Chamadas para publicação da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem para o ano de 2019
09/08/2019

Formação Docente, Ensino e Linguagens: Perspectivas Dialógicas e Histórico-Culturais

O objetivo do volume é discutir as práticas de formação de professores e ensino das diversidades de linguagens na Educação Básica, Técnica e Superior com base nas teorias dialógica do discurso e/ ou histórico-cultural fundamentadas por estudiosos como M. M. Bakhtin, L. S. Vigotski, A. R. Luria, A. N. Leontiev, dentre outros que socializam ou tomam os autores referendados como suas fontes teóricas.

Organizadores:

Professora Doutora Maria Leda Pinto - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil

Professor Mestrando Alan Silus - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil

História das instituições escolares

Nesses quase vinte anos decorridos do século XXI, o campo da historiografia da educação brasileira tem sido preenchido por uma vasta produção a respeito das instituições escolares, em especial, instituições situadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Pensando nessas contribuições, a Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem/UEMS, uma IES situada no Mato Grosso do Sul, propõe o dossiê sobre a História das Instituições Escolares com textos resultantes de pesquisas sobre instituições das regiões Norte e Centro-Oeste, tanto de capitais e cidades proeminentes, quanto de cidades interioranas. Os artigos podem centrar-se em instituições públicas, privadas, leigas, confessionais, do terceiro setor; de educação feminina, masculina ou mistas; de qualquer etapa da educação brasileira – primária, média: secundária, técnica e normal; escolas reunidas, escolas modelos, grupos escolares, escolas experimentais, escolas rurais. Os trabalhos podem estar centrados na forma escolar e formações sociais; arquitetura, prédio escolar e urbanização; tempos e espaços escolares; práticas pedagógicas; currículo e culturas escolares; sujeitos: professores, alunos e diretores; fontes, acervos e arquivos públicos ou privados sobre/das instituições; sociabilidades e circulação de ideias de educadores das instituições. Os estudos podem ainda realizar comparação entre instituições brasileiras das regiões Norte ou Centro-Oeste e de outro país.

Organizadoras:

Professora Doutora Katia Cristina Nascimento Figueira - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Brasil

Professora Doutora Stella Sanches de Oliveira Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Fonte:Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem (Adaptada)

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