Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 09/09/2019 a 13/09/2019)
09/09/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Curso "A epidemia da AIDS e a invenção da saúde global"

Este curso oferece uma visão ampla dos fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que moldam a epidemia global de HIV/AIDS e das respostas políticas que a epidemia gerou em diferentes contextos. Tópicos específicos incluem a mudança da forma (e a mudança da compreensão da forma) da epidemia em diferentes partes do mundo; os fatores que estruturam ou influenciam a vulnerabilidade do HIV em diferentes culturas; e as maneiras pelas quais diferentes setores, governamentais e não-governamentais, têm procurado responder à AIDS em diferentes contextos nacionais. Ênfase especial é dada à resposta internacional frente à epidemia, concentrando-se na medida em que o HIV/AIDS pode ser entendido como o principal mecanismo da transformação do paradigma da saúde internacional do século XX para o paradigma da saúde global no século XXI.

Período: 17/09/2019 a 05/11/2019, terças-feiras das 14:00h ás 17:00h

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada) 

Evento

Não há submissão de trabalhos. 13/09/2019
Editora UFRJ lança livro sobre filosofia na Modernidade

O quarto volume de Os assassinos do sol: uma história dos paradigmas filosóficos, intitulado Os modernos – séculos XIV a XVIII, é o mais novo livro do filósofo Marcio Tavares d’Amaral publicado pela Editora UFRJ. Nesse volume, o filósofo destaca um período extremamente importante para a história das ideias e dos sistemas filosóficos. Nele, o leitor vai acompanhar uma enorme transformação das relações entre fé e razão, em que a grande virada paradigmática é a ocultação da fé e a separação definitiva entre razão e religião, filosofia e teologia. Na modernidade, o Renascimento vai colocar o homem na dimensão do tempo, na perspectiva histórica.

Data : 24 de setembro, às 19h

Local: Livraria da Travessa, em Ipanema, rua Visconde de Pirajá, 572.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada) 

Evento

Não há submissão de trabalhos. Gratuito 13/09/2019
De Frente com Cientistas – Márcio Alves Ferreira

O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.

Data: 27 de setembro – 14h

Local: Museu Ciência e Vida Rua Ailton da Costa, s/n ¬ Jardim Vinte e Cinco de Agosto Rio de Janeiro

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada) 

Evento

Não há submissão de trabalhos. Gratuito 13/09/2019
Workshop de Economia Circular

O Parque Tecnológico da UFRJ e a Escola de Química da UFRJ, convidam para o Workshop de Economia Circular. O objetivo é difundir os conceitos e princípios da Economia Circular,apresentando, também, os modelos de negócio aplicados pelo grupo de pesquisa NEITEC e cases de empresas do Ecossistema de Inovação da UFRJ.

Data: 03/10/2019

Horário: 9:00h ás 16:00h

Local: Auditório do Parque Tecnológico da UFRJ

Fonte da notícia e do banner: Parque Tecnológico UFRJ (Adaptada) 

Evento

Não há submissão de trabalhos. Inscrições através do link: formulário 13/09/2019
16° Semana Científica HESFA/UFRJ

A 16ª Semana Científica do HESFA/UFRJ 2019 tem como tema “A rede de atenção à saúde e o acesso integral, universal e equânime ao SUS”, objetiva contribuir com a divulgação e compartilhamento de saberes e práticas no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

A construção do sistema de saúde público e universal tem 30 anos de história. Frente aos desafios atuais, torna-se necessária a discussão pelos trabalhadores e usuários do sistema de saúde brasileiro para a construção de um serviço de saúde que detenha efetividade e qualidade, respeitando a individualidade dos usuários e os princípios culturais coletivos. Portanto a proposição do evento é discutir com trabalhadores, pesquisadores, gestores, discentes, docentes e a sociedade civil os desafios da construção de uma rede de atenção à saúde, verdadeiramente integral, universal e equânime diante da legislação vigente e das recomendações internacionais.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

As inscrições para submissão de propostas foram prorrogadas até o dia 15/09 12/09/2019
Exposição "O Espetáculo das Coisas"

A exposição apresenta o exercício da Arte de 10 estudantes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) em laboratórios de pesquisa científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Essa experiência começou com o Evento de Extensão “P-A-R-A-N-D-A: caminhos de curto circuito, alumbramentos do olhar” que deu início à parceria entre a EBA e o IOC. A mostra faz parte do projeto Curto Circuito: Arte, Ciência e Inovação, projeto de extensão da EBA em parceria com o Parque Tecnológico da UFRJ.

Dias: 17/09/2019 - 11/10/2019

Horário: 9:00 - 19:00

Local: Centro Cultural Light. Av. Mal. Floriano, 168 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 12/09/2019
XXII Encontro de Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais

O XXII Encontro de Pesquisadores do PPGAV-EBA-UFRJ pretende estimular reflexões e trocas a respeito das relações entre arte e memória e dos seus dilemas em tempos de crise – considerando os múltiplos e voláteis meios de memoração do presente; a pluralidade das narrativas da memória; a longeva relação da arte com narrativas oficiais e contra-narrativas da memória; e os dilemas de como, o que e quem lembrar frente a conflitos sociais e desmontes institucionais da memória. Convidamos pesquisadores, artistas, docentes e discentes a compartilhar práticas, processos e aspectos de suas pesquisas, através de comunicações orais ou intervenções artísticas, de forma a promover diálogos sobre a intricada relação do campo da arte com a formação, contestação ou mesmo apagamentos da memória.

Evento acontecerá entre os dias 3 a 5 de dezembro, no Museu da República, no Rio de Janeiro.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Inscrições para submissão de trabalhos abertas até 01/10. Inscrições para ouvintes a partir do dia 01/10 10/09/2019
Curso: música africana – o espaço sônico como fundamento das práticas

O curso pretende percorrer aquilo que o tradicionalista A. Hampaté Bâ chama de “memória viva da África” – ou seja, a tradição oral de distintos povos do continente –, tendo como fio condutor a música (rebento da relação do ser humano com seus iguais e com a terra), e as ferramentas/instrumentos necessários a sua execução.

Todas as aulas serão compostas de uma parte teórica e outra prática (com o aprendizado de cantos e a execução de instrumentos africanos).

Datas: 05, 12 e 19 de Outubro de 2019

Local: Auditório G2, Faculdade de Letras/UFRJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 10/09/2019
XIII Simpósio de Oncobiologia

Pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas da ciência, que estudam diferentes tipos de câncer, estarão reunidos no XIII Simpósio de Oncobiologia, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus Fundão.

Entre os temas abordados estão os mecanismos de ação e resistência à imunoterapia, metástase do câncer colorretal, marcadores transcriptômicos em cânceres associados à infecção pelo HPV, testagem de compostos anticâncer em modelos de embriões de rãs, e alterações no metabolismo lipídico e seus impactos no câncer.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 18/09 10/09/2019
Palestra "Gestor 4.0: você melhor que os robôs"

O Centro Acadêmico de Administração traz pra vocês, alunos e alunas, a palestra “Gestor 4.0: você melhor que os robôs”, versando sobro como sobreviver no mercado na era das grandes inovações tecnológicas!

Serão abordados os tópicos:

1. Inteligência Artificial: Máquinas inteligentes.

2. Indústria 4.0: Ameaças ou novas oportunidades?

3. Habilidades do futuro: Como se diferenciar no mercado.

4. Novas carreiras: Quais mercados estão surgindo?

5. Qualificação: Por que a faculdade e especializações são importantes?

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 10/09/2019
Simpósio "Psicanálise e Envelhecimento"

No dia 20 de setembro, o Fórum irá receber o simpósio "Psicanálise e Envelhecimento", que é organizado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ. O evento, que irá reunir pesquisadores brasileiros e argentinos, tem entrada gratuita.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

É preciso se inscrever através do e-mail sbprj@sbprj.org.br (assunto: Simpósio 20/09). 09/09/2019

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/