Identificador ORCID e ResearcherID - Assista Video tutorial da UFABC sobre cadastramento no ORCID e no ResearcherID
15/07/2019

Atualização de 25/11/2019

Assista Video tutorial da UFABC sobre cadastramento no ORCID e no ResearcherID

Cabe destacar que estas bases são interconectadas e a partir do ORCID o usuário pode fazer o update de dados para o ResearcherID.

O cadastramento no ORCID fornece ao pesquisador um número de identificação que servirá como uma assinatura digital no ambiente científico global, sem risco de confusão com homônimos. Vários periódicos atualmente já possuem um campo onde a identificação de pesquisadores no ORCID pode ser fornecida, de modo que suas informações, tais como nome, assinatura padronizada e afiliação, sejam preenchidas no formulário.

Clique aqui para acessar o vídeo tutorial da UFABC sobre cadastramento no ORCID e no ResearcherID

Fonte da notícia: UFABC (Adaptada)

-----------------------------------------

Atualização de 11/09/2019

Inclusão de ORCID no Currículo Lattes

Clique aqui para acessar um passo a passo,disponibilizado pela ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiáticas, de como incluir o ORCID no seu Currículo Lattes

Fonte da notícia: ANIMUS - Revista Interamericana de Comunicação Midiática (Adaptada)

-----------------------------------------

A partir de hoje, dia 15/07/2019, usuários de diversos sistemas da CAPES terão a possibilidade de fazer login com seus identificadores ORCID, um código único de 16 dígitos – usado para conectar pessoas e suas contribuições – que pesquisadores, estudantes e professores podem obter gratuitamente. A funcionalidade estará disponível a todos os usuários, sejam nacionais ou estrangeiros. No caso dos pesquisadores de outros países, a implementação da ferramenta deve acabar com os problemas causados pelo método atual de cadastro, que utiliza o nome como informação principal, uma vez que homônimos e casos de pessoas que mudam de nome podem ocorrer.

Fonte da notícia: CCS/CAPES (Site CAPES Adaptada)

Clique aqui para mais informações

Atualizado em 25/11/2019