Eventos selecionados pela PR-2 (referente aos eventos publicados na página da PR-2 do dia 19/08/2019 a 23/08/2019)
19/08/2019

Nome do evento Banner/Resumo Link Observação Inserido em
UFF realiza Seminário sobre raça e política no Brasil

O programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza nas próximas quinta e sexta-feira, 28 e 29 de agosto, o “II Seminário sobre raça e política no Brasil: organização, participação e representação”. O evento dará destaque para a participação de negros e negras nas esferas representativas do Estado, nos conselhos, nos partidos e nas organizações civis e na formulação e execução de políticas públicas, com o objetivo de apresentar um retrato dos estudos atuais na área. As inscrições podem ser realizadas no local.

Fonte: Site FAPERJ (Adaptada)

Evento

Gratuito. Não há submissão de trabalhos 23/08/2019
Sessão em homenagem ao centenário de nascimento do sócio Sérgio Corrêa da Costa

Fonte:Site IHGB

Evento Não há submissão de trabalhos 22/08/2019
Evento aborda "comunicação para preservação dos oceanos"

Conexão Oceano abordará assuntos transversais à vida marinha, a relação do oceano com o nosso dia a dia e o papel fundamental da comunicação para a sensibilização da comunidade.

Conscientizar e engajar as pessoas sobre a importância dos mares e trazer o tema à tona, já que o período entre 2021 e 2030 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Museu do Amanhã.

Evento

Não há submissão de trabalhos 23/08/2019
Conferências Banting

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ convida para a conferência:

Dra. Cristina Moll Huther – Instituto de Biologia/UFRJ

CV: http://lattes.cnpq.br/5164391381813344

Título:"Fitorremediação de solos e águas contaminadas"

Data: Quinta-feira, 22 de agosto de 2019, 12h00.

Local: Sala Prof. Ronaldo de Miranda Carvalho, Prédio da Faculdade de Farmácia, 2o andar.

Evento Não há submissão de trabalhos 21/08/2019
Setembro Amarelo – A UFRJ pela vida!

O Setor de Humanização e Acolhimento do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) adere ao Setembro Amarelo: campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a comunidade acadêmica a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Não há submissão de trabalhos

Evento Não há submissão de trabalhos 21/08/2019
Astronomia para Poetas

CICLO DE PALESTRAS ASTRONOMIA PARA POETAS – A ORIGEM DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Após a palestra, com boas condições de tempo, será oferecido ao público mais uma sessão de observação dos astros com telescópios. Venha aprender a identificar as constelações e ver de pertinho os planetas Júpiter e Saturno.

Não há submissão de trabalhos

Evento Não há submissão de trabalhos 21/08/2019
Curso de Extensão Medicalização do corpo

O curso visa apresentar e discutir conceitos como gênero, medicalização, corpo, saúde e doença, abordando seu contexto sociocultural e político de produção, a fim de oferecer subsídios que contribuam para fundamentação e reflexão crítica sobre a práxis de profissionais e estudantes atuantes no campo das ciências da saúde e das ciências sociais e humanas.

Evento Não há submissão de trabalhos 21/08/2019
Acessando uns aos Outros

A Universidade Federal do Rio de Janeiro possui atualmente cotas para alunos com deficiência (Lei 13.409) e se vê confrontada com o desafio de construir um programa amplo de acessibilidade e inclusão de tais estudantes. O projeto de extensão Acessando uns aos outros (NUCC/IP) tem como objetivo dar visibilidade à presença de alunos com deficiência no Campus da Praia Vermelha, contribuindo para construir uma política de acessibilidade baseada na reciprocidade e construção coletiva, tendo a arte como mediadora e envolvendo alunos, professores e funcionários, com e sem deficiência. O III Encontro Estético visa criar condições favoráveis à aproximação de estudantes com diferentes modos de perceber e estar no mundo e à partilha de experiências. Promovendo encontros com a alteridade, busca ampliar a percepção que cada um tem do mundo, do outro e de si mesmo, criando condições para uma formação universitária mais plena.

Fonte: Site Evento UFRJ (Adaptada)

Evento

Não há submissão de trabalhos.

20/08/2019
V CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

O Observatório do Valongo da UFRJ oferece a oportunidade de conhecer melhor esse “Universo” através do nosso curso de extensão Introdução à Astronomia. Em sua quinta edição, o curso é destinado ao público em geral e irá abordar as bases dessa ciência, desde o nascimento da Astronomia até as descobertas mais intrigantes da Astrobiologia e da Cosmologia.

Fonte: Site Evento UFRJ (Adaptada)

Evento

O curso dará certificado.

Evento pago

20/08/2019
Colóquio Parangolé da Cultura e o Diálogo entre Saberes na Universidade

A Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas – CCJE, com apoio do Fórum de Ciência e Cultura, convida toda comunidade universitária para o colóquio denominado Parangolés da Cultura na Universidade. Em sua terceira edição, o colóquio tematizará o diálogo entre saberes nas universidades.

Mais informações pelo correio eletrônico: atividadecultural@ccje.ufrj.br.

Fonte: Decania CCJE (Adaptada)

Evento Evento aberto ao público e que não exige inscrição prévia. 19/08/2019
III Curso de Formação em Sistemas Agroflorestais do MUDA UFRJ

III Curso de Formação em Sistemas Agroflorestais realizado pelo MUDA UFRJ – Mutirão de Agroecologia, um Programa de extensão, pesquisa e ensino do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social/ Centro de Tecnologia UFRJ e da Rede de Agroecologia da UFRJ.

Fonte:Site Eventos UFRJ(Adaptada)

.

Evento Não há submissão de trabalho 19/08/2019
CINE PIPOCA – FILME COLETTE

O CRM E CRMM convidam a todas e todos para mais uma edição do Cine pipoca com exibição do filme “Colette” e depois uma roda de conversa sobre o filme e outros temas ligados aos direitos das mulheres.

Fonte: Site Eventos UFRJ

.

Evento Não há submissão de trabalhos. 19/08/2019
Startup Rio realiza jam session com Victor Gonçalves

No próximo dia 29 de agosto, às 16h, a jam session do programa Startup Rio será com Victor Gonçalves, diretor de Inovação da AddTech e membro da Federação Mundial dos Estudos do Futuro. Especialista em Neurociência pela UFF, Gonçalves falará sobre “Mindset Exponencial: seu passaporte para a economia digital”. No bate papo de ontem (14/08), o fundador e CEO da Cyberlabs Marcelo Sales conversou sobre os desafios e oportunidades da Inteligência Artificial (AI) no Brasil. O Startup Rio fica à Rua do Catete, 243 e o evento tem transmissão ao vivo pelo Jardim Digital.

Fonte: FAPERJ

.

Evento Não há submissão de trabalhos 19/08/2019
I Curso de Formação em Bioconstrução no LaVAPer

I Curso de Formação em Bioconstrução no LaVAPer, realizado pelo MUDA UFRJ – Mutirão de Agroecologia, um Programa de extensão, pesquisa e ensino do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social/ Centro de Tecnologia UFRJ e da Rede de Agroecologia da UFRJ.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

.

Evento Curso com aulas em campo. 19/08/2019
11o Encontro Sabores e Saberes

A 11ª edição do Encontro Sabores e Saberes, promovido pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro e pela Agência UFRJ de Inovação, terá como tema central “Do campo à mesa: orgânicos, agrotóxicos e tecnologias na produção de alimentos” e ocorrerá entre os dias 12 e 13 de setembro de 2019.

É nesse contexto que pretende-se promover um ambiente para reflexão sobre os assuntos a serem abordados, apresentando-se argumentos a favor e contra as distintas formas de produção de alimentos, em especial, na agricultura, de forma a contribuir com os participantes para formação de opinião sobre a temática abordada. O evento contará com programação/debates, apresentação de trabalhos científicos, a participação da feira agroecológica da UFRJ e pré-evento, no dia 11 de setembro de 2019, oferecendo visita guiada a espaço agroecológico no campus Fundão e oficina culinária sobre alimentação vegetariana.

Fonte: Site Eventos UFRJ

.

Evento Há submissão de trabalhos. 19/08/2019
Aula Magna Pós-Graduação em NanoBiosSistemas: Prof. Luiz Bevilacqua

Aula Magna a ser Proferida Pelo Excelentissimo Prof. Dr. Luiz Bevilacqua, Comendador da Ordem do Rio Branco, da Ordem Nacional do Mérito Científico e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

.

Evento Não há submissão de trabalhos. 19/08/2019
3º Workshop de ¨R¨ (21/SETEMBRO/2019)

Fonte do banner:Site Eventos UFRJ

Fonte: Site Eventos UFRJ

.

Evento Não há submissão de trabalhos. 19/08/2019
Oficina de Organização de Estudos

. O encontro é destinado aos alunos da UFRJ e tem o objetivo de demonstrar a importância da organização pessoal para melhor desempenho acadêmico e aproveitamento do tempo.

Fonte: Site Eventos UFRJ

.

Evento e Evento Serão oferecidos certificados de participação. 19/08/2019
Amorosidade e re-existência da educação: construindo pontes

A aula faz parte do XXIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS). A proposta é refletir sobre os desafios que impactam o sistema educacional no Brasil atual, as possíveis estratégias e caminhos para dar respostas à crise que assola, particularmente, as Universidades com o corte de verbas e de bolsas de pesquisa.

Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Estudantes de graduação da UFRJ interessados(as) em creditação de horas de extensão devem se informar pelo email: seminarios@nutes.ufrj.br

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

.

Evento Não há submissão de trabalhos. 19/08/2019
XXV Semana de Microbiologia e Imunologia

A Semana de Microbiologia e Imunologia é um evento tradicional do curso de Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia da UFRJ desde sua primeira edição em 21/09/1995.

A partir deste marco, o evento tem inspirado diversos jovens de ensino médio na escolha de graduação, além de ter propiciado aperfeiçoamento profissional gratuito para inúmeros professores através do curso de atualização. Alunos de graduações nas diferentes modalidades de Ciências Biológicas também tiveram a chance de debater assuntos da área, tirar dúvidas com especialistas e conhecer novos temas que os despertaram interesse.

Fonte: Site Eventos UFRJ (Adaptada)

.

Evento Não há submissão de trabalhos. 19/08/2019
José Jorge de Carvalho debate o Encontro de Saberes

O Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II, com a colaboração dos Laboratórios de Etnomusicologia da UFRJ e da UNRIO, convidam para palestra e debate no dia 21 de agosto, quarta, 14 hrs., sobre integração sistemática de mestres e saberes tradicionais ao mundo acadêmico, com o Prof. Dr. José Jorge de Carvalho, da UnB e coordenador do INCT de Inclusão/CNPQ.

Fonte: Site Eventos UFRJ

.

Evento Não há submissão de trabalhos. 19/08/2019
Conferência científica sobre saúde na ação humanitária A organização Médicos Sem Fronteiras realiza, dia 28 de agosto, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), pela primeira vez no Brasil, o MSF Scientific Days Latin America. O evento debaterá a saúde sexual e reprodutiva, com enfoque na ação em contextos de crises humanitárias. Três mesas de debates contarão com a presença de profissionais de saúde, trabalhadores humanitários, acadêmicos e líderes da comunidade científica do Brasil, Bolívia, México, Líbano, África do Sul e Moçambique. Eles apresentarão painéis, showcases e pesquisas publicadas, além de trocar experiências com o público, tanto da atividade acadêmica quanto da atuação clínica.

Evento

Clique para inscrições

19/08/2019
Conferência regional do IIASA (Systems Analysis and the Americas)

Estão abertas as inscrições para a conferência regional Systems Analysis and the Americas, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento é fruto de uma parceria entre a CAPES, o Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos e a Fundação Getúlio Vargas.

O encontro facilitará o diálogo entre pesquisadores e criadores de políticas públicas voltadas ao enfrentamento dos desafios da sociedade. Em especial, será discutido o papel da análise de sistemas nas questões regionais e sociais que fornecerão dados para a direção estratégica e de pesquisa futuras do IIASA.

Evento

Serviço Systems Analysis and the Americas

Data: 5 e 6 de setembro de 2019

Local: Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Pesquisadores reúnem-se para debater problemas globais' que foi publicada no site CAPES

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'CAPES e IIASA: uma parceria de sucesso' que foi publicada no site CAPES

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Conferência debate análise de sistemas nas Américas' que foi publicada no site CAPES

Clique aqui para ler na íntegra a notícia 'Delegação do IIASA visita a CAPES' que foi publicada no site CAPES

19/08/2019 (última atualização em 10/09/2019)

Observação:Atente-se para as datas dos eventos e de suas inscrições (se houver). A PR-2 não se responsabiliza pelas datas e prazos aqui divulgados. Consulte o site no qual o evento foi publicado ou entre em contato com a Comissão Organizadora do evento de seu interesse.

Para consultar mais eventos divulgados pela UFRJ, sugerimos que acessem o 'Portal de Eventos da UFRJ' no link: https://eventos.ufrj.br/

Última atualização em 05/09/2019