Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 21/10/2019 a 25/10/2019)
21/10/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Cerimônia de premiação: Prêmio Paulo Freire da Alerj

A premiação será realizad, no dia 14 de novembro, às 18 horas, no salão nobre do Instituto de Filosofia, História e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ.

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Fonte da notícia: Site ALERJ (Adaptada)
Evento

Gratuito. 21/10/2019 (Atualizada em 30/10/2019)
II Encontro CAPES de Ciência Aberta

Para analisar a relação entre ciência e direitos autorais, a CAPES organizou o II Encontro CAPES de Ciência Aberta: direitos de propriedade intelectual e políticas institucionais, que ocorrerá no próximo dia 13 de novembro.

O evento é parte do compromisso firmado junto à parceria Governo Aberto, lançada em 2011, para disseminar e incentivar práticas que fortaleçam a transparência das informações e atos governamentais, ajudando no combate à corrupção e no controle do uso dos recursos públicos.

Fonte: Site CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Evento

Vagas limitadas.O evento será aberto a qualquer pessoa que tenha interesse, até o esgotamento das inscrições. Fonte: DPB/CGPP/CAPES

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES sedia II Encontro de Ciência Aberta' publicada no site da CAPES

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES promove encontro que discute Ciência Aberta' publicada no site da CAPES

25/10/2019 (Atualizada em 14/11/2019)
Palestra na Fiocruz aborda experimentação humana e desafios para análise histórica

A experimentação em humanos e as possibilidades e riscos para a análise histórica serão a pauta da apresentação do diretor do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Sociedade da Universidade de Michigan, Joel D. Howell. O professor é o próximo convidado do Encontro às Quintas, que será realizado no dia 31 de outubro, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS) da Fundação de Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos. Aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia, a palestra será ministrada em inglês, com tradução simultânea. Em sua apresentação, Howell discutirá o tema a partir de três casos históricos: as ideias de Ignaz Semmelweis sobre a importância de se lavar as mãos nos hospitais para reduzir a mortalidade nas maternidades em Viena em meados do século XIX; o trabalho de J. Marion Sims com o tratamento cirúrgico sem consentimento (e sem anestesia) da fístula vesicovaginal em mulheres escravizadas no sul dos Estados Unidos no período pré-Guerra Civil; e a pesquisa de Saul Krugman para diferenciar vírus da hepatite por meio da infecção intencional em crianças com distúrbios mentais na Willowbrook State School, em Nova York, na década de 1950

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 25/10/2019
Espiral dos Afetos: Poéticas da desrazão

O Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) se inspira no legado da médica psiquiatra Nise de Silveira para realizar o projeto “Espiral dos Afetos - Poéticas da Desrazão”, de 27 de outubro a 9 de novembro. Com uma série de atividades culturais, o projeto marca os 20 anos de morte de Nise da Silveira (1905-1999), valorizando a relevância do seu trabalho, pioneiro em métodos de tratamento que revolucionaram a questão da saúde mental e a terapêutica ocupacional no Brasil, ao investir na arte e no afeto em substituição a técnicas invasivas e de internação em massa. Dois eixos culturais ganham destaque na programação: as artes visuais, na semana de 27 de outubro a 1º de novembro; e as artes cênicas, de 3 a 9 de novembro.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 25/10/2019
Seminário da Soberania

AO Seminário da Soberania surge por iniciativa autônoma com o objetivo de promover análises e debates sobre temáticas variadas que tangem a autonomia e desenvolvimento nacionais no contexto interno e global.

“Avanços e Retrocessos da América Latina no sistema-mundo”, com Celso Amorim, Monica Bruckmann e Maurício Metri será a mesa de abertura que busca em paralelo homenagear Immanuel Wallerstein, sociólogo norte-americano fundador da teoria Sistema-Mundo, falecido no dia 31 de agosto de 2019.

Dia 01º de Novembro de 2019 | 15h30 | Auditório Pedro Calmon - UFRJ Campus Praia Vermelha

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 25/10/2019
IV Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação

A quarta edição do Seminário Ensino de História nas Redes de Formação que ocorrerá nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro de 2019 na UFRJ terá como tema o lugar e a importância da articulação entre Universidade e Escola no processo de formação inicial e continuada dos professores da educação básica. Tendo como eixo central a interrogação Qual articulação para qual formação docente na área de História? esse evento tem por objetivo reunir diferentes sujeitos – licenciandos, professores da educação básica, professores da Universidade – que participam dessa rede formativa entrelaçando múltiplos territórios e saberes

A organização do evento gira em torno da Conferência de abertura, quatro Mesas Redondas e seis Rodas de Conversas e a Plenária final e foi pensada para dar conta de tal proposta.

De 30 de Outubro a 01 de Novembro de 2019 | Campus Praia Vermelha

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 25/10/2019
Sábado da Ciência – Bioeconomia

No dia 26 de outubro, das 14h às 18h, o Espaço Ciência Viva (ECV) convida a todos para mais um Sábado da Ciência, trazendo o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento faz parte da 16° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro em todo o Brasil.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 25/10/2019
Encontro com Professores: Uma conversa sobre saúde mental

Que tal participar de um encontro para discutir saúde mental nas escolas, trocar experiências e ideias a serem desenvolvidas nos espaços de ensino? Um dia inteiro para compartilhar e refletir sobre o tema e sua importância na formação de professores, no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar. No sábado, 26 de outubro, na Casa da Ciência da UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 24/10/2019
Os 80 anos de criação da FNFi

O objetivo do Seminário Os 80 anos de criação da FNFi: formação docente, ensino e pesquisa na UFRJ, uma iniciativa do PROEDES / FE /UFRJ, é realçar o debate em torno da organização universitária na institucionalidade da formação docente e da pesquisa científica no Brasil. Neste sentido, o intuito é problematizar o modelo constituído pelas Faculdades de Filosofia e Ciências e Letras (FFCL) e destacar a configuração dada pelos distintos campos do saber, na UFRJ. No dia, contaremos com uma solenidade de abertura do evento e em seguida, teremos uma mesa de debates com os professores Marieta de Moraes Ferreira, professora titular do Instituto de História da UFRJ e Luiz Antonio Cunha, que foi professor titular de Educação Brasileira na UFRJ e hoje é professor emérito da instituição. O evento tem o apoio do Fórum de Ciência e Cultura – FCC.

Dia: 04/11/2019 | 14:00 - 18:00 | Local: Salão Moniz Aragão. Avenida Pasteur, 250, 2º andar Praia Vermelha

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 24/10/2019
Quintas Musicais

O projeto “Quintas Musicais” está de volta ao Centro de Tecnologia (CT) e a primeira apresentação acontece no próximo dia 24 de outubro, no hall do Bloco A, entre 12h e 13h.Lançado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) há 35 anos, com o apoio da Decania do CT, o projeto faz parte de uma série de atividades culturais visando promover a integração da comunidade universitária.

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 23/10/2019
11º Seminário de Tecnologia Educacional

o 11º Seminário de Tecnologia Educacional apresenta uma reflexão sobre o novo ecossistema de TI nas IES

Fonte da notícia e do banner: SEMESP (Adaptada)

Evento

Não há apresentação de trabalhos. 22/10/2019
Orquestra de Sopros da UFRJ apresenta A Música dos Povos

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito 22/10/2019
Oficinas de Bioconstrução na Horta do Vinil

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Inscrições 22/10/2019
Seminário de Pesquisa do PEPI

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Evento aberto.Vagas Limitadas. 22/10/2019
DEBATE NA UFRJ SOBRE DESMONTE DA ENGENHARIA NO BRASIL

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 22/10/2019
Hemorio realiza campanha de doação de sangue na Cidade Universitária

O Parque Tecnológico da UFRJ receberá, no dia 23/10, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) para mais uma campanha de doação de sangue. A ação será realizada no auditório do Parque, entre 10h e 15h.

Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 22/10/2019
15º Congresso Brasileiro de Polímeros

O Congresso Brasileiro de Polímeros, CBPOL, é o maior fórum brasileiro de ciência e tecnologia de polímeros. Promovido pela Associação Brasileira de Polímeros, ABPol, que completou 30 anos em 2018, o CBPol é um evento bianual que ocorre desde 1991 e que atrai cerca de 1000 participantes por evento. Em 2019, o 15° CBPol será realizado em Bento Gonçalves-RS, na Serra Gaúcha, entre os dias 27 e 31 de outubro. Neste evento, cientistas renomados internacionalmente, pesquisadores e estudantes do Brasil, da América Latina e de outros países apresentarão e discutirão suas pesquisas em polímeros em áreas básica e aplicada. Paralelamente, haverá exposição e palestras técnicas de empresas produtoras de polímeros e de equipamentos para laboratórios.

Fonte da notícia: Site CNPq (Adaptada)

Evento

A submissão de trabalhos já está encerrada. 22/10/2019
STEM DAY

Acontece na terça-feira, dia 22 de outubro, o primeiro STEM Day na UFRJ. O evento será no Parque Tecnológico da universidade, com entrada gratuita e patrocínio da TechnipFMC, empresa global de petróleo e gás comprometida com a diversidade em seu quadro de funcionários.

Na programação estão palestras, painéis e oficinas abrangendo as temáticas STEM mais inovadoras do momento. Entre os destaques estão as sessões de experimentação de Realidade Virtual, Impressão 3D, Oficina de Robótica, aplicações de internet das coisas no Python e Energia Nuclear. A TechnipFMC realizará um Workshop de Produção de Petróleo (Topside e Submarina) e uma palestra com a diretora de RH sobre recrutamento de talentos. Além disso, o diretor do Tech Center estará presente. Também participarão do evento a Cônsul Comercial do Canadá no Brasil, representantes da UNESCO e da Empresa de Pesquisa Energética.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/10/2019
2º Congresso de Pós-Graduandos da UFRJ

Participe do 2° Congresso de Pós-graduandos da UFRJ!

Fonte da notícia e do banner: Associação de Pós-Graduandos - UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/10/2019
Se toque, não só em outubro! Tema: Saúde da mulher (Outubro rosa)

A divisão de saúde do estudante está organizando a Roda de Conversa: Se toque, não só em outubro!, em comemoração ao outubro Rosa. A atividade é aberta para discentes, docentes e técnicos-administrativos, e oferece certificado para os participantes.

Mediação: Ana Beatriz (Coord. da Residência de Saúde da Mulher – Hesfa)

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/10/2019
Música Feliz

Realizado ininterruptamente desde 1995, acontece no dia 25, no Salão Leopoldo Miguez, mais uma edição do “Música Feliz” – evento de Extensão da Escola de Música coordenado pela professora Beatriz Licursi que reúne estudantes de faixas etárias, atividades musicais e nível de formação bastante diversificados.

Marcado para às 14h, com entrada franca, a ideia é oferecer aos integrantes a oportunidade de se apresentarem em público. A escolha do repertório é de iniciativa do próprio aluno, resultando um programa bastante eclético e sem prevalência de um estilo ou formação.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/10/2019
Debate sobre Desmonte da Engenharia no Brasil

Debatedores: Paulo Augusto Vivacqua – Professor Emérito da UFES e presidente emérito da Academia Nacional de Engenharia | Carlos Alberto Nunes Cosenza – Professor titular da Coppe | Luiz Bevilacqua – Professor Emérito da UFRJ

Dia: 23/10/2019 | 12h | Salão Nobre do CT

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 21/10/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/