Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 02/09/2019 a 07/09/2019)
02/09/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
Transformação global no setor de Energia

Em comemoração aos 40 anos, o Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ realizará aulas abertas transmitidas ao vivo pelo Facebook para que todos possam conhecer as pesquisas desenvolvidas por seus professores e alunos. A primeira aula será com a professora Suzana Khan Ribeiro, dia 10 de setembro, entre 12h30 e 13 horas. Suzana, que também é vice-diretora da Coppe, dará aula sobre o tema “Transformação global no setor de Energia: transição energética para a mobilidade de baixo carbono”.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos

06/09/2019
II Simpósio Carioca de Terapia Intensiva Neo / Ped e Adulto

O II Simpósio Carioca de Terapia Intensiva é um evento promovido com ênfase em Terapia Intensiva NEO / PED e ADULTO com o objetivo de expandir o conhecimento científico multiprofissional na área de Terapia Intensiva aos profissionais de saúde e a comunidade acadêmica.

A finalidade é demonstrar a evolução e as mudanças nos processos de trabalho desenvolvidos no cenário da Terapia Intensiva com os diversos profissionais que atuam nesta unidade. Serão realizados debates e palestras visando estimular a participação da comunidade acadêmica e de profissionais de saúde.

Fonte da notícia e do banner: Grupo Saúde Mais (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos

06/09/2019
Encontros no Parque que terá como tema Aspectos formais da relação Universidade-Empresa e Financiador

O Parque Tecnológico da UFRJ convida para o próximo Encontros no Parque que terá como tema Aspectos formais da relação Universidade-Empresa e Financiador.Se você quer iniciar ou já possui uma parceria universidade-empresa e tem insegurança sobre como fazer um convênio ou prestar um serviço, o evento servirá para tirar suas dúvidas. Além disso, o evento será uma oportunidade especial dos presentes contarem com apresentações sobre questões de partilhas de Propriedade Intelectual sob a ótica do financiador.

Fonte da notícia e do banner: Parque Tecnológico da UFRJ(Adaptada)

Evento

O evento é aberto e gratuito, Vagas limitadas.

06/09/2019
Parangolés da Cultura na Universidade - Edição Setembro

A Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE, por meio da Coordenação de Atividades de Culturais, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura, convida toda comunidade universitária a participar do quarto Parangolé da Cultura na Universidade, que acontece 10 de setembro, às 15 horas, no salão Moniz Aragão.

O Parangolé acontece desde o início do ano, com objetivo refletir sobre a importância das ações culturais na qualificação de nossas práticas de ensino e pesquisa e difusão do conhecimento. Nesta quarta edição, será tematizado os currículos dos cursos universitários e as ações culturais. Isso porque talvez ainda caiba refletir dentro da universidade que todas as pessoas se expressam por signos, se reconhecem por signos, olham para as outras pessoas por meio de signos e, por isso, indagar como esses mesmos signos são considerados na composição dos currículos que compõem as grades dos cursos universitários? Não é resposta que um único debate possa alcançar, mas, ao menos, situar que é um assunto também pertinente ao tempo.

Colaboram com essa circunscrição do tema os seguintes convidados: o Professor Ricardo Takahashi, do Departamento de Matemática, do ICEx - UFMG, onde também foi Pró-Reitor de Graduação, na gestão de 2014-2018; Deneir Martins, Brincante e Pesquisador popular da cidade do Rio de Janeiro; Helios Malebranche, Professor da FACC e Coordenador de Graduação do CCJE; Alexia Goulart, Discente do Coletivo Negro Claudia Silva Ferreira; Bárbara Melo, Discente do Coletivo de Mulheres Marielle Franco; e Gustavo Peroba, Discente da Pasta LGBT, do Centro Acadêmico de Administração.

Fonte da notícia e do banner: Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE(Adaptada)

Evento

O evento é gratuito.

06/09/2019
Lançamento das comemorações dos 100 anos da UFRJ e 15 anos do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

A Reitora Denise Pires de Carvalho e a Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura Tatiana Roque farão o lançamento das comemorações do centenário, apontando as atividades e reflexões necessárias para recuperarmos a memória da universidade, fazermos um balanço dos desafios do presente e projetarmos o papel que queremos ter no futuro do país.

A comemoração dos 15 anos do CBAE será apresentada pela Diretora Ana Célia Castro, que irá moderar a mesa "Novos Paradigmas", com a participação de Nelson Barbosa, Elisa Reis e Stevens Rehen. Nelson Barbosa, ex-Ministro do Planejamento e da Fazenda entre 2015 e 2016, falará sobre "O novo Pacto Verde" relacionando as atuais questões ambientais com perspectivas da economia. Elisa Reis, Professora do PPGSA/UFRJ e membro da Associação Brasileira de Ciências, discorrerá sobre "As Ciências Sociais e o desafio de pautar o progresso". Stevens Rehen, Professor titular e diretor adjunto de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas e membro da ABC abordará "As reflexões de um cientista brasileiro sobre a necessidade de se reinventar".

Fonte da notícia e do banner: Fórum de Ciência e Cultura (Adaptada)

Evento

O evento é gratuito.

07/09/2019
Congresso Brasil-Alemanha de Inovação

O Congresso Brasil-Alemanha de Inovação chega a sua 7ª edição nos dias 2 e 3 de outubro no World Trade Center, na capital paulista, com foco em negócios inovadores viabilizados por tecnologias emergentes. Temas com inteligência artificial, telemedicina e energia gerada a partir de esgoto são contribuições do DWIH São Paulo, que contará com a participação de especialistas da Alemanha. Além da grade de palestras e painéis, o congresso será palco da premiação das startups ganhadoras do Programa Startups Connected e contará com o espaço para networking Innovation Speed Dating, no qual os participantes podem marcar reuniões com os palestrantes e atores do ecossistema de inovação brasileiro e alemão. Até o dia 12 de setembro interessados podem concorrer ao sorteio de cortesias para participar do congresso, cujo tema é Negócios inovadores viabilizados por tecnologias emergentes. O evento é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), por meio do seu departamento de Tecnologia e Inovação, com correalização do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo), e traz uma programação intensa de palestras e painéis, além de espaços de premiações de startups. Para concorrer ao ingresso gratuito, basta enviar e-mail para info@dwih-saopaulo.org até 12 de setembro. Interessados podem fazer sua inscrição acessando o site do evento

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos

06/09/2019
Oficina Hortas Agroecológicas – Arte da Terra

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos

06/09/2019
Quartas do NUBEA

Quartas do NUBEA é um ciclo de debates promovido pelos laboratórios do NUBEA – Núcleo de Bioética e Ética Aplicada do CCS/UFRJ. De agosto a novembro serão dois debates, quinzenais, quartas-feiras das 17 às 20h no Auditório da Casa da Ciência.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos

06/09/2019
Conferência Banting

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a próxima conferência:

Dr. Luciano Ramos Suzart

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9433715032329261

Título:"Alcaloides e sua contribuição para o desenvolvimento de fármacos: Um panorama"

Data: Quinta, 05 de setembro de 2019, 12h00.

Local: Sala Prof. Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio Prof. Levy Gomes Ferreira (Faculdade de Farmácia, ao lado do Banco do Brasil, CCS), segundo andar.

Fonte: Secretaria PG - FF / UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos

05/09/2019
Sessão Solene aos 50 anos do CCS

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Denise Pires de Carvalho, e o decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor Luiz Eurico Nasciutti, têm a honra de convidar todos para a sessão solene do Conselho de Coordenação do CCS em comemoração aos 50 anos do Centro a realizar-se no dia 16 de setembro de 2019, segunda-feira, às 10 horas, no Auditório Professor Almir Fraga Valladares, 2º andar do Bloco N do Prédio do CCS.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos

04/09/2019
Mutirão 19.2 Sangue da UFRJ

As inscrições estão acontecendo presencialmente no Centro de Tecnologia e na Faculdade de Letras da UFRJ ou pelo site tiny.cc/SanguedaUFRJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

As datas para doação disponíveis vão de 09/09 a 18/09 (com exceção do final de semana). 04/09/2019
Ciclo de Palestras Astronomia para Poetas

Astronomia para Poetas é um ciclo de palestras voltadas ao publico visitante do Observatório do Valongo.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2019

Nesta edição, o evento será realizado no Auditório do Senai Biossintéticos, no Parque Tecnológico da UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 30 e 31 de outubro. Os temas abordados no evento serão Mobilidade Urbana, Química do CO2, Intensificação de Processos, Economia Circular e Startups.

Fonte: Instituto de Química UFRJ

Evento

Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
Seminário “Os Museus se encontram"

Como celebração do aniversário de 2 anos do Museu de Anatomia, 13ª Primavera de Museus e também do cinquentenário do ICB e do CCS, o Seminário “Os Museus se encontram” reunirá o Museu de Anatomia, o Espaço Ciência Interativa, o Ciência sob Tendas, o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, a Casa da Ciência e o Espaço Ciência Viva, que falarão de seus trabalhos, públicos e parcerias na área de divulgação científica. Neste dia 19/09/2019 às 14:00 também haverá o lançamento do Inventário da Coleção Didática do ICB através do projeto Museu 3D coordenado pela profª Elenice Corrêa.

Data: 19/09/2019

Horário: 14:00 - 16:00

Local: Auditório PCM - Bloco F1 - CCS/UFRJ

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
I Encontro Casa da Ciência e CCMN

Nesse encontro, servidores da equipe da Casa e Fátima Brito, diretora da Divisão de Programas, farão uma breve apresentação do seu histórico e ações previstas para os próximos anos. A perspectiva do encontro é pensar possíveis parcerias em ações já existentes e na construção de novas ações de divulgação científica.

Data: 20/09/2019

Horário: 9:00 - 12:00

Local: Salão Nobre do CCMN, Av. Athos da Silveira Ramos, 274.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
II Seminário LaWEEEda: Conectando Novos Caminhos para REEE

O projeto LaWEEEda é uma parceria entre universidades brasileiras, nicaraguenses e europeias, voltado para a capacitação de cooperados e estudantes de graduação e pós-graduação no manejo dos Resíduos Eletroeletrônicos (REEE).

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos. Inscrições ocorrerão no dia do evento 03/09/2019
R2B Research to Business Itália-Rio de Janeiro

Organizado pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e por um grupo de pesquisadores italianos da PUC-Rio, o R2B Research to Business Itália-Rio de Janeiro é o primeiro encontro científico-tecnológico destinado a criar uma rede de colaboração entre os pesquisadores italianos no campo científico-tecnológico operando principalmente no Estado do Rio de Janeiro e a realidade industrial brasileira. O encontro tem como objetivo identificar uma convergência de interesses entre empresas italianas e brasileiras e pesquisadores italianos nas seguintes linhas estratégicas: Energias Renováveis ​​e Meio Ambiente, Medicina e Tecnologia de Alimentos, Materiais Avançados e Nanotecnologia, Astrofísica e Engenharia Aeroespacial, Informática e Telecomunicações. É prevista a presença do Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, do Comitê dos pesquisadores científicos italianos e de algumas das mais importantes empresas que atuam no setor tecnológico em nível nacional e internacional como ENEL, SAIPEM, Codemar SA, BRACCO, TERNIUM, TELESPAZIO e TIM.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
29º Café Ergo UFRJ – Os Paradoxos da Avaliação do Trabalho

Fonte do banner: Site Eventos UFRJ

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
10° Colóquio de Pesquisa do PROARQ

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza, de 16 a 20 de setembro, a 10ª edição de seu Colóquio de Pesquisa.

O evento tem como objetivo intensificar a integração e a articulação de diferentes experiências e conhecimentos de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. O Colóquio PROARQ também busca ampliar a divulgação das pesquisas realizadas no programa, além de fomentar o intercâmbio de saberes com outros programas e despertar o interesse dos alunos de graduação na pesquisa científica. Para inscrição solicitamos o contato pelo e-mail extensao.proarq@fau.ufrj.br

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
Compartilhando Leituras – Euclides da Cunha

O Projeto “Compartilhando Leituras” retorna no próximo dia 11 de setembro (quarta-feira) com o tema: “Letras Verdes: A atualidade das questões ambientais em Euclides da Cunha”, tendo como convidada a professora Anabelle Loivos da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 03/09/2019
Seminário – Educação em Bioética

O evento será apresentado em forma de oficinas, que abordarão os temas "Ensino e avaliação do ensino em Bioética" e "Literatura infantil: um convite à reflexão sobre vida e morte".

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos. Inscrições no local e emissão de certificados de participação. 02/09/2019
Lançamento do Programa de Doutorado Acadêmico para Inovação

Na próxima terça-feira, dia 3 de setembro de 2019, o Parque Tecnológico da UFRJ, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), vai realizar a abertura o programa de Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI UFRJ). A iniciativa visa fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação na universidade através do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial por meio de parceria com empresas inovadoras.

Fonte da notícia e do banner: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

Evento

O evento é aberto ao público e será realizado às 10h, no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ.

Fonte da notícia: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

02/09/2019
Seminário Internacional Sobre Acesso e Repartição de Benefícios

.

Fonte do Banner: Departamento do Patrimônio Genético/Secretaria de Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente

Evento

As vagas são limitadas. Prevista transmissão ao vivo do evento via canal do Youtube. O link para acompanhamento à distância será disponibilizado no site do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte da notícia: Departamento do Patrimônio Genético/Secretaria de Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente (Adaptada)

02/09/2019

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/