Cursos/Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 14/10/2019 a 18/10/2019)
14/10/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza instituições em todo o País

O Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) promoverá, de 21 e 27 de outubro, em todo o País, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema desta edição é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Universidades e instituições de pesquisa; escolas; institutos de ensino tecnológico, fundações de apoio à pesquisa; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação são alguns dos participantes que colaboram com a realização do evento. A escolha do tema foi motivada visando promover o desenvolvimento sustentável por meio da bioeconomia e sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Exatamente por sua transversalidade, a bioeconomia possui relação direta com ao menos 10 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles fome zero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, inovação e infraestrutura; consumo e produção responsáveis, combate às alterações climáticas; entre outros.

Várias instituições do Estado do Rio estão engajadas na SNCT, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uezo), que coordenará as atividades da XI Mostra de Extensão, evento que reúne outras duas universidades – a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) -, além do Instituto Federal Fluminense (IFF). A mostra pretende promover canais de comunicação entre a comunidade científica e não científica, com o intuito de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais. Estão previstas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, atividades de arte e cultura, exposições. O evento no Centro de Convenções da Uenf será aberto no dia 22 de outubro, às 15h30, e segue até o dia 26.

A UFRJ, por sua vez, reunirá durante a SNCT a 41ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) e o 16º Congresso de Extensão na SNCT, a 11ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e 6ª Jornada de Formação Docente (Pibid). Serão apresentados 6.655 trabalhos nos formatos oral, pôster, e-pôster, oficina, instalação, minicurso, vídeo, exposição artística e performance. O objetivo é assegurar o espaço para a apresentação e a discussão dos trabalhos de ensino, pesquisa e de extensão desenvolvidos na UFRJ, proporcionando a troca de experiências entre estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos administrativos.

A UFRRJ também promoverá a “Rural de portas Abertas” com mostra de cursos de graduação, de programas e exposições de trabalhos artísticos. As atividades correrão em todos os campi da Rural até 27 de outubro. A Universidade Estácio de Sá (Unesa) realizará Seminário de Pesquisa, dia 26, das 7h30 às 17h, no campus Nova América – localizado em Del Castilho. Entre os assuntos, serão debatidos empreendedorismo e a complexidade tributária, reforma previdenciária, sistema de cotas raciais nas universidades, feminicídio, entre outros. Paralelamente serão realizados a VII Jornada de Iniciação Científica da Unesa, e a II Mostra de Extensão da Estácio e oficinas.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/10/2019
Sábado Cultural Coart/UERJ

O Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza mais uma edição do ciclo de palestras “Por que ler os Clássicos?”, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, às 16h30, na RAV 94, 9º andar do bloco F, no campus Maracanã. Desta vez, o professor Renato Sergio Jamil Maluf, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vai apresentar a obra A Geografia da Fome, do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/10/2019
Ciclo de palestras “Por que ler os Clássicos?”

O Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realiza mais uma edição do ciclo de palestras “Por que ler os Clássicos?”, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, às 16h30, na RAV 94, 9º andar do bloco F, no campus Maracanã. Desta vez, o professor Renato Sergio Jamil Maluf, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vai apresentar a obra A Geografia da Fome, do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/10/2019
Projeto África na UFRJ Curso: Música Africana - O Espaço Sônico

O curso pretende percorrer aquilo que o tradicionalista A. Hampaté Bâ chama de “memória viva da África” – ou seja, a tradição oral de distintos povos do continente –, tendo como fio condutor a música (rebento da relação do ser humano com seus iguais e com a terra), e as ferramentas/instrumentos necessários a sua execução. É fundamental a compreensão de que, em África, como aponta o etnomusicólogo ganês Kofi Agawu, a “música” designa o largo domínio da expressão rítmica, que abriga desde os gestos e a palavra falada até a dança-ritual. A antropóloga Marimba Ani observa que, enquanto no Ocidente a música se tornou “estética de controle”, em África ela enseja uma experiência comunal e inclusiva. Sob essa perspectiva, apresentaremos algumas das infinitas ocasiões nas quais o fazer musical se insinua, ressaltando o aspecto material, estrutural e, sobretudo, funcional dessas dinâmicas. Por fim, salientaremos o papel da música como ferramenta das lutas identitárias no continente africano, especialmente durante processos de independência no século XX, e as heranças diaspóricas em território brasileiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 18/10/2019
EBANIMADA

EBANIMADA inaugura um espaço para pensar e divulgar arte sequencial, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e expressão artística dos participantes. Nesta edição, a EBANIMADA terá espaços destinados a divulgação de produções recentes da área da animação através de mostra de curtas promovida em parceria com a ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), organizada em sessões de exposição seguidas de debates entre seus criadores, o público e expoentes da área. Além da Mostra, serão oferecidas oficinas de produção básica de desenho animado coordenada por profissionais e docentes da Escola de Belas Artes. Também serão oferecidas mesas versando sobre mercado, processos criativos em animação, e formação do animador.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 17/10/2019
"A Música dos Povos" Orquestra de Sopros da UFRJ

A Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária e a Escola de Música da UFRJ apresentam o 561º Concerto do PROJETO CANDELÁRIA em sua temporada 2019.

O evento será no próximo dia 23 de outubro, quarta-feira, às 18:30, e terá a participação da Orquestra de Sopros da UFRJ apresentando a MÚSICA DOS POVOS, um concerto com regência de Gabriel Dellatorre, Gabirel Quintão, Fredman Fernandes, alunos do curso de Regência de Banda da EM/UFRJ, que terá também Marcelo Jardim como regente e direção musical.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 17/10/2019
Campanha Parque Sangue Bom

No dia 23 de outubro, o Parque Tecnológico da UFRJ vai realizar a campanha de doação de sangue Parque Sangue Bom. A ação é fruto de uma parceria com o Hemorio e vai acontecer das 10h às 15h, no auditório do Parque. Para doar sangue é preciso estar alimentado e em boas condições de saúde, ter entre 16 e 65 anos (menores devem ter autorização de um responsável), pesar mais de 50kg e trazer um documento de identificação com foto. Antes de doar, recomenda-se fazer refeições leves e não gordurosas. As mulheres não devem estar grávidas ou amamentando.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 17/10/2019
UFRJ participa da Semana da Alimentação Carioca 2019

A Rede de Agroecologia da UFRJ integra a programação da Semana da Alimentação Carioca (SAC) 2019. O evento, realizado desde 2010 por iniciativa do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-Rio), defende o direito humano à alimentação digna, adequada e saudável e visa sensibilizar a população sobre o tema. Fonte: Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 16/10/2019
Conferências Banting - Dr. Marcelo Saraiva - 5a Feira - 17/10/2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a próxima conferência:

Dr. Marcelo Saraiva, Gilead Sciences, Inc.

Título: "A chemical journey towards GMP compliance" (a palestra será em Português).

Data: Quinta, 17 de outubro de 2019, 12h00.

Local: Auditório Maria Thereza Loureiro Lima, Prédio Prof. Levy Gomes Ferreira (Faculdade de Farmácia, ao lado do Banco do Brasil, CCS), primeiro andar.

Fonte:Secretaria Acadêmica de Pós-graduação Stricto Sensu Faculdade de Farmácia/UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. 16/10/2019
A relação universidade-sociedade no século XXI

O foco principal do seminário é o debate em torno da avaliação da relação universidade-Sociedade, considerando a construção de indicadores da Terceira Missão e as premissas da Universidade do Século XXI. Espera-se promover uma reflexão sobre novos elementos para alimentar discussões que vêm sendo realizadas em torno do tema, tanto a partir do Manual de Valência, como de experiências em Universidades do país e mesmo no exterior.

Fonte da notícia: Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação Geopi DPCT IG Unicamp(Adaptada)

Evento

Gratuito. 16/10/2019
1º CICLO DE PALESTRAS ABIFINA [Tema: Biodiversidade]

Fonte da notícia e do banner: ABIFINA (Adaptada)

Evento

Gratuito.O evento é aberto ao público acadêmico também.Fonte: ABIFINA (Adaptada) 16/10/2019
Fórum Ambiental convida estudantes para plenária especial CoordCOM

O Fórum Ambiental da UFRJ busca estudantes que queiram contribuir com ações voltadas ao bem viver nos campi da instituição e em seu entorno. Por isso, realizará uma plenária especial na próxima terça-feira, 15/10, às 12h, no hall do Bloco A do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária.

Fonte:Site UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 15/10/2019
Sessão da Cephas do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Fonte: IHGB

Evento

Não há submissão de trabalhos 14/10/2019
Botânica no Museu – Mesa redonda -”Flora do estado do Rio de Janeiro"

Uma iniciativa dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do Museu Nacional/UFRJ, a segunda edição do “Botânica no Museu”, projeto de extensão, conta com a realização de minicursos e mesas-redondas baseados nas linhas de pesquisa existentes no programa.

“Flora do estado do Rio de Janeiro” (30/10/2019 – Quarta-feira / 13-16h) | Local: Auditório da Biblioteca.

Confira a programação completa aqui

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 14/10/2019
Festival Museu Nacional Vive

O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de Outubro, das 10h às 16h, e conta novamente com a parceria do SESC-RJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 14/10/2019


Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/