NOTA DE ESCLARECIMENTO CNPq SOBRE CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PAÍS
28/12/2019

Abaixo reprodução na íntegra de nota de esclarecimento que foi publicada pelo CNPq:

"NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO NO PAÍS

O modelo de concessão de bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado) adotado pelo CNPq encontra-se em processo de reformulação. O modelo de concessão seguirá uma gradativa e contínua conversão do modelo antigo, de distribuição majoritária por quotas em Programas de Pós-Graduação (PPG), para um novo modelo de alocação majoritária por meio de chamadas públicas, com foco direcionado para modalidades e temáticas em áreas prioritárias e estratégicas para o MCTIC, vinculando as bolsas a projetos de pesquisa. As regras e critérios para implementação deste novo modelo estão presentemente sendo finalizados pelo CNPq, em paralelo com chamadas públicas objetivando sua implementação. Essas medidas visam atender, essencialmente, ao cumprimento da missão do CNPq de fomentar pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

Destaca-se, entretanto, que, no início de 2020, serão mantidas as indicações de bolsistas pelos PPG seguindo o modelo antigo de quotas, de modo a permitir uma transição gradual, enquanto o novo modelo é implementado."

Fonte da nota: Site CNPq (http://cnpq.br/, acessada por clique no banner que está hoje na primeira posição do painel rotativo do site do CNPq e que incluímos nessa notícia)

Fonte do banner: Painel rotativo do site do CNPq (em 28/12/2019)