximo semestre letivo da UFRJ, que começa no dia 30 de novembro de 2020, o coordenador do minas mundo André Botelho oferece a disciplina “MinasMundo: O Cosmopolitismo na Cultura Brasileira” no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA-IFCS/UFRJ). O curso vai contar com uma série de convidadas e convidados, entre coordenadores e pesquisadores do projeto. As discussões programadas passarão pelo problema do Brasil como cópia; questões teóricas do cosmopolitismo brasileiro; crítica pós-colonial; o modernismo como movimento cultural; o problema do aprendizado social, além de outras. A inscrição é aberta a alunas e alunos de outros programas de pós-graduação, reservadas as limitações definidas pela secretaria e coordenação do PPGSA. Para mais informações, acesse o plano do curso clicandoaqui.

Link

----- 17/11/2020
Santos em imagens – Episódio 9: Santa Luzia e seu culto através do tempo

Fonte: Coppe/UFRJ (Adaptada)

Link

----- 17/11/2020
Coppe debate Qualidade e Inovação na pandemia

Fonte: Coppe/UFRJ (Adaptada)

Link

----- 17/11/2020
I Simposio de Imunoparasitologia UFRJ Macaé

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)

Link

----- 17/11/2020
Webinário Geopi 25 anos.

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)

Link

----- 17/11/2020
Tema 'Desafios de geração de renda nas periferias e economia circular'

Nesse evento, será apresentado o projeto liderado pela PR-2/UFRJ em parceria com ONGs do Fundo Manamano http://manamano.org.br/ .

Fonte da notícia: Superintendência PR-2 (Adaptada)

Fonte da imagem: Superintendência PR-2

Link

------------ 17/11/2020 (atualizada em 19/11/2020)
Colóquio Internacional "Educação antirracista e as práticas curriculares na universidade pública brasileira", dias 3 e 4 de dezembro de 2020

Fonte: UFRJ Gepear - Educação Antirracista (Adaptada)

Inscrições

Mais informações 16/11/2020
CAPES e MEC promovem curso gratuito de produção de texto

Estão abertas, desde o dia 14/11, as inscrições para o curso on-line de práticas de produção de texto. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC). A capacitação é gratuita e tem como público-alvo professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Com 60 horas de duração, o curso é dividido em 12 módulos e aborda tópicos como, comunicação é atuação, interpretação de fatos: causa e efeito, assunto e conclusão, manipulando notícias, entre outros. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela plataforma virtual Avamec. Ali também estão disponíveis para consulta informações sobre conteúdo, metodologia e objetivos específicos do curso.

Fonte: CCS/CAPES (Adaptada)

Link

----- 16/11/2020
Clube da escrita Ct - 19/11

A próxima atividade do Clube da Escrita do Centro de Tecnologia será no dia 19 de novembro, às 14 horas, com o tema "A escrita científica e as redes sociais" com a participação de Ronaldo F. de Araújo, Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor adjunto do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A mediação da live ficará por conta de Moreno Barros, Bibliotecário da Biblioteca Central do CT. As redes sociais são o meio mais veloz para compartilhar informações científicas, além de ampliar a reverberação e o impacto acadêmico antes restritos aos sistemas de contagem de citações. Nossos convidados irão abordar a forma como os pesquisadores aproveitam as redes sociais para reforçar sua reputação acadêmica e como os processos digitais impactam nas habilidades de escrita e de comunicação científica.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

Link canal do YouTube

Acompanhe a live ao vivo pelo Facebook/@ufrjct ou pelo canal do YouTube, 13/11/2020
INCTMat promove atividades de desenvolvimento profissional

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), instituição apoiada pela FAPERJ, dará prosseguimento à série de atividades de desenvolvimento profissional dedicada à comunidade matemática, em sentido amplo. O segundo encontro será realizado no dia 9 de dezembro, às 17h15, pela plataforma Zoom. Com o tema “Avaliação de Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos”, a mesa-redonda reunirá André Nachbin, do Instituto de Matemática Aplicada (Impa), Paolo Piccione, da Universidade de São Paulo (USP) e Alexandra Schmidt, da universidade canadense McGill University. O debate será moderado por Elizabeth Karas, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A inscrição será divulgada uma semana antes do evento para distribuição de senha Zoom.

Fonte da imagem: FAPERJ

Link para saber mais

------------ 13/11/2020
INI/Fiocruz promove evento sobre esporotricose e especialização em uveítes

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou nesta quarta-feira, 11 de novembro, a campanha #UerjAntirracista nas redes sociais com uma série de vídeos curtos, com depoimentos de personalidades de destaque em suas áreas, reforçando o protagonismo do negro na luta contra o preconceito. A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) e a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) no mês da Consciência Negra. Entre os dias 16 a 18 de novembro haverá três debates: “O corpo no espaço acadêmico”; “A decolonialidade e perspectiva antirracista” e “Atitudes racistas e a ética no ambiente acadêmico e profissional”.

Fonte da imagem: FAPERJ

Link para saber mais

------------ 13/11/2020
Uerj tem programação especial e lançamento de campanha no mês da Consciência Negra

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou nesta quarta-feira, 11 de novembro, a campanha #UerjAntirracista nas redes sociais com uma série de vídeos curtos, com depoimentos de personalidades de destaque em suas áreas, reforçando o protagonismo do negro na luta contra o preconceito. A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) e a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) no mês da Consciência Negra. Entre os dias 16 a 18 de novembro haverá três debates: “O corpo no espaço acadêmico”; “A decolonialidade e perspectiva antirracista” e “Atitudes racistas e a ética no ambiente acadêmico e profissional”.

Fonte da imagem: FAPERJ

Link para saber mais

------------ 13/11/2020
Cursos virtuais gratuitos da CAPES encerram inscrições em breve

Encerra nesta sexta-feira, 13, o período de inscrições para os cursos de qualificação profissional, totalmente on-line e gratuitos, oferecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

As capacitações variam entre 25 e 50 horas/aula e preparam os atuais e futuros profissionais da educação básica para o uso de ferramentas on-line em sala de aula, tanto no retorno às atividades presenciais quanto dentro de novos ambientes virtuais.Os cursos se iniciam em novembro de 2020 e possuem temática direcionada ao ensino virtual e à preparação de conteúdos de educação a distância. O primeiro explica ‘Como Preparar Videoaulas’; o segundo trata de ‘Mediação em EaD’; e o terceiro tem como tema ‘Desenho Didático para Ensino On-line’.

Fonte: Comunicação CAPES (Adaptada)

Link

------------ 12/11/2020
Camafeu Geográfico (UFPel)

Fonte do banner: Eventos UFRJ

Link

------------ 11/11/2020
Inscrições Abertas | Curso Avaliação de Resultados e Impactos de P&D e Inovação

O curso tem por objetivo capacitar profissionais e gestores de organizações públicas e privadas em avaliação de resultados e impactos de políticas, programas e instituições orientados a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI)

Com ampla experiência no estudo e prática de avaliação de impacto, os professores ministram sessões metodológicas e apresentam casos de experiências nacionais e internacionais de avaliação ao longo de uma semana de imersão no tema.

Fonte:Coordenação do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação Universidade de Campinas, SP (UNICAMP)

Link

Em caso de dúvidas, pedimos que entrem em contato pelo e-mail cursoavaliacao@ige.unicamp.br (com Luciana ou Erica) 11/11/2020
5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil

Fonte do banner: Instituto PENSI - Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil

Link

------------ 11/11/2020
Roda de Conversa sobre Estágio Supervisionado Obrigatório

Link para inscrições

------------ 10/11/2020
Cátedra Carlos Chagas Filho de Fronteiras da Biologia e Medicina

Link para inscrições

------------ 10/11/2020
Aula online de Gestão de Compras Públicas

10 de novembro de 2020, às 17h, eu Pierre Almeida, vou bater um papo com o Prof. Renato Dias Fraga sobre a Gestão de Compras Públicas.

Link para inscrições

------------ 10/11/2020
Vitrine de PI - dia 10/11, às 14h30

Em 10 de novembro, às 14h30, a Agência UFRJ de Inovação, em conjunto com o Parque Tecnológico da UFRJ e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizarão o evento online "Vitrine de PI". A ideia é apresentar à comunidade acadêmica esta iniciativa do programa INPI Negócios que permite tanto que os interessados em novas soluções tecnológicas possam identificar aquelas que estão disponíveis para a negociação, quanto que os criadores possam expor suas tecnologias ao mercado.

A disponibilização das informações em questão está vinculada à existência de um processo no INPI, o que garante a expectativa ou o efetivo direito do expositor sobre a tecnologia. Com isso, o INPI amplia seu espectro de atuação, oferecendo um novo serviço para, sem abrir mão da segurança jurídica, facilitar a transferência de tecnologia e licenciamento de ativos de PI.

São justamente os mecanismos de Transferência de Tecnologia, tais quais licenciamentos e acordos de parcerias, entre outros, que possibilitam que os produtos e processos pesquisados na Universidade cheguem de fato à sociedade.

Tendo isso em vista, convidamos toda a comunidade acadêmica e interessados no tema da propriedade intelectual a participar do evento.

Fonte: Agência UFRJ de Inovação (Adaptada)

Link

O evento ocorrerá via Zoom 09/11/2020
IV Seminário do Portal de Periódicos da CAPES

Em comemoração aos 20 anos do Portal de Periódicos da CAPES, a Coordenação promove, no dia 11 de novembro, um seminário virtual que irá reunir especialistas em ciência da informação, do Brasil e do exterior.

Na programação figuram temas relevantes como uso de inteligência artificial em bibliotecas digitais, acesso aberto e tecnologia e comunicações para a Educação no Brasil.

O evento será aberto a todos pelos canais de comunicação da CAPES.

Fonte: Comunicação CAPES (Adaptada)

Link

Não é necessária inscrição 09/11/2020
Ciclo de palestras "Pretos Velhos e Pretos Novos: Sobre pensamentos e práticas artísticas afroreferenciadas"

Está se aproximando o encerramento do Ciclo de palestras "Pretos Velhos e Pretos Novos: Sobre pensamentos e práticas artísticas afroreferenciadas"

O penúltimo convidado apresenta: Ж Dia 9/11 – "(Cor) Pô..."

Palestrante: Jorge Samuel - SAMUCA aka Dr. Faria também conhecido como Jorge Samuel, pra minha mãe Juca, pra minha vó Jorginho; É coreógrafo, rapper, empresário e produtor cultural. Tem seu contato inicial com Poéticas Afrodescendentes aos 3 anos de idade, quando pela primeira vez vai à um ensaio de escola de Samba, os Bambas da Serra, cujos fundadores foram seus avós. Aos 6 envolve-se com a Capoeira, o HIP-HOP Dance e o RAP. Aos 15 inicia sua carreira profissional enquanto dançarino. Aos 21 ingressa numa instituição de ensino superior publica, onde por dois anos consecutivos desenvolve um projeto de Iniciação Cientifica onde configurou uma técnica de combinação de elementos expressivos chamada Nativo Urbano. Aos 23 à convite do artista visual Bobby Fouther, assume as posições de Diretor Criativo, Designer e Produtor da marca de roupas RÉQUIEM.

Mediadora: Profa. Ma. Aline Teixeira (UFRJ) - Professora Assistente dos Cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Artes Visuais - EBA/UFRJ (2012/2014). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pesquisadora na área de Artes, com ênfase na Dança Contemporânea e nas Danças Urbanas. Coordenadora dos Projetos Corpo Estranho e Coletivo Urbano. Pesquisadora e assistente de direção da Cia Híbrida.

Fonte:Secretaria do Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan / UFRJ)

Link YouTube

Transmissão ao vivo dia 9 de Novembro, segunda feira, às 14h, no Youtube 09/11/2020
Ciclo de Encontros com a Indústria - Desafios e Oportunidades da Inovação no Setor de Cosméticos

A pandemia impactou não somente o dia-a-dia da população como também pegou a indústria mundial de surpresa, alterando de forma radical as demandas por insumos e produtos.

Dia 18/11 das 09h às 12h, o SENAI CETIQT apresentará o 2º Ciclo de Encontros com a Indústria - Desafios e Oportunidades da Inovação no Setor de Cosméticos.

O evento mostrará como a inovação é fundamental para a indústria de cosméticos como saída para a competitividade. Representantes do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos irão debater as tendências tecnológicas e o futuro da indústria, novos desafios e oportunidades.

Fonte: SENAI CETIQT (Adaptada)

Link

--- 09/11/2020
Researcher Links Challenge Grants – Climate Change

A chamada Researcher Links Challenge Grants – Climate Change é uma das iniciativas lideradas pelo British Council em preparação para 26ª Conferência das Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que será realizada em Glasgow, em novembro de 2021. Os recursos (grants) do Researcher Links Climate Change (RLCC) serão destinados a fornecer financiamento completo para apoiar o estreitamento de laços entre o Reino Unido e parceiros bilaterais, como o Brasil, e seus pesquisadores em começo de carreira para participar em workshops virtuais interdisciplinares. Os pesquisadores sênior proponentes devem utilizar uma abordagem interdisciplinar ao reunir pesquisadores em início de carreira de diferentes campos de atuação para trabalhar em conjunto na resolução de problemas e desafios nos países parceiros. Como parte do workshop, pesquisadores em início de carreira podem submeter propostas para financiamento adicional de suas pesquisas, na forma de prêmios individuais (challenges). Os workshops devem ser realizados até o final de agosto de 2021 para que os resultados relevantes possam ser apresentados na COP 26 em novembro do mesmo ano. As inscrições devem ser feitas até 27 de novembro, às 16h do horário do Reino Unido.

Fonte da imagem: FAPERJ

Link para saber mais

------------ 03/11/2020
Webnário Geopi 25 anos

Confira a programação de WEBINÁRIOS em comemoração aos 25 anos do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI). O GEOPI conta com professores, pesquisadores, alunos e colaboradores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), todos da Unicamp, além de pesquisadores de diversas organizações no Brasil e em outros países.

Fonte: Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação | Geopi DPCT IG Unicamp

Link YouTube

Os webinários serão transmitidos pelo youtube. 06/11/2020
Seminário Virtual

Fonte da imagem:

Link para saber mais

------------ 06/11/2020
Seminário Virtual

Fonte da imagem: Capes

Link para saber mais

------------ 05/11/2020
Seminário Internacional: comemoração dos 50 anos do PPGDIP/UFRJ

Fonte da imagem:Eventos UFRJ

Link para saber mais

------------ 03/11/2020
Coppe promove Seminário dos 50 anos de seu Programa de Engenharia de Sistemas e Computação

Fonte da imagem: Coppe/UFRJ

Link para saber mais

Youtube 03/11/2020
Uncertainty Quantification in Epidemic Models: An application in the Brazilian outbreak of Zika Virus

Join Zoom Meeting https://us02web.zoom.us/j/89615644863?pwd=SFBGY21xajFFQVVQbE94RUFqY21tdz09

Meeting ID: 896 1564 4863

Passcode: 135940

Fonte da notícia: Instituto de Matemática - UFRJ (adaptada)

Fonte da imagem: Instituto de Matemática - UFRJ

Link do zoom

------------ 03/11/2020
Live 'Museu também é lugar de ciencia'

Fonte da imagem:

Link para saber mais

------------ 03/11/2020