Nota de pesar - Professor David Kupfer
20/02/2020

Nota de pesar

A Reitoria da UFRJ tomou conhecimento, com pesar, do falecimento do professor David Kupfer, na quarta-feira (19/2). David nos deixou aos 63 anos, após lutar contra um câncer. David era professor da UFRJ desde 1985, com participação em diversos comitês e comissões da Universidade. Destacadamente, foi diretor de pós-graduação e diretor-geral do Instituto de Economia (IE/UFRJ) até agosto de 2019. No IE/UFRJ, era professor da graduação e pós-graduação, além de pesquisador, orientando diversas monografias, dissertações e teses. Foi um dos fundadores do Grupo de Indústria e Competitividade e editor da Revista de Economia Contemporânea desde 2010.

Em 2019, David foi laureado com o prêmio de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), concedido àqueles que prestaram relevantes contribuições para o país pelo conjunto de suas obras científico-tecnológicas. Os prêmios Jabuti recebidos em 1996 e em 2002, por dois dos livros que organizou, são também exemplos do reconhecimento por suas contribuições. David teve intensa participação em órgãos não acadêmicos, notadamente como assessor da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2011 a 2014, conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e, mais recentemente, do Instituto de Estudos Brasil China (Ibrach).

A PR-2 assim como a Reitoria, expressam seus sentimentos à família e os amigos do professor.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Clique aqui para ler a nota na íntegra