FAPERJ, SECTI, UFRJ (com participação da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2))e Uerj somam esforços e dão início aos trabalhos para criar a Cartilha da Inovação
19/08/2019

Legenda da foto: A partir da esq., Professora Ariane Roder (superintendente de Pesquisa da PR-2 da UFRJ); Vivian Vicentini; Marinilza Carvalho;Professora Denise Freire (pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ); Jerson Lima; Maria Isabel Souza; e Renata Roch

Para ampliar o diálogo entre a academia e o setor empresarial, a FAPERJ sediou no dia 14 de agosto de 2019, um encontro com representantes da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “A ideia do encontro é unir esforços entre a Secretaria, a FAPERJ e as duas universidades para produzirmos uma cartilha com o bê-a-bá da inovação, que reúna informações sobre os projetos em curso no meio acadêmico, destacando suas respectivas áreas do conhecimento e pesquisadores, para que os empresários saibam com quem falar, como e onde investir e estabeleçam mais parcerias com as universidades”, disse a subsecretária de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação da Secti, Maria Isabel de Castro de Souza. O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, destacou a importância da criação desse grupo de trabalho. “A inovação é importante tanto para a pesquisa básica como para a pesquisa aplicada. Estamos com o programa Startup Rio funcionando a todo vapor e estabelecendo parcerias para viabilizar o lançamento de editais. Estamos celebrando na semana que vem o Acordo de Cooperação com a Embrapii [Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial], visando aumentar o número de parcerias da indústria com a academia em vários setores, incluindo tecnologia da informação, inteligência artificial, energia, fármacos e saúde, entre outros. Também lançaremos através da Diretoria de Tecnologia um edital, totalmente inovador, voltado para as micro, pequenas e médias empresas, em parceria com a AgeRio [Agência Estadual de Fomento]”, antecipou Lima. Participaram da reunião, ainda, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) da UFRJ, Denise Freire; a superintendente de Pesquisa da PR-2 da UFRJ, Ariane Roder; a superintendente de Articulação de Redes de Pesquisa da Secti, Vivian Vicentini; a diretora de Inovação da Uerj, Marinilza Bruno de Carvalho; e a diretora do Departamento de Estágios e Bolsas (Cetreina/Uerj) Renata Rocha, que representou a sub-reitora de Gradução da Uerj, Tania Maria de Castro Carvalho Netto.

Clique aqui para mais informações

Fonte da imagem e da notícia: Site FAPERJ (Adaptada)