Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (publicados de 16/03/2020 a 08/04/2020 incluindo informes - que chegarem ao conhecimento da PR-2 referentes aos cursos/eventos dessa notícia - de adiamento/suspensão/cancelamento de cursos/eventos)
16/03/2020

ATENÇÃO: Vários cursos/eventos publicados pela PR-2 podem ser ou já terem sido cancelados/adiados/suspensos sem conhecimento da PR-2. Por isso, recomendamos que verifiquem junto aos organizadores dos respectivos cursos/eventos (pelos seus sites e/ou e-mail e/ou outras formas de contato) se eles de fato ocorrerão na data prevista.

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Ouça Concertos UFRJ

Heitor Villa-Lobos e sua música para violão solo, entrevista com Paulo Pedrassoli, tudo isso e muito mais hoje em Concertos UFRJ, às 22h, na MEC FM 99.3 escute também no podcast em www.promus.musica.ufrj.br a partir do dia seguinte. Confira!

Fonte da notícia e do banner: Instagram PROMUS/UFRJ

Link

Toda quarta-feira as 22h na MEC FM

08/04/2020
Ouça Concertos UFRJ

Fonte: PROMUS UFRJ (Adaptada)

Link

Toda quarta-feira as 22h na MEC FM

06/04/2020
WEB CONFERENCE - 28 a 30 maio - XLII INTERNATIONAL SODEBRAS CONGRESS

Dias: 28 até 30 de maio de 2020.

Horário: 8h00 as 18h00.

Todos poderão participar e trocar informações sem sair de casa, mantendo as recomendações da OMS para evitar proliferação do COVID-19.

Os artigos completos aceitos pelos revisores serão publicados na Revista On-line Sodebras (ISSN 1809-3957, com DOI e WebQualis) em sua edição de junho de 2020.

Fonte: Comissão Organizadora do XLII International Sodebras Congress (Adaptada)

Link

Inscrições nos minicursos podem ser realizadas de modo independente, aberta para não participantes do congresso.

06/04/2020
XI Seminário do Museu D. João VI - Grupo Entresseculos Faculdade de Letras / UFRJ

O Grupo de Pesquisa Entresséculos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV / EBA / UFRJ, organiza anualmente o Seminário do Museu D. João VI – Entresséculos.

Sua XI edição tem como tema: Professores-alunos-artistas na Academia e no acervo do Museu Dom João VI e acolherá propostas de Comunicação Oral e Apresentação de Pôster que abordem aspectos das atuações dos artistas, professores e alunos nas escolas de Belas Artes, destacando também suas pedagogias e reverberações nos múltiplos alunos, bem como sua própria trajetória. O evento acontecerá de 19 a 21 de maio de 2020, na Faculdade de Letras da UFRJ – Cidade Universitária, no Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições nas modalidades de comunicação e pôster do XI Seminário do Museu D. João VI estão abertas.

26/03/2020
V Congresso Internacional – CIRMARE 2020 (Evento adiado conforme informado em https://www.nppg.org.br/cirmare2020/)

Com o tema “Reabilitação e Smart Cities visando a Sustentabilidade”, o CIRMARE 2020 tem como objetivo contribuir para o conhecimento e promoção de práticas na Reabilitação que impulsionem as Smart Cities e a Sustentabilidade ao patamar de soluções para o atendimento de futuras demandas da sociedade contemporânea. Assim, esta conferência promoverá uma oportunidade única para troca de informações entre profissionais e pesquisadores que atuam na área de recuperação, manutenção e restauração dos bens edificados.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

-----------------

25/03/2020
XII CBRATEC & V CPANATEC (Evento adiado)

Informe da Comissão Organizadora do evento:"Prezados Participantes, Diante dos recentes acontecimentos devido ao Coronavírus, o XII CBRATEC & V CPANATEC 2020 precisará ser adiado.A nova data será oportunamente divulgada no site do evento de acordo com as determinações do Governo do Estado." (Fonte do informe: https://www.abratec.com.br/xiicbratec-vcpanatec2020)

O XII Congresso Brasileiro de Análise Térmica Calorimetria e V Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria , https://www.abratec.com.br/xiicbratec-vcpanatec2020 , que será realizado na cidade do Rio de Janeiro é uma conquista da comunidade científica brasileira dada à qualidade e nível dos trabalhos desenvolvidos em nosso país e uma possibilidade ímpar de aproximação de pesquisadores brasileiros com os profissionais latino americanos, estimulando inúmeras parcerias.Os trabalhos apresentados poderão ser publicados no Journal of Thermal Analysis and Calorimetry (JCR = 2,471).

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

Não há mais possibilidade de submissão de trabalhos. Haverá palestrantes da UFRJ no evento

25/03/2020
Seminário online do Nutes terá como tema a aprendizagem em ciências

O seminário online “Promover a visualización a través de realidad aumentada para el aprendizaje en ciencias” será com o professor visitante Cristian Merino Rubilar, da PUC, em Valparaíso, no Chile. A transmissão será ao vivo a partir das 14h, pelo endereço: https://us04web.zoom.us/j/756018493. O Id da sessão é 756 018 493. A atividade será realizada remotamente em função da pandemia do Covid-19.

Durante o mês de março, o professor está em visita ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes, por meio do Capes/Print.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Link

A atividade faz parte do XXIV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do PPGECS. O evento é gratuito, voltado para estudantes da graduação à pós-graduação, docentes e pesquisadores, e também ao público em geral. Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária.

25/03/2020
The 2020 world conference on:Movement: Brain, Body, Cognition

The 2020 world conference on: Movement: Brain, Body, Cognition at Sorbonne University, Paris, France

Fonte: Office Movement (Via e-mail)

Evento

Há possibilidade de submissão de trabalhos

24/03/2020
CANCELAMENTO da palestra inaugural do ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, ambos da UFRJ, que ia ser proferida pela Profa. Macarena Gómez-Barris (Pratt Institute) com o título de “Zonas Extrativas: A Arte da Terra e A Defesa da Água”, no dia 16 de março (segunda-feira), às 14hs, no Auditório Manoel Maurício do CFCH (UFRJ – Campus da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250)

A ECO-UFRJ informou que, na última sexta-feira, a UFRJ determinou a suspensão todas as atividades extraclasse e que, portanto informa e lamenta o cancelamento das palestras de Tavia Nyong'o e de Macarena Gomez . A ECO-UFRJ disse ainda esperar que, em melhores tempos, possa ter estas conversas.

Fonte: ECO-UFRJ (Adaptada)

------------------

16/03/2020
Capacitação em Uso e Manejo de Animais de Laboratório da Universidade Federal de Pelotas (Houve prorrogação das inscrições)

A equipe organizadora do primeiro Curso de "Capacitação em Uso e Manejo de Animais de Laboratório da Universidade Federal de Pelotas" convida a todos para participarem do seu evento, uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em parceria com o Biotério Central da UFPEL. De acordo com a tendência internacional de uso e cuidado de animais de laboratório, o Brasil se alinha às normas éticas e de qualificação de pessoal (alunos, pesquisadores, veterinários responsáveis e bioteristas) que direta ou indiretamente manipulam ou utilizam animais em seus protocolos experimentais. Desta forma, o objetivo do curso é difundir e atualizar conceitos e protocolos de pesquisa que envolvam o uso de animais, além de discutir a gestão de criação e manutenção de diferentes modelos animais em biotérios, e seu uso ético em protocolos de pesquisa. Além do uso de roedores na pesquisa, o curso conta com módulos sobre modelos alternativos (Zebrafish, Drosophila melanogaster e Caenorhabditis elegans).

Fonte: Universidade Federal do Rio Grande (Adaptada)

Evento

O evento terá uma certificação de 25h.

16/03/2020 (atualizada em 17/03/2020)


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/